fbpx

Como começar carreira de inovação? #3 Como aprender mais sobre inovação?

Aquisição de conhecimento para aprender mais sobre inovação

Da série de perguntas que recebi em 2020 sobre como iniciar a jornada profissional na área de inovação, uma dúvida bastante frequente foi sobre como aprender mais sobre inovação para desenvolver-se como profissional. Porém, antes de abordar onde encontrar o conhecimento, é preciso entender que tipo de conhecimento é necessário buscar.

Caso você queira aprofundar mais nesse assunto, este artigo faz parte de uma série da qual a primeira parte eu abordo sobre “perfil profissional e primeiros passos” , na qual eu comento que para trabalhar com inovação é necessário ter um perfil T-Shaped. Ou seja, um profissional de inovação precisa entender um pouco de diversas áreas de uma empresa e de inúmeros segmentos de atuação (perfil generalista), mas também ter alguns conhecimentos bastante específicos e bem aprofundados (perfil especialista) em 2 pilares principais: gestão de projetos e inovação.

Perfil Generalista

No perfil generalista é bastante importante que você tenha conhecimento de diversas áreas do conhecimento como design, comunicação, marketing, finanças, tecnologia, jurídico, etc!
O fato é: não existe uma faculdade multidisciplinar.
Portanto, é importante você saber que você não precisa necessariamente trabalhar nessas áreas para aprender sobre elas, existem diversas formas de adquirir conhecimento que não envolvem você estar dentro de uma empresa.

Como eu aprendi tanta coisa diferente

Eu sempre fui bastante curiosa e sempre quis aprender de tudo um pouco, aprender sobre inovação foi uma delas. Já fiz muita coisa diferente ao longo da vida, desde participar, fazer parte de um clube de teatro até jogar rpg online e ajudar a desenvolver um jogo para cegos!

Eu aprendi programação e edição de imagens e vídeos porque eu queria criar um “site meu”, e também estudei básico de direito e contabilidade em uma época que decidi prestar concurso publico (durou apenas 3 meses).
Com uma boa quantidade de curiosidade, uma boa dose de disponibilidade em ajudar as pessoas e uma pitada de ansiedade de querer ver as coisas prontas pra ontem, em todos os ambientes que eu passei, eu interagi com profissionais de diferentes áreas e ajudando-os, acabei aprendendo muito com todos eles!

Aprendizados adquiridos nessa jornada de aprender inovação

E, nessa jornada, tive dois aprendizados importantes sobre desenvolver o meu lado multidisciplinar:

“Tão importante quanto saber o que você gosta e o que fazer é saber o que você não gosta e o que não fazer”.


Eu achava que só quando eu descobrisse o que eu gostava e queria fazer eu me encontraria profissionalmente, mas eu me descobri como profissional de inovação exatamente fazendo o oposto. Descobrindo o que eu não gostava e não queria fazer.

E o segundo aprendizado que eu tive foi: “É possível haver ordem no caos”.
Ou seja, é possível você se planejar para aprender inúmeros assuntos diferentes que se conectam entre si.

Perfil Especialista

Para ser um profissional de inovação, além dos conhecimentos generalistas, você deverá ter também conhecimentos profundos em gestão de projetos e inovação. Vou abordar cada um deles separadamente.

A melhor forma de aprender a gerir projetos é gerindo!

Gestão de Projetos

A melhor forma de aprender é praticando. Eu aprendi em inúmeras experiências profissionais e cheguei a fazer diversos cursos e ler inúmeros livros e artigos, desde as metodologias tradicionais a metodologias ágeis.
Eu fiz todos os cursos e aprendi tudo separado, pois não havia nada unificado na época. Entretanto, no dia a dia, o que acontece é a mistura dos conhecimentos.

Se você quer se desenvolver em gestão de projetos e está começando, hoje eu super indico o curso de Imersão de Projetos da Dinâmica, que é totalmente prático e mescla tanto os conceitos tradicionais de gestão de projetos, como as metodologias ágeis.

