Nessa semana trazemos uma visão do intraempreendedorismo a partir de um outro ponto de vista. Ana Luísa Nogueira é Coordenadora de Inovação na Ambev, e atua com os programas de inovação aberta InnoChallenge e Além, e o programa de intraempreededorismo da companhia, o Lahbs Box, que é o tema do post de hoje. Com a palavra, Ana Luísa:
O Lahbs Box é um programa que roda aqui antes mesmo da minha entrada na companhia. Ele começou em 2018, inspirado na metodologia da Adobe, o Kickbox, e ao longo dos anos foi se transformando e ficando cada vez mais a cara da Ambev! O principal objetivo do Lahbs é apresentar metodologias, dar ferramentas e desenvolver habilidades necessárias para que os participantes possam identificar dores internas e trazer soluções inovadoras!
Existem 03 etapas no programa: a Caixa Amarela, onde os participantes iniciam a sua jornada, recebem treinamentos, se aprofundam no problema, desenvolvem o MVP e apresentam para uma Banca de Avaliação com o objetivo de conseguir investimento para continuar o desenvolvimento do projeto na etapa seguinte; a Caixa Preta, na qual também damos treinamento e está focada na implementação dos MVPs; e a Luz Verde, que é a etapa onde os projetos são escalados para a companhia.
Ao longo das edições do programa, já tivemos mais de 1200 participantes, parceiros como a Audi, Livelo, BrasilSeg e Eurofarma, mais de 60 MVPs (Mínimo Produto Viável), e 07 projetos implementados que trouxeram ganhos reais para a empresa.
Para além do desenvolvimento e implementação dos projetos, é sensacional acompanhar a transformação que os participantes vivenciam nessa jornada e como eles crescem profissional e pessoalmente também! Temos relatos de pessoas que até mudaram de carreira aqui dentro por causa da experiência do programa. São ganhos mais intangíveis, mas com um valor enorme.
E você que ainda não viveu essa experiência de ter uma ideia e receber o apoio da empresa para lapidar e tornar essa ideia em um projeto de inovação, não perca a próxima oportunidade, porque no mínimo de tudo você vai passar por uma experiência transformadora e nunca mais enxergará um problema apenas como um problema, e sim como uma oportunidade para fazer algo diferente e inovador!