fbpx

Intraempreendedorismo e Inovação ganham força na Seguros Unimed com a metodologia Innoscience

Seguros Unimed

Inovação e empreendedorismo desempenham um papel crucial na estratégia da Seguros Unimed. A empresa vem implementando diversas medidas para criar um ambiente propício à geração de novas ideias, e uma delas ganhou muito mais relevância nesse final de 2023.

O apoio da Innoscience ao Programa de Intraempreendedorismo Ideias de Valor | Desafio de Inovação logo de cara mostrou que essa edição chegou para fazer a diferença. Na live de lançamento estiveram online mais de 500 pessoas, das quais 200 exercem papel de liderança na companhia, garantindo o envolvimento dos tomadores de decisão desde o início do projeto, o que é fundamental para que os resultados sejam alcançados no final.

Na Unimed, acreditamos que a inovação está no cerne de nossa missão. Entendemos que a criatividade e o empreendedorismo são a chave para um setor de seguros mais dinâmico e eficiente. Com nosso novo programa de intraempreendedorismo, estamos construindo pontes entre tradição e inovação, para entregar soluções de seguros de vanguarda que beneficiem nossos cooperados e nossos segurados.”, afirma Fabio Nogi, Head de Inovação e de Odonto na Seguros Unimed.

A nova versão do Ideias de Valor tem 3 grandes objetivos:

  1. Desenvolver protótipos de projetos inovadores através dos intraempreendedores da Seguros Unimed
  2. Promover a vivência prática aliada à capacitação para desenvolver cultura de inovação no time de Seguros Unimed
  3. Desenvolver mentalidade empreendedora nos colaboradores, trazendo novas alternativas para executar os desafios da empresa.

Para alcançá-los, a Innoscience aporta metodologias próprias para cada umas das cinco etapas de condução do programa: inscrições, seleção, priorização, ideação e pitch de reconhecimento. A seleção inicial vai escolher 10 ideias entre as inscritas, que participarão do workshop de refinamento do qual sairão as cinco aprovadas para a ideação.

Como ninguém inova sozinho, as ideias precisaram ser inscritas em times de 3 a 5 pessoas. Para incentivar a participação, a Seguros Unimed estabeleceu recompensas a todos os participantes, desde a concessão de um selo digital para o reconhecimento dos colaboradores e ganho de visibilidade dentro da empresa, até almoço exclusivo e bags personalizadas para os times que avançarem para a última etapa. Nessa edição, as ideias deveriam se conectar com 4 temas estratégicos: Experiência do Cliente, Redução de Sinistralidade, Eficiência Operacional e ESG.

“A Innoscience está comprometida em apoiar a jornada da Seguros Unimed no programa de Intraempreendedorismo, buscando transformar ideias em resultados tangíveis. Afinal, inovação vai além da simples concepção de uma ideia; exige execução disciplinada, métodos apropriados e a avaliação constante dos resultados no horizonte, como evidencia nossa metodologia”, afirma Dagoberto Trento, Sócio da Innoscience.

Além de capacitar e incentivar os funcionários a apresentarem soluções, projetos, produtos e processos que melhorem a eficiência operacional e a satisfação dos seis milhões de clientes da companhia, um dos diferenciais da metodologia é que os intraempreendedores participam da execução das ideias até o final. Esse modelo “mão na massa” garante o comprometimento com os resultados e também o reconhecimento e visibilidade dos proponentes como inovadores corporativos dentro da empresa.

Durante o mês de novembro ocorrerão os workshops, mentorias e treinamentos para estruturação do Mínimo Produto Viável, e as 5 ideias serão apresentadas para a banca de avaliação no dia 20 de dezembro de 2023.

Boa sorte aos intraempreendedores!

Tags relacionadas:

Talvez você goste: