Nos últimos anos, a inovação corporativa vem se tornando um tema cada vez mais importante no meio acadêmico e científico. Apesar de ser um tema abordado desde o final da década de 70, nos últimos anos o número de publicações vem aumentando significamente. Para obter uma ideia clara do crescimento da literatura, pesquisamos “corporate innovation” nos títulos de artigos acadêmicos e que foram publicados na coleção principal da Web of Science.
Com relação à distribuição das séries temporais das publicações sobre corporate innovation, a Figura 1 mostra uma tendência de rápido crescimento no número de artigos publicados nos últimos anos. Se dividirmos a amostra em dois períodos, descobrimos que há um total de apenas 46 desses artigos publicados nas principais revistas entre 1977 e 2010. Este número, no entanto, sobe para 414 (9 vezes maior que o anterior) na segunda metade do período amostral entre 2011 e 2021. Este aumento dramático no volume da publicação é fenomenal e pode ser parcialmente explicado pelo conhecimento dos pesquisadores sobre os bancos de dados de patentes e citações de alta qualidade, disponibilizados durante a última década.
Figura 1. Evolução de publicações da temática “corporate innovation” ao longo dos anos.
Sua abordagem tem sido vista e discutida por pesquisadores de todos os tipos de área, incluindo: finanças, gestão, economia, negócios e assim por diante. A Figura 2 ilustra as 10 principais áreas com mais pesquisas publicadas.
Figura 2. As 10 áreas com mais pesquisas publicadas.
A Figura 3 mostra a distribuição das publicações nos 20 journals que mais publicam sobre corporate innovation. Importante destacar que os periódicos financeiros publicam muito mais artigos do que os periódicos de negócios e gestão. Esses dados estão ilustrados pela Figura 3. Destaque para o Journal of Corporate Finance um periódico que foca suas publicações em manuscritos originais de alta qualidade ou artigos de formato mais curto sobre finanças corporativas teóricas e empíricas. Suas áreas de interesse incluem, mas não estão limitadas a: estrutura financeira, governança, mercados de produtos, inovação, gestão de risco, contratação financeira e finanças internacionais. Ainda, artigos na interseção de finanças corporativas e macroeconomia, precificação de ativos, fintech e blockchain, lei, intermediação financeira ou microestrutura também são incentivados.
Figura 3. Distribuição das publicações nos 20 journals que mais publicam
Outro ponto de destaque é a China. É nesse país que a grande maioria das pesquisas sobre corporate innovation são realizadas. Quase 70% a mais que os Estados Unidos, segunda colocada, e quase 6 vezes mais que a Inglaterra, terceira colocada. A Figura 4 ilustra esses dados e ainda os outros 17 países que encabeçam a lista dos 20 países que mais publicacam.
Figura 4. As 20 Universidades no mundo que mais publicam
Ainda neste destaque estão, as Universidades e as agências financiadoras chinesas, como as principais incentivadoras de pesquisas sobre essa área, no mundo. Destaque para a Tsinghua University, uma das mais prestigidas Universidades da China, localizada em Pequim e a National Natural Science Foundation of China (NNSFC), organização diretamente afiliada ao Conselho de Estado da China voltada para a administração do Fundo Nacional de Ciências Naturais.
Figura 5. As 20 Universidades no mundo que mais publicam
Após trazer esse breve relato sobre a história da pesquisa científica sobre corporate innovation, realizada exclusivamente pela base de periódicos publicados e indexados no Web of Science, pode-se entender que essa temática está em franco crescimento, que ela é bastante difundida entre as mais diversas áreas do conhecimento e que apesar de estar sendo pesquisada nos principais países do mundo, ainda há uma grande concentração na China, nos Estados Unidos, mas também, nos principais países Europeus.
Por fim, reforçando o convite, como inspiração e como um ponta pé inicial, abaixo trazemos os 20 artigos mais citados da história e que valem a pena serem lidos. Mesmo que ainda muitos deles tenham mais de uma década da sua publicação, ainda são bastante atuais e relevantes. Foram pensadores e pesquisadores que estavam além do seu tempo.
Article Title | Source Title | Ano | Citações |
Conflicting voices: The effects of institutional ownership heterogeneity and internal governance on corporate innovation strategies | Academy of management journal | 2002 | 487 |
Multiple scenario development – its conceptual and behavioral foundation | Strategic management journal | 1993 | 359 |
Consensus, diversity, and learning in organizations | Organization science | 1994 | 279 |
CEO Overconfidence and Innovation | Management science | 2011 | 271 |
The costs of intense board monitoring | Journal of financial economics | 2011 | 265 |
Using the Crowd as an Innovation Partner | Harvard business review | 2013 | 238 |
Tolerance for Failure and Corporate Innovation | Review of financial studies | 2014 | 225 |
Credit supply and corporate innovation | Journal of financial economics | 2013 | 189 |
Approaching the innovation frontier in Korea: the transition phase to leadership | Research policy | 2004 | 151 |
Managerial incentives, CEO characteristics and corporate innovation in China’s private sector | Journal of comparative economics | 2011 | 150 |
How do collaborations with universities affect firms’ innovative performance? The role of Pasteur scientists in the advanced materials field | Research policy | 2009 | 139 |
The innovation impact of the EU Emission Trading System – Findings of company case studies in the German power sector | Ecological economics | 2011 | 132 |
Engaging with Startups to Enhance Corporate Innovation | California management review | 2015 | 120 |
The effects of industry cluster knowledge management on innovation performance | Journal of business research | 2014 | 117 |
Financial dependence and innovation: The case of public versus private firms | Journal of financial economics | 2017 | 116 |
Non-executive employee stock options and corporate innovation | Journal of financial economics | 2015 | 116 |
Absorptive Capacity: A Process Perspective | Management learning | 2008 | 108 |
Using users: When does external knowledge enhance corporate product innovation? | Strategic management journal | 2014 | 105 |
Do Better-Connected CEOs Innovate More? | Journal of financial and quantitative analysis | 2014 | 103 |
Challenges and Trade-Offs in Corporate Innovation for Climate Change | Business strategy and the environment | 2010 | 99 |