Uma outra opção mais em conta para quem está começando é adquirir os conhecimentos como eu fiz, de forma separada, e aplicar em projetos voluntários. Se você ainda for universitário, um bom exemplo são as entidades estudantis.

Aprender sobre inovação

Aprender sobre inovação já é um pouco mais complexo. Não existe um curso único ou um compilado de informações. Existem inúmeros artigos, livros e até mesmo alguns cursos e imersões, porém, é mais como uma colcha de retalhos.

Para começar a aprender sobre inovação eu indico você buscar um mentor, alguém que já tenha uma trajetória consolidada nessa área e que possa te direcionar. Entretanto, algumas coisas você já pode ir aprendendo por conta própria! Destaco 3 pilares de aprendizados: a linguagem da inovação, conceitos básicos de inovação e conceitos básicos de startups.

A Linguagem da Inovação

A primeira dica que eu posso dar para quem deseja aprender mais sobre inovação é, comece aprendendo a linguagem dos ambientes de inovação. Conhecer a linguagem da área em que você está gera credibilidade, te aproxima e te conecta com os demais profissionais, além de gerar produtividade no dia a dia, isso significa que você consegue usar uma ou poucas palavras para explicar algo que utilizaria uma frase ou contextualização, por exemplo.

Quando eu entrei nesse ambiente eu comecei a anotar todas as palavras que não entendia e uni todas elas em um dicionário. Você consegue baixar gratuitamente o Dicionário Startupês.

Conceitos básicos de inovação

O segundo pilar de aprendizado é buscar entender o que é a inovação propriamente dita, horizontes da inovação (framework da McKinsey), tipos de inovação (Clayton Christensen, Gary Pisano), modelos de inovação (seja de inovação aberta, intraempreendedorismo, entre outros). Você encontra diversos artigos sobre esse assunto, principalmente em revistas de universidades conceituadas, como a Harvard Business Review ou a MIT Sloan Management Review Brasil.

Conceitos Básicos sobre Startups

Por fim, um terceiro aprendizado bastante relevante nessa área é entender como funcionam os mecanismos para criar e desenvolver uma startup. Existem eventos imersivos e práticos bastante educativos que fornecem uma boa base, como o Startup Weekend.

Para aprender sobre o tema de startup indico também o livro A Startup Enxuta do Eric Ries e o Manual do Empreendedor do Steve Blank.
A importância do perfil T-Shaped

Para finalizar este artigo sobre aquisição de conhecimento de um profissional de inovação é extremamente relevante falar sobre um assunto:

A importância do perfil T-Shaped para aprender mais sobre inovação

Quando uma pessoa tem um perfil apenas generalista, ela acaba sabendo de tudo um pouco, porém, se não tiver o lado especialista, isso pode ser extremamente prejudicial para a carreira profissional, principalmente para àqueles profissionais em início de carreira.

No início de carreira, é bastante difícil um profissional já assumir um cargo de gestão, que é o cargo geralmente exercido por perfis generalistas. Sendo assim, o profissional pode ser visto como àquele que atira para todo lado e não para em lugar nenhum.

É quase como se aquele profissional fosse um pato. Um pato anda, nada e voa, mas não faz nenhuma das 3 coisas direito. Porém, quando o profissional tem o perfil generalista, mas também sabe de gestão de projetos e de inovação, ele passa a ser um profissional completo, em uma área que está aumentando e muito a demanda de profissionais.
Dessa forma é muito comum, profissionais que foram especialistas em alguma área como marketing ou pesquisa & desenvolvimento, aprenderem sobre as demais e assumirem uma posição de inovação com o tempo. Entretanto, atualmente já existem inúmeras vagas para profissionais mais juniores.

Independente da sua trajetória, é preciso ter plena consciência que o profissional de inovação não é o expert de nenhuma das áreas da empresa, mas que conseguirá navegar sobre todos esses assuntos e, isso, é extremamente relevante para exercer essa função. E é o que deve nortear a busca por conhecimento.

Quer saber mais sobre inovação? Baixe o ebook Inovação Corporativa: 10 Passos para ter resultados extraordinários


Um abraço, Ana Letícia Rico. Head de Inovação na Innoscience.

Talvez você goste: