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Série Startups Corporativas: Zé Delivery na Ambev

Continuando com nossos cases da Série Startups Corporativas que têm dado o que falar, hoje é a vez da Zé Delivery, uma startup criada dentro da Ambev. Vamos mostrar como a startup está se transformando na nova aposta da empresa para fazer frente à crise do setor, às mudanças no mercado e no consumidor. Um exemplo de como a inovação pode mudar os rumos de uma empresa. Não perde!

3º Case: startup Zé Delivery dentro da Ambev 

O que é e como surgiu a Zé Delivery dentro da AMBEV:

O Zé Delivery é um aplicativo especializado em entregas de bebidas criado em 2016 pela Ambev, maior empresa do setor no Brasil.  

A ideia surgiu da dificuldade de comprar bebidas em determinados momentos ou locais, conforme afirma o head de produto da empresa, Lucas Montez.

Zé Delivery acredita que “todos merecem ter sua bebida onde e quando quiser”. E, para fazer isso, uma das grandes preocupações da empresa é como acompanhar as mudanças do mercado e atuar com agilidade.

Como o app Zé Delivery funciona?

O app funciona da seguinte forma: em parceria com a startup, os hubs de distribuição fazem o pedido aos entregadores, que buscam o pedido e levam ao consumidor final.

A praticidade da solução engloba consumidores, entregadores e os hubs de distribuição. O consumidor faz os pedidos pelo aplicativo – disponível gratuitamente nas lojas virtuais – ou pelo site. Para isso, é só fazer um cadastro informando seus dados e se é maior de 18 anos. Além de bebidas alcoólicas, dependendo da cidade, o Zé Delivery entrega gelo, carvão e até carne. 

Para ser um entregador parceiro da plataforma, o interessado baixa o aplicativo e preenche um formulário. Após ser aprovado, entra na fila de espera para receber pedidos. Quem chama o entregador são os hubs parceiros – responsáveis por toda a logística da operação. O Zé Delivery não estipula o valor, deixando o estabelecimento livre para negociar o valor a ser pago, mas ele costuma ficar na faixa dos R$8,00 por entrega. Na hora de solicitar um entregador, a preferência é por aqueles que estão em um raio entre 4km e 9km. 

Para os hubs de distribuição:

Os estabelecimentos que quiserem se cadastrar como parceiros devem preencher um formulário no site e possuir alguns requisitos como uma estrutura de armazenamento e emitir nota fiscal. A Ambev oferece descontos na compra dos seus produtos, além de pagar uma taxa para cada pedido entregue, tornando a aquisição mais vantajosa para o estabelecimento. É daí que sai o lucro dos parceiros. Eles recebem essa taxa, repassam uma parte aos entregadores e ficam com o restante.

O Zé Delivery atende atualmente 178 cidades em 25 estados brasileiros: Aracajú, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Rio Branco, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Londrina, Macapá, Manaus, Maceió, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Palmas e Vitória. 

Como foi o desafio de implantar uma startup?

Lucas Montezhead de produto da Zé Delivery – Foto: gh.linkedin.com

O cenário: 

A Ambev foi por décadas a maior fabricante de cervejas do país, com a Brahma, Skol e Antarctica que chegaram a representar quase 70% de todo o mercado de cervejas do Brasil. Porém, viu sua posição, liderada pela Skol, ser ameaçada pela crise vivida pelo Brasil em 2016 e pelas mudanças no consumo, nos consumidores e pelo aumento da concorrência. Mesmo que as suas marcas continuem sendo reconhecidas e consumidas, elas não estão entre as mais desejadas dos consumidores. Hoje, segundo pesquisa feita pela AT Kearney e Mind Miners, a Skol, a Heineken e a Budweiser são as marcas preferidas.

Frente a este cenário, a empresa foi inserindo na cultura interna uma visão de inovação, pesquisa e identificação das novas necessidades e tendências de consumo de bebidas alcoólicas. 

2021 começou desafiador para a Ambev

Segundo a Exame, as taxas de desemprego devem se manter altas no próximo ano. Além disso, com o fim do pagamento do auxílio emergencial, a renda disponível das famílias brasileiras está ainda mais restrita, principalmente no Norte e no Nordeste. O dólar, que influencia preços de matérias-primas como garrafas PET, alumínio, açúcar, milho e cevada, deve continuar impactando nos custos da empresa.

Conforme relatório do Itaú BBA, a Ambev está vendo que a sua estratégia de crescimento, que teve sucesso por mais de uma década, dá sinais de esgotamento. Uma estratégia baseada na disciplina e na austeridade na gestão de custos somada ao aumento da concorrência levaram a empresa a se concentrar muito mais em questões internas do que em preferências do consumidor.

Porém, essa cultura, aos poucos, vem mudando. A empresa percebeu que precisava conquistar o público jovem, que, ao contrário do público mais velho, prefere consumir bebidas em casa. Os millenials, ou geração Y (nascidos entre 1980 e 1994), preferem cervejas artesanais, de mais qualidade e mais saudáveis. A próxima geração, a Z, é ainda mais preocupada com saudabilidade e bebidas diferentes, incluindo cervejas e bebidas sem álcool.

Este cenário abriu as portas para as vendas on-line e foi aí que a Zé Delivery entrou com todas as forças e começou a se destacar no mercado. 

Vantagens da Zé Delivery:

  • A plataforma é mais do que um canal de vendas. Através dela, a Ambev tem contato direto com os clientes e pode ter um conhecimento mais aprofundado de seus consumidores;
  • Por também vender produtos da rival Heineken (em São Paulo), a empresa sabe a que preço os consumidores preferem cervejas da Heineken a da Ambev, além de obter dados como demografia dos consumidores e suas preferências;
  • O aplicativo garante uma fidelidade maior, já que permite que os consumidores devolvam as garrafas reutilizáveis e paguem um preço menor. Consumidores que usam essas garrafas retornáveis são muito mais propensos a usar o aplicativo;
  • Conforme dados de uma pesquisa feita pelo Itaú com 300 itens, mesmo em comparação com o iFood, Rappi e outros aplicativos, o Zé Delivery ainda é o mais competitivo em 35% dos preços e cidades. Só perde para a Rappi, a opção mais acessível em 38% dos casos.

Como funciona a startup:

Segundo Lucas Montez, a Zé Delivery trabalha com duas metodologias: o PDCA (Plan — Do — Check — Act ou Adjust) e o Design Thinking, mas sempre focando nos seguintes pontos: 

  • Priorizar o problema a atacar;
  • Entender o problema em profundidade — muito antes de executar, é necessário entender o problema com as métricas certas, tendo confiança nos números que elas mostram;
  • Explorar as diferentes possibilidades e caminhos — porque nem sempre a melhor ideia de solução é uma ideia viável;
  • Escalar — com uma solução adequada para o problema, é preciso conseguir também escalar rápido.

Uma das principais vantagens que a startup oferece para a Ambev é o fato de ela mapear com dados o perfil dos usuários, levando ao entendimento do comportamento e das ações necessárias para cada etapa da jornada de compra do cliente. Dessa forma, a empresa consegue agir de forma assertiva em cada fase.

Como a Ambev se beneficia:

Conforme analistas do Itaú BBA, em relatório publicado do site Neofeed, através de registros de clientes no aplicativo e dos seus hábitos de compra, a Ambev tem uma visão em tempo real e em primeira mão de como as preferências desse consumidor estão evoluindo em diferentes locais e faixas etárias, entre outras variáveis.

A conveniência para o consumidor apresentada pelo Zé Delivery só é possível devido a tecnologia utilizada no aplicativo, que mapeia lojas disponíveis, atualiza cardápio e mostra rotas de entrega conforme a geolocalização do cliente.

Independente se acertamos em nossos testes e nas nossas hipóteses no dia a dia, devemos sempre retirar um aprendizado dessas atividades.

Alguns aprendizados do processo de trabalho com dados e pesquisas:

  • Não existe estratégia de dados, existe estratégia de negócios suportada por dados;
  • Assim como engenharia, dados devem estar no coração do negócio, sendo parte fundamental para tomada de decisão, não apenas suporte;
  • Não há etapa específica, dados permeiam todo o processo;
  • A responsabilidade é de todos, não de pessoas isoladas;
  • Qualitativos + quantitativos para temos as melhores tomadas de decisões.

Quais foram os resultados:

Leia também: Série Startups Corporativas – Cashme na Cyrela

Conforme publicado pela exame.com em 25.02.21, a Ambev, em 2020, teve redução no líquido acumulado de 3,7% e chegou a R$ 11,7 bilhões. No último trimestre, o lucro foi 63,3% maior do que no mesmo período de 2019. 

Em um ano de pandemia, com bares fechados e festas canceladas, a cervejaria colheu os frutos da inovação no negócio, liderados principalmente pela Zé Delivery. Em 2020, 27 milhões de entregas da Ambev foram feitas pelo aplicativo, que já está em mais de 200 cidades no Brasil.  

Assim como a entrega de comida surgiu como necessidade durante a pandemia, como lembra Jean Jereissati, CEO da Ambev, o mesmo movimento deve acontecer com a entrega de bebidas. “E estamos extremamente satisfeitos por ter o aplicativo líder de entrega de bebidas do Brasil.” 

O Zé Delivery, que, inclusive, já está sendo replicado fora do Brasil, foi responsável pela mudança de cultura da Ambev, que hoje foca na integração de plataformas digitais e no consumidor.  

Os números falam por si só:

  • Em 2020, o aplicativo foi baixado 3,3 milhões de vezes contra 1,47 milhões de vezes em 2019, um crescimento de 224% (análise do banco de investimento JP Morgan);
  • Aumento da base de usuários diários que atingiu 524 mil no terceiro trimestre de 2020, quatro vezes mais do que a média de 2019;
  • O atendimento que começou com seis estados hoje engloba todos os estados do país;
  • Os pontos de venda aumentam seu faturamento entre 20 e 30% com o Zé Delivery;
  • O Zé Delivery em 2020 foi um dos principais canais responsáveis pelas vendas da Ambev, dentro do cenário de restrições provocadas pela pandemia.

Por fim, a Ambev aposta no Zé Delivery e em novas opções de bebidas em seu portfólio para continuar competitiva nos próximos anos. Segundo afirmou Jereissati em entrevista à EXAME: “A Ambev tem uma história bem-sucedida de crescimento nos últimos 20 anos, mas agora estamos olhando para os próximos 20. O caminho será com inovação, tecnologia e uma mudança sísmica”.

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FONTES: 

exame.com

catalisi.com.br

UX Santander – medium.com/uxsantander

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