A gestão de projetos inovadores é um caminho distinto da gestão de projetos do cotidiano. O nível de incerteza e risco demanda novas perspectivas e ferramentas de gestão. Um projeto com o qual o gestor está habituado a lidar no dia a dia requer um conjunto de métodos para sua execução. Abaixo você confere um modelo lógico que traz clareza e vai te guiar no processo de inovação para obter ótimos resultados.
As quatro fases do processo de inovação
A gestão de uma iniciativa de potencial inovador é caracterizada por incerteza, risco e falta de referenciais. Os projetos de potencial inovador são apostas no futuro. Quando o grau de incerteza é alto é preciso sistematizar um processo de aprendizado sobre as questões desconhecidas para que sejam esclarecidas o mais rápido possível.
Denominamos esse processo de ICEI – idealizar, conceituar, experimentar e implementar. Se o PDCA traduzia com maestria os passos necessários para a gestão da qualidade, o ICEI apresenta os fundamentos para a gestão da inovação. O processo de inovação apresenta quatro fases que exigem competências distintas das empresas e dos profissionais.
Tudo começa na Idealização
É a fase criativa de geração de insight e novas possibilidades sobre temas estratégicos para a empresa. Algumas empresas guiam essa fase definindo temáticas que conectam a estratégia com as idéias de potencial inovador. A idealização pode ocorrer de forma espontânea, durante o dia a dia mas também de forma induzida a partir de campanhas, workshops e brainstorming.
As idéias inovadoras não nascem prontas. Pesquisas indicam que 95% das idéias que se transformam em inovações diferem da idéia originalmente proposta. A única certeza que temos é que a ideia vai mudar para encontrar sua melhor estratégia. A Natura, por exemplo, se utiliza de diferentes plataformas de relacionamento com clientes, parceiros e universidades para gerar ideias inovadoras.
A fase seguinte é a Conceituação
Consiste no momento destinado a colaborar com terceiros para ampliar o potencial da idéia. Muitas vezes uma ideia parece boa mas quando o cliente compra o produto identifica uma série de restrições. Noutras vezes o consumidor até valoriza a solução mas técnica ou financeiramente há problemas. A gestão de projetos inovadores é um processo de refinamento. A Construtora Tecnisa tem um programa de ideias onde refina suas ideias com a participação de seus clientes.
Experimentação como parte do processo de inovação
Quando o contexto é imprevisível e a informação escassa, amplifica-se a dificuldade de tomada de decisão. Nessa situação, é necessário que os gestores aprendam o mais rápido possível sobre suas apostas estratégicas.
A Experimentação reduz as incertezas e acelera a criação da estratégia vencedora. Quando mais cedo ela emergir mais rápido sua empresa irá vencer. A realização de projetos-piloto, simulações e rápidos testes é a melhor forma de averiguar a aderência das soluções antes de leva-las ao mercado. O Viagra, por exemplo, foi um produto que surgiu a partir do aprendizado gerado num processo de experimentação.
Por último, a Implementação
Reduzidas as incertezas é hora de seguir adiante e acelerar a expansão da nova idéia, produto, processo ou modelo de negocio. Essa fase demanda atenção às técnicas mais comuns de gestão de projetos. Escopo, prazos, cronograma e gestão de pessoas.
A melhoria dos resultados da gestão da inovação depende da eficácia com que a empresa gerencia cada uma dessas fases. Essa é a forma de transformar ideias em resultados.