fbpx

Série Startups Corporativas – Amazon Web Services (AWS)

A partir de hoje, vamos apresentar a Série Startups Corporativas com cases reais de empresas que incubaram startups dentro delas. O objetivo é aprender com esses exemplos e olhar a inovação com outros olhos: é possível inovar em qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. Porque o sonho de crescer existe e a inovação ajuda a torná-lo real. Confira!

1º Case: startup Amazon Web Services (AWS) dentro da Amazon

Você vai saber como era a Amazon antes dessa startup, como foi o desafio e quais foram os resultados. E tudo isso com o depoimento de Andy Jassy, CEO da AWS que liderou a implantação da startup dentro da Amazon.

Você achou que uma potência como a Amazon não precisava mais inovar, não é?

Para continuar grande, uma empresa precisa inovar. A necessidade de inovação, mesmo dentro de grandes companhias, é constante e a cultura do intraempreendedorismo instiga os colaboradores a atuarem de forma inovadora. É um círculo vicioso do bem no qual toda a empresa se envolve e tem a ganhar com isso.

Para que a implantação de uma startup seja possível dentro de uma organização, o time interno precisa acreditar na nova oportunidade, e a empresa deve criar condições para as pessoas experimentarem, irem além, tomarem os riscos para si e terem a chance de transformar este projeto em um negócio de bilhões, como foi o caso da Amazon.

A AMAZON:

Fonte: mprnews.org – Ted S. Warren | AP Photo 2014

Criada por Jeff Bezos em 1994, a Amazon.com Inc. nasceu motivada pelas previsões relacionadas ao avanço da tecnologia e ao fenômeno do uso da internet. Começou vendendo e distribuindo livros usados de forma on-line. Já no primeiro mês, apresentou resultados impressionantes – encomendas entregues em 50 estados dos EUA e em 48 países – uma amostra de todas as conquistas que estariam por vir.

Hoje, a empresa comercializa os mais diversos produtos – como eletrônicos, brinquedos e vestuário – e serviços – Amazon Web Services, Amazon Prime e Alexa. Desta forma, por meio da tecnologia, a Amazon.com Inc. se impõe nas mais diferentes áreas, se desenvolvendo, aumentando seu valor e se desdobrando em novas soluções para seus consumidores.

Através de sua atuação no mercado com e-commerce, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial, é considerada uma das cinco maiores empresas de tecnologia do mundo, ao lado de Google, Apple, Microsoft e Facebook. 

COMO FOI O DESAFIO DE IMPLANTAR UMA STARTUP

Tudo começou com uma oportunidade identificada dentro de uma expertise da própria empresa:

Um fator decisivo para a entrada da Amazon no mercado da computação nas nuvens foi a sua necessidade, em meados de 2000, de ter uma grande estrutura de TI, o que gerou o seguinte impasse: contratar diversos técnicos ou explorar ao máximo as oportunidades de automatização? A decisão foi definitiva: automatizar. Assim, se iniciou a introdução da Elastic Computer Cloud, responsável por colocar a empresa em uma posição de pioneirismo referente à aplicação de Cloud Computing no mercado. 

“Se você é focado na competição, você terá que esperar até que um competidor faça algo. Se você é focado nos clientes, poderá ser pioneiro” – Jeff Bezos

Segundo Andy Jassy, CEO da AWS, o que surgiu para atender às necessidades da Amazon em meados de 2000 foi responsável, mesmo que não intencionalmente, pela construção de um grande negócio. Em 2003 – durante um final de semana de imersão na casa de Jeff Bezos – através de um exercício proposto para identificar as principais competências da Amazon, Andy percebeu que a empresa havia desenvolvido um grande conhecimento relacionado a execução de serviços de infraestrutura como computação e armazenamento de dados. 

A expertise adquirida por meio da resolução desses impasses fez com que, em 2003, a AWS começasse a ser arquitetada. Andy pontuou: “percebemos que poderíamos contribuir com todos os componentes-chave desse sistema operacional da Internet e, com isso, buscamos essa missão muito mais ampla, que é, através da AWS, permitir aplicações tecnológicas de qualquer organização, empresa ou desenvolvedor no topo de nossa plataforma de infraestrutura de tecnologia”. 

Como surgiu a Web Services (AWS)

Em 2006, surgiu a Amazon Web Services (AWS), uma empresa desenvolvida pela Amazon com o intuito de oferecer serviços de infraestrutura de TI por meio da nuvem. Através do modelo de IaaS (Infrastructure as a Service) da computação em nuvem, foram criados e disponibilizados diversos servidores para armazenamento de dados e processamento.

Vantagens da AWS: além de apresentar para as empresas um serviço com baixo custo – sem despesas iniciais ou compromissos a longo prazo e cobrança somente do que é utilizado – a proposta conta com atributos como agilidade e elasticidade instantânea, flexibilidade e segurança. Uma solução que atende às mais diversas necessidades dos mais diferentes tipos de negócios, sejam eles grandes ou pequenos.

Segundo Jeff Bezos, boa parte do processo de desenvolvimento da AWS vem do ato de escutar e entender o consumidor. Mesmo assim, ele pontua que ouvir o consumidor é diferente de fazer necessariamente o que ele pede. Portanto, é preciso ser criativo para entender a demanda e surpreender todos: “a AWS é um exemplo. Ninguém pediu por ela, mas o mundo estava faminto por uma oferta como essa”.

QUAIS FORAM OS RESULTADOS?

Leia também: Como começar a trabalhar com inovação? #1 Perfil profissional e primeiros passos.

Fonte: hsc.com

A Amazon Web Services se consolidou como uma plataforma confiável e escalável, com o principal diferencial do custo baixo. Atualmente, atende empresas de mais de 190 países e conta com datacenters em todos os continentes. Ao mesmo tempo em que atende diversos países, a AWS oferece mais de 175 soluções, desenvolvendo, assim, um ecossistema cada vez maior e mais dinâmico.

“Existem dois tipos de empresas: aquelas que trabalham duro para cobrar mais e aquelas que trabalham para cobrar menos. Nós seremos o segundo tipo” – Jeff Bezos.

Em 2020, a AWS contou com um crescimento de 29% em comparação ao ano anterior. No terceiro trimestre de 2020, apresentou um crescimento de 37% em sua receita – chegando a US$96,1 bilhões – enquanto as vendas da Amazon Web Services representaram US$11,6 bilhões.

O interessante no caso da AWS é como empresas estabelecidas podem transformar ativos únicos que servem a elas próprias em novas oportunidades de negócios que podem ser monetizadas junto a outros clientes.

Para o sócio fundador da Innoscience, Felipe Scherer, “A AWS representa um movimento muito importante na construção do futuro do negócio da Amazon. Hoje já representa 12,5% do total de receitas e ainda tem grande potencial de crescimento futuro.”

E grandes negócios só existem porque sua visão foi planejada e desenvolvida para todas as conquistas alcançáveis no longo prazo, o que diferencia cases de sucesso expressivo.

Scherer ainda ressalta, “pensar novos projetos de grande impacto como startups corporativas são uma fórmula de sucesso para gerar inovação em negócios adjacentes ou mesmo sem relação com o core atual. Essa abordagem combina com sucesso a filosofia ágil e exploradora de uma startup com os ativos únicos e valiosos da empresa já consagrada.”

Ou seja, o impacto de startups corporativas, será um movimento que vai traçar os passos do futuro dos negócios internacionais. Não deixe de acompanhar o nosso blog e nossas redes sociais para mais cases de startups corporativas de sucesso!
Até a próxima!

Talvez você goste: