Desafio
Ampliar a oferta de soluções para os problemas diários dos pontos de venda (PDVs) foi um dos desafios da Ambev na 3ª edição do Além – programa de inovação aberta que viabiliza a cocriação de novos negócios em conjunto com startups. Foi por meio deste desafio que nasceu a parceria da empresa com a Food to Save, marketplace que luta contra o desperdício de alimentos.
Além de aumentar a oferta de soluções e serviços no BEES – plataforma B2B da Ambev, o objetivo do projeto também era ampliar as fontes de receita para os clientes (PDVs). Devido à dificuldade de mensurar a produção e ao curto prazo de validade de determinados produtos, alguns PDVs costumam ter um alto volume de descarte de alimentos.
O projeto de cocriação consistiu em oferecer aos consumidores dos PDVs uma “sacola surpresa” com descontos de até 70%, com produtos que estavam próximos a data de vencimento. A compra da sacola é feita por meio do aplicativo Food To Save – Salve alimentos, disponível para Android e Apple.
“Quando mapeamos essa oportunidade junto a área de negócio vimos diversas formas de endereçá-la e a Food to Save se mostrou o parceiro ideal”, avalia Eduarda Talavera, consultora sênior da Innoscience.
Solução
Pelo aplicativo da Food to Save o consumidor pode escolher entre as lojas disponíveis para fazer a compra da “sacola surpresa”, mas sem ter informações sobre os itens que está adquirindo. É possível escolher entre três categorias: sacola surpresa doce, salgada ou mista.
No início do piloto foram mapeadas algumas incertezas, como por exemplo, se a solução se encaixaria para os clientes Ambev, lembra Vanessa Vilela Lemos, gerente na área BEES Services. A geração de receita incremental era outra incerteza, assim como o impacto ambiental e social da solução.
“Através das sacolas surpresas no aplicativo da Food To Save, nossos clientes puderam vender itens variados como pães, bolos, tortas e diversos alimentos que estavam aptos para o consumo, mas que seriam descartados pelo excesso da produção”, explica Vanessa.
A metodologia utilizada visou facilitar que as diferentes partes pudessem cocriar um novo projeto e alcançar aprendizados durante o teste da solução. “Além do impacto positivo, o resultado foi uma enorme sinergia do trabalho em conjunto de pessoas de dentro da Ambev e da startup”, relata Helaindo Júnior, gerente de Inovação Aberta da Ambev.
Resultados
Com a participação de 34 PDVs, em quatro meses foram comercializadas 8.796 sacolas, totalizando 13,2 mil quilos de alimentos que seriam descartados. “Isso resultou em R$ 200 mil transacionados na plataforma, gerando receita incremental para os clientes”, revela Vanessa.
Estes são alguns dos resultados do projeto-piloto, realizado entre setembro de 2022 a janeiro de 2023. Neste período, também foi possível verificar ganhos ambientais: a estimativa é de 22 mil quilos de CO2 a menos na atmosfera.
“A partir de nossa plataforma BEES, buscamos entregar soluções que agreguem valor para nossos clientes e que contribuam para seu crescimento, alinhado à nossa missão de um futuro com mais razões para brindar. A parceria com a Food To Save é um exemplo de como podemos entregar nossa missão através do crescimento compartilhado com as startups.”, diz Eduarda Normande Mesquita, head da área BEES Services.
A startup
A Food To Save conecta estabelecimentos parceiros que têm excedentes de produção com usuários engajados na luta contra o desperdício. É o aplicativo mobile número 1 do Brasil contra o desperdício de alimentos.
São 1.800 estabelecimentos parceiros cadastrados na plataforma – padarias, restaurantes e conveniências. A startup está presente em 12 cidades, entre elas, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
“É um prazer contar com a Ambev na transformação da sociedade para um consumo mais consciente. Uma parceria desta grandeza mostra que estamos no caminho certo e que, sim, podemos mudar a forma de consumir alimentos no país”, define Lucas Costa Infante, CEO e founder da Food To Save.
A startup já evitou que mais de mil toneladas de alimentos fossem desperdiçados.
A empresa
A Ambev é uma empresa brasileira e nasceu em 1999 da união das centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Atualmente, tem 32 cervejarias instaladas no Brasil, duas maltarias, mais de 110 Centros de Distribuição e seis Centros de Excelência, contando com uma equipe de 30 mil colaboradores no país. Desde 2008, a Ambev faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, resultado das fusões com a belga Interbrew e com norte-americana Anheuser-Busch. Atualmente, a AB Inbev está presente em 19 países e é a maior empresa fabricante de cerveja do mundo. São mais de 200 marcas de bebidas, como Brahma, Budweiser, Spaten, Corona, Stella Artois, Beck’s, Skol, Original, Antarctica, CaipiBeats e Guaraná Antarctica.
Nos últimos anos, a Ambev passou por uma profunda evolução cultural e de negócios e, desde 2022, assumiu-se como plataforma de diversos negócios, com a missão de facilitar a conexão entre as pessoas e gerar crescimento compartilhado para todo o ecossistema. A estratégia é continuar conquistando e encantando fãs com suas marcas, apostando em novos produtos e serviços para promover experiências únicas nas mais diversas ocasiões, além de causar impacto positivo para fora dos muros da companhia.
Uma das ferramentas para isso é a inovação aberta, por meio de projetos como o Programa Além, em que diferentes áreas da Ambev cocriam em conjunto com startups novos produtos, serviços e modelos de negócios. Em três edições, já foram realizados 22 pilotos. Nos últimos dois anos, a Ambev foi reconhecida pelo Ranking do 100 Open Corps como a empresa que mais realiza negócios com startups no Brasil. Também foi eleita como a melhor corporação do ecossistema de startups do país em 2020, 2021 e 2022 pelo Startup Awards.