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Cinco ferramentas essenciais de gestão da inovação

O incremento da competividade no ambiente de negócios fez com que o campo da gestão da inovação se consolide como uma área de estudo e prática gerencial muito importante. Para facilitar a aplicação de conceitos, pesquisadores e consultores desenvolveram ferramentas, modelos, que permitem organizar a prática da inovação. Selecionamos cinco delas para apresentar a você nesse conteúdo.

Na Innoscience, desde o nosso primeiro livro, Gestão da Inovação na Prática, viemos elaborando, catalogando e aplicando ferramentas na área de inovação. São elas: o Octógono da Inovação; o Radar da Inovação; a Cadeia da Inovação; a Matriz de Porfólio e; o Innovation Scorecard.

O quadro abaixo apresenta seu foco de atuação e descrição. A seguir, detalha-se cada uma das ferramentas em profundidade.

Ferramenta  Foco   Descrição 
Octógono da Inovação  Gestão da Inovação – Diagnóstico e Planejamento  Apresenta as 8 dimensões da gestão da inovação. 
Radar da Inovação  Tipos de Inovação – Benchmark, Diagnóstico e Planejamento  Apresenta os 12 tipos existentes de inovação. 
Cadeia de Inovação  Processo de Inovação – Diagnóstico e Planejamento.  Apresenta os 4 estágios do Processo de Inovação 
Matriz de Portfólio  Gestão da Inovação – Novos projetos e balanceamento de iniciativas  Apresenta  
Innovation Scorecard  Gestão da Inovação – Indicadores e Metas  Apresenta as 4 perspectivas da inovação conectando com a estratégia da empresa. 

A primeira ferramenta a ser apresentada é o Octógono da Inovação. Essa ferramenta é o framework integrador da Innoscience na Gestão da Inovação.

Octógono da Inovação

O Octógono da Inovação é uma ferramenta que auxilia tanto o diagnóstico das praticas de inovação quanto o desenho das políticas de gestão da mesma. Estruturado em função de 8 Dimensões, ele apresenta os principais pontos a serem administrados para uma eficaz gestão da inovação – desde a estratégia da inovação até o processo de transformação de idéias em resultado.

A Figura abaixo apresenta as oito dimensões do Octógono da Inovação.

Figura 1 – O Octógono da Inovação

As oito dimensões da inovação tratam dos aspectos abaixo descritos:

Estratégia de Inovação

– Como a empresa articula o direcionamento das iniciativas de inovação?

Liderança para Inovação

– O quão claro é o entendimento das lideranças quanto a necessidade e relevância da inovação? De que forma as lideranças apoiam o ambiente de inovação?

Cultura de Inovação

– O que a alta gestão diz e faz para criar um ambiente que estimule a inovação?

Relacionamentos para Inovação

– De que forma a organização utiliza parceiros, clientes e concorrentes na geração e refinamento de idéias?

Estrutura para Inovação

– Onde está localizada a atitividade de inovação e como ela é organizada?

Pessoas para Inovação

– Como é o apoio à inovação, seus incentivos e reconhecimentos?

Processo de Inovação

– Como as oportunidades de inovação são geradas, desenvolvidas e avaliadas?

Funding para Inovação

– Como as iniciativas de inovação são financiadas?

Radar da Inovação

O Radar da Inovação é uma ferramenta destinada a identificar, comparar e planejar os tipos de inovação que uma empresa quer priorizar. A ferramenta está estruturada em função de um Radar que apresenta 12 dimensões e 3 níveis de intensidade.

Figura 2 – Radar da Inovação

Cadeia de Valor da Inovação

A Cadeia da Inovação foi desenvolvida por pesquisadores da consultoria Booz Allen Hamilton e tem como objetivo melhorar o desempenho das diferentes etapas do processo de transformação de idéias em inovações.

Embora a inovação possa ter origem numa idéia, ou num evento fortuito, ela não pode ser dependente do acaso ou fruto apenas de sorte. Antecedendo uma boa idéia, normalmente há horas de esforços que produzem insight até chegar à conexão final. Uma empresa não deve depender apenas de uma idéia iluminada inusitada e ocasional para desenvolver sua capacidade competitiva.

A inovação, portanto, não é uma atividade eventual, é um processo a ser gerenciado, desde a idéia inicial até a chegada ao mercado. Um processo de inovação inicia-se pela geração de novas idéias (idealização), segue com o estabelecimento de critérios claros de seleção de quais idéias têm potencial para se transformarem em projetos de inovação (conceituação), passa pelo planejamento da execução dos projetos (experimentação) e chega à concreta transformação dos mesmos em inovações (implementação).

Matriz de Porfólio de Inovação

A Matriz de Portfólio de Inovação apresenta um conjunto de iniciativas com potencial inovador que uma empresa desenvolve simultaneamente. Um portfólio de inovação é muito mais do que apenas uma lista de projetos. É uma ferramenta necessária para fazer a gestão da inovação com um todo.

Um portfólio possui as seguintes características:

Visibilidade dos Projetos

A construção de um portfólio de inovação permite visualizar todas as iniciativas de inovação de maneira sistêmica, garantindo a diversificação dos tipos de inovação.

Gestão do Risco

O portfólio de inovação é uma ferramenta de gestão de risco. Sem a visão geral, corre-se o risco de perder o controle e manter somente projetos com um nível de risco muito elevado.

Definição de Sinergias

Um portfólio estruturado ajuda a definir sinergias entre os projetos, determinando oportunidades de desenvolvimento compartilhado de novas tecnologias, produtos, processos ou acesso a novos mercados. Essas sinergias entre os projetos podem reduzir sensivelmente os custos e tempo de desenvolvimento.

Timing para Novas Iniciativas

Com um portfólio de inovação pode-se visualizar o fim do desenvolvimento de uma iniciativa e decidir quando incluir novos projetos, mantendo assim o fluxo contínuo de inovações.

Para se fazer a análise dos projetos pode-se construir matrizes cruzando diferentes indicadores, tais como: risco do projeto, retorno financeiro, probabilidade de sucesso, tempo de desenvolvimento, alinhamento estratégico, conhecimento da tecnologia, tipo da inovação, mercado alvo, necessidade de recursos e outros.

Um portfólio de inovação bem estruturado e gerenciado, combinando diferentes tipos de iniciativas, pode significar maior probabilidade de sucesso. Em tempos de grande incerteza, manter um conjunto diversificado de projetos representa uma estratégia adequada para manter um fluxo constante de inovações.

Innovation Scorecard

A quinta ferramenta apresentada atende perfeitamente essa necessidade das empresas. O Innovation Scorecard foi criado pela Innoscience para ser o ele entre a estratégia corporativa e a estratégia de inovação bem como para gerenciar todas as etapas do processo de inovação.

Não há como avaliar o desempenho do processo de inovação na empresa sem os indicadores corretos. Assim como não é mais suficiente controlar o desempenho global de uma empresa apenas pela perspectiva financeira, a inovação também deve ser medida sob diferentes perspectivas.

Algumas empresas, não sabendo o que controlar, acabam medindo apenas a geração de caixa ou o retorno financeiro de suas inovações. Outras, tão confusas quanto as anteriores, medem tudo, criando indicadores sem uma lógica ou objetivo bem definido.

Enquanto medir apenas o resultado financeiro é perigoso, pois revela somente o momento atual sem preocupação com a continuidade do processo de inovação, medir tudo demanda um esforço grande para gerar os indicadores e resulta em perda de tempo e de produtividade com informações inúteis que, muitas vezes, confundem mais que auxiliam.

Os bons indicadores são derivados da estratégia da empresa. Não há como definir os indicadores corretos sem vinculá-los aos objetivos estratégicos, ou seja, ao que ela estipula para a atividade de inovação.

O Innovation Scorecard Innoscience

A Innoscience propõe um Innovation Scorecard, estruturado através de quatro perspectivas: Contexto, Processo, Estratégia e Resultados. O Contexto está relacionado como a empresa e configura as oito dimensões da inovação: estratégia, cultura, estrutura, pessoas, processo, funding, liderança e relacionamentos. Especial atenção é dada ao Processo de inovação através das etapas da cadeia de valor, criando-se indicadores específicos.. Finalmente a quarta perspectiva reflete as expectativas de Resultados esperados pelas atividades de inovação.

Cada objetivo estabelecido tem seus indicadores para que possam ser mensurados e controlados. Como mencionado anteriormente, as métricas da atividade de inovação devem estar alinhadas com a Estratégia da empresa. Essa irá condicionar o desdobramento das quatro perspectivas e, conseqüentemente, os indicadores a serem utilizados.

Com as quatro perspectivas podem-se medir resultados finais, além de ter uma visão do desempenho da criação de valor futura da empresa, ou seja, o quão bem ela está preparada para continuar a gerar resultados continuadamente. Um número limitado de indicadores, no máximo 20, deve ser o suficiente para medir o desempenho da atividade de inovação na empresa.

Como outras ferramentas gerenciais e ferramentas de outros campos do conhecimento e da vida cotidiana, as ferramentas de gestão da inovação servem para acelerar sua implementação e buscar, de modo mais adequado, resultados superiores.

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