fbpx

A História da Pesquisa Científica sobre Corporate Innovation em Números

            Nos últimos anos, a inovação corporativa vem se tornando um tema cada vez mais importante no meio acadêmico e científico. Apesar de ser um tema abordado desde o final da década de 70, nos últimos anos o número de publicações vem aumentando significamente. Para obter uma ideia clara do crescimento da literatura, pesquisamos “corporate innovation” nos títulos de artigos acadêmicos e que foram publicados na coleção principal da Web of Science.

            Com relação à distribuição das séries temporais das publicações sobre corporate innovation, a Figura 1 mostra uma tendência de rápido crescimento no número de artigos publicados nos últimos anos. Se dividirmos a amostra em dois períodos, descobrimos que há um total de apenas 46 desses artigos publicados nas principais revistas entre 1977 e 2010. Este número, no entanto, sobe para 414 (9 vezes maior que o anterior) na segunda metade do período amostral entre 2011 e 2021. Este aumento dramático no volume da publicação é fenomenal e pode ser parcialmente explicado pelo conhecimento dos pesquisadores sobre os bancos de dados de patentes e citações de alta qualidade, disponibilizados durante a última década.

Figura 1. Evolução de publicações da temática “corporate innovation” ao longo dos anos.

            Sua abordagem tem sido vista e discutida por pesquisadores de todos os tipos de área, incluindo: finanças, gestão, economia, negócios e assim por diante. A Figura 2 ilustra as 10 principais áreas com mais pesquisas publicadas.

Figura 2. As 10 áreas com mais pesquisas publicadas.

            A Figura 3 mostra a distribuição das publicações nos 20 journals que mais publicam sobre corporate innovation. Importante destacar que os periódicos financeiros publicam muito mais artigos do que os periódicos de negócios e gestão. Esses dados estão ilustrados pela Figura 3. Destaque para o Journal of Corporate Finance um periódico que foca suas publicações em manuscritos originais de alta qualidade ou artigos de formato mais curto sobre finanças corporativas teóricas e empíricas. Suas áreas de interesse incluem, mas não estão limitadas a: estrutura financeira, governança, mercados de produtos, inovação, gestão de risco, contratação financeira e finanças internacionais. Ainda, artigos na interseção de finanças corporativas e macroeconomia, precificação de ativos, fintech e blockchain, lei, intermediação financeira ou microestrutura também são incentivados.

Figura 3. Distribuição das publicações nos 20 journals que mais publicam

            Outro ponto de destaque é a China. É nesse país que a grande maioria das pesquisas sobre corporate innovation são realizadas. Quase 70% a mais que os Estados Unidos, segunda colocada, e quase 6 vezes mais que a Inglaterra, terceira colocada. A Figura 4 ilustra esses dados e ainda os outros 17 países que encabeçam a lista dos 20 países que mais publicacam.

Figura 4. As 20 Universidades no mundo que mais publicam

            Ainda neste destaque estão, as Universidades e as agências financiadoras chinesas, como as principais incentivadoras de pesquisas sobre essa área, no mundo. Destaque para a Tsinghua University, uma das mais prestigidas Universidades da China, localizada em Pequim e a National Natural Science Foundation of China (NNSFC), organização diretamente afiliada ao Conselho de Estado da China voltada para a administração do Fundo Nacional de Ciências Naturais.

Figura 5. As 20 Universidades no mundo que mais publicam

            Após trazer esse breve relato sobre a história da pesquisa científica sobre corporate innovation, realizada exclusivamente pela base de periódicos publicados e indexados no Web of Science, pode-se entender que essa temática está em franco crescimento, que ela é bastante difundida entre as mais diversas áreas do conhecimento e que apesar de estar sendo pesquisada nos principais países do mundo, ainda há uma grande concentração na China, nos Estados Unidos, mas também, nos principais países Europeus.

            Por fim, reforçando o convite, como inspiração e como um ponta pé inicial, abaixo trazemos os 20 artigos mais citados da história e que valem a pena serem lidos. Mesmo que ainda muitos deles tenham mais de uma década da sua publicação, ainda são bastante atuais e relevantes. Foram pensadores e pesquisadores que estavam além do seu tempo.

Article TitleSource TitleAnoCitações
Conflicting voices: The effects of institutional ownership heterogeneity and internal governance on corporate innovation strategiesAcademy of management journal2002487
Multiple scenario development – its conceptual and behavioral foundationStrategic management journal1993359
Consensus, diversity, and learning in organizationsOrganization science1994279
CEO Overconfidence and InnovationManagement science2011271
The costs of intense board monitoringJournal of financial economics2011265
Using the Crowd as an Innovation PartnerHarvard business review2013238
Tolerance for Failure and Corporate InnovationReview of financial studies2014225
Credit supply and corporate innovationJournal of financial economics2013189
Approaching the innovation frontier in Korea: the transition phase to leadershipResearch policy2004151
Managerial incentives, CEO characteristics and corporate innovation in China’s private sectorJournal of comparative economics2011150
How do collaborations with universities affect firms’ innovative performance? The role of Pasteur scientists in the advanced materials fieldResearch policy2009139
The innovation impact of the EU Emission Trading System – Findings of company case studies in the German power sectorEcological economics2011132
Engaging with Startups to Enhance Corporate InnovationCalifornia management review2015120
The effects of industry cluster knowledge management on innovation performanceJournal of business research2014117
Financial dependence and innovation: The case of public versus private firmsJournal of financial economics2017116
Non-executive employee stock options and corporate innovationJournal of financial economics2015116
Absorptive Capacity: A Process PerspectiveManagement learning2008108
Using users: When does external knowledge enhance corporate product innovation?Strategic management journal2014105
Do Better-Connected CEOs Innovate More?Journal of financial and quantitative analysis2014103
Challenges and Trade-Offs in Corporate Innovation for Climate ChangeBusiness strategy and the environment201099

Tags relacionadas:

Talvez você goste: