Nos últimos anos sistematizamos a gestão da inovação em grandes empresas. Aprendemos com casos de sucesso e mais ainda com os eventuais fracassos. Sintetizamos um conjunto de mitos que tem reduzido a produtividade da inovação.
Criatividade e inovação são a mesma coisa
Criatividade é input, inovação é output. Criatividade é matéria prima. Inovação é monetizar ideias novas não apenas gerá-las. A Xerox desenvolveu a interface gráfica e o mouse mas foi a Apple que transformou em resultado.
Gestão da inovação é algo novo para empresa
Não. Inovação é algo novo para o mercado, seja um produto, processo, canal de distribuição ou modelo de negócio. Quando uma empresa passa a fazer aquilo que todo mundo já faz ela está se adequando e não inovando.
Inovação é sobre produto
Inovação é bem mais do que isso. Engloba novas ideias que possam gerar impacto significativo nos resultados da empresa abordando diferentes dimensões. A Amazon.com inovou o modelo de negócios de varejo sem mudar os produtos que comercializa.
Gestão da inovação é para poucos
Cada fase do processo de inovação exige competências que podem ser aprendidas e que não dependem de traços de personalidade A Whirpool, dona das marcas Consul e Brastemp vem instrumentalizando os colaboradores a inovar.
Inovação é algo imprevisível
Ainda que a haja menor previsibilidade nos projetos de inovação e a taxa de sucesso de novos produtos seja baixa, há um conjunto de padrões que podem ser seguidos para reduzir essa imprevisibilidade. A P&G conseguiu melhorar sua taxa de sucesso de inovações com o modelo de inovação aberta.
Inovar é uma nova mania
Não, é um conceito desenvolvido em 1937 por Joseph Schumpeter ao analisar os saltos de desenvolvimento econômico. A inovação foi decisiva anos atrás para a Ford. No entanto, o crescimento da oferta e da competição deslocou o tema para o centro da reflexão sobre gestão.
Um processo bem estruturado é fundamental
Trabalhamos com empresas que tinham um ótimo processo mas isso não garantia sucesso. A Sanofi, farmacêutica francesa, líder no Brasil, tem se preocupado do processo ao funding, da cultura a estratégia.
Inovar é fazer o que o cliente pedir
Cuidado. Os clientes não sabem o que precisam até que você desenvolva e apresente a eles. Como disse Ford: “se tivesse feito o que meus clientes pediam teria construído uma carruagem com mais cavalos” ao invés do modelo T.
Inovação não é algo para grandes empresas
Empresas como GE, Boticário, Embraer, IBM entre outras tem sistematizado a inovação com ótimos resultados dentro de empresas de grande porte.
Inovar é sobre novas tecnologias
A GOL redefiniu o transporte aéreo sem uma nova tecnologia, mas com um novo modelo de negócio.
Inovação é coisa do pessoal de P&D
A Tecnisa tem plataformas de inovação com clientes e fornecedores que a coloca em contato com ideias de potencial inovador muito além de sua equipe de engenharia.
Quanto mais dinheiro mais inovação
As evidências são em sentido contrário. As mais inovadoras não são as que mais investem mas as que melhor gerenciam a cadeia de valor da inovação. A Apple está em 70º lugar entre as empresas que mais investem mas é a mais inovadora do mundo.