fbpx

Conexão de Resultados: Dexco e Ampla

Conexão de Resultados Dexco e Ampla

Dexco

A Dexco é a maior produtora de painéis de madeira industrializada no Brasil, líder de mercado na fabricação de louças e metais sanitários no hemisfério Sul e uma das líderes do segmento de revestimentos cerâmicos no país. Com 71 anos de história, a empresa brasileira tem capital aberto desde 1951 e desde 2009 integra o Novo Mercado. Um ano antes, passou a fazer parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). 

Ao completar sete décadas, em 2021 a empresa criou a Viver Ambientes, que traduz o propósito de oferecer soluções para melhor viver por meio de suas marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor. O objetivo da companhia é ser cada vez mais digital, aberta, dinâmica e integrada. 

São três divisões de negócios: Madeira, Deca e Revestimentos, divididas em 25 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Entre os projetos, por meio de uma joint venture da Dexco com a austríaca Lenzing, foi fundada em 2018 a LD Celulose, que produz celulose solúvel em Minas Gerais. Em 2017, foi adquirida a Viva Decora, plataforma de decoração e design de interiores. Em março de 2022, a Dexco deu mais um passo na transformação digital com o lançamento do Open Dexco. Desenhado em parceria com a Innoscience, o programa de conexão com startups e scale-ups busca ampliar a integração da empresa ao ecossistema de inovação.

Startup

A Ampla Intelligence é uma empresa de Inteligência Artificial (IA) com foco em processos industriais e desenvolvimento de produtos. Criada em 2018, a startup transforma em informações futuras os dados de processos de indústrias, especialmente das áreas farmacêutica, alimentação humana, alimentação animal e automobilística. A empresa atua em todo o processo produtivo, desde automação industrial até a entrega de informações estratégicas com o uso de IA, com soluções nas áreas de predição em processos, qualidade preditiva, produção simulada, produção otimizada, reconhecimento facial e análise por imagem.

A startup atende parceiros que necessitam de soluções em gerenciamento e predição de dados, com a finalidade de contribuir para uma melhor tomada de decisão e melhoria contínua, com melhor desempenho e qualidade dos processos. Os produtos da Ampla têm como características: customização, tecnologia moderna e avançada, confiabilidade, praticidade, interface amigável para operação e integração com diversos sistemas. 

Desafio

A otimização do processo do enfornamento de louças foi o desafio proposto no projeto-piloto, ou seja, como adensar a carga diversa de forma inteligente para otimizar espaço físico e garantir constância de massa entre vagonetas. A composição das peças do forno 4 (cuba, privada e caixa acoplada) na vagoneta era realizada manualmente, e sua otimização dependia da experiência do operador. Isso resultava, em muitos casos, no uso de energia térmica para queimar espaços vazios. 

“Se tem uma curva de temperatura, uma carga com quantidade maior de um lado e menor de outro na vagoneta, a menor vai queimar e sairá com defeito. Isso porque o forno trabalha por quilo/massa, com temperatura adequada à determinada carga específica. Como não é possível ajustar a temperatura a cada chegada de vagoneta, quando reduz a carga, desperdiça gás”, explica Rafael Moraes, co-fundador da Ampla Intelligence. 

O objetivo do piloto era manter a curva estável, com melhora no indicador de calorias por quilo produzido, aumentar a aderência de enfornamento e aperfeiçoar o fluxo de produtos prioritários. Segundo Isadora Faustino, engenheira de melhorias e líder do piloto na Dexco, o projeto foi um aprendizado constante. “Foi um case totalmente diferente, desenvolver um software para auxiliar na plataforma de processo”, afirma. Para isso, a Dexco forneceu informações do processo e a Ampla desenvolveu algoritmos para que o enfornamento fosse realizado da melhor forma possível.

Soluções

No projeto-piloto, foi utilizada Inteligência Artificial para geração, visualização e otimização do enfornamento de louças para otimizar o processo, que leva em conta a disponibilidade de SKU’s no estoque, buscando melhor aproveitamento do espaço físico e aumentando a massa por vagoneta.

A partir do estoque e com base em ferramentas de IA, foram analisados os estoques das peças, os tamanhos das vagonetas e realizados cálculos para manter o quilo/massa em determinado peso. “A ferramenta ofereceu uma solução que permitiu o encaixe das peças da melhor forma, a manutenção do estoque, garantiu que a carga em quilo/massa trabalhasse estável e conseguiu colocar mais produtos dentro da vagoneta”, detalha Rafael Moraes.

A solução se mostrou de fácil entendimento e usabilidade, com avaliação média de 8,3, superior ao esperado, além de aumentar a eficiência. “Colocamos no mesmo espaço mais produtos do que costumávamos colocar, o que permitiu um retorno financeiro e a otimização do consumo de gás”, conta Isadora.

O papel da Innoscience vai muito além de conectar a Dexco com a Ampla. Por meio de uma metodologia, identifica as dores e oportunidades relevantes para a empresa e ajuda a desenvolver uma cultura de inovação. “Criar um conjunto ou um arcabouço de dados a serem capturados e medidos para dar certeza para o time na hora de tomada de decisão. Assim, tentamos sair do qualitativo e passamos a focar no quantitativo para que se consiga ser objetivo na hora da tomada de decisão”, detalha Sérgio Gualdi, Head de Projetos de Inovação e Sócio da Innoscience.

 Resultado

A partir da aprovação do projeto-piloto no forno 4, o programa já teve sua continuidade confirmada para implantação em 2023 nos fornos 2 e 3. “Após termos tudo sincronizado, com a extração de dados, produtos que entraram, podemos ter melhor visualização de consumo/tempo da vagoneta dentro do forno”, detalha Rafael. Segundo o co-fundador da Ampla, cada vagoneta terá monitor de código de barra para verificação na entrada e na saída do forno. 

Enquanto o forno 4 é abastecido por caixa acoplada, bacia e pia, os fornos 2 e 3 têm desde saboneteira até coluna da pia. “Será um verdadeiro quebra-cabeça, com peças grandes e pequenas. Tem de encaixar e levar em conta o estoque para garantir quilo/massa até o final do dia, o que vai permitir, em última análise, o menor consumo de gás para produzir o maior volume de peças”, complementa Rafael. 

Isadora Faustino confirma: “Com a plataforma rodando em três fornos, esperamos melhorar o fluxo de peças, o lead time de peças críticas e isso, indiretamente, também deve impactar financeiramente”, diz a líder do piloto na Dexco, destacando que o impacto anual pode ficar em torno de R$ 700 mil com a solução implementada nos três fornos.

Além da parceria com a Ampla Intelligence, o Open Dexco selecionou outros nove projetos-pilotos. Renato Xavier de Lima, especialista em inovação, líder do programa Dexco, explica que os 10 projetos, desenvolvidos durante três meses, alcançaram os objetivos de eficiência operacional e ajudaram a desenvolver a cultura de inovação. Lima destacou a maturidade das startups em se organizar e a capacidade de se relacionarem com uma grande corporação. “Isso é possível também porque existe um método que promove essa organização e traz resultados favoráveis para a corporação. O programa é organizado e, embora jovem, já nasce com maturidade.”

Tags relacionadas:

Talvez você goste: