fbpx

Conexão de Resultados – Ed. 1

Conexão de Resultados é a nossa editoria de apresentação e compartilhamento do impacto gerado pela aproximação entre empresas estabelecidas e startups. Em nossa primeira edição, trazemos os frutos da união entre nossa cliente, a empresa Alphaville Urbanismo, e a startup Maply.

 

A Empresa

Com mais de 40 anos de atuação, a Alphaville Urbanismo leva a todo o Brasil uma proposta exclusiva de planejamento urbano, por meio do desenvolvimento de empreendimentos horizontais que conciliam preservação ambiental, infraestrutura altamente qualificada e o comprometimento com a sociedade.

A Alphaville Urbanismo possui 126 empreendimentos já lançados em 23 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 76 milhões de metros quadrados urbanizados.

 

A Startup

A Maply é pioneira nacional no desenvolvimento de softwares e integração de tecnologias para drones comerciais. Oferecendo soluções para diversos segmentos do mercado, a Maply usa tecnologia aérea para impulsionar a inovação, melhorar a eficiência, aumentar segurança, gerar receita adicional e, em última instância, alterar a forma como as empresas veem seus ativos e gerenciam seus recursos.

A startup busca simplificar a coleta de informações e análise de dados a partir de imagens feitas com Drones. Por meio do seu aplicativo, é possível realizar mapeamentos 2D, mapas de elevações, modelos 3D, entre outros, de forma simples e automatizada.

 

O Desafio

A Alphaville Urbanismo administra uma grande quantidade de empreendimentos e viu a oportunidade de otimizar a sua gestão de obras. Assim, por meio do Alpha Inova, programa de conexão com startups realizado em parceria com a Innoscience, buscou startups com soluções de acompanhamento e gestão de obra.

As obras horizontais realizadas pela empresa são geograficamente espalhadas, com uma área extensa de até 500.000 m². Levando em consideração a possibilidade de otimizar os recursos alocados para atividades operacionais nas obras, a empresa decidiu testar a solução da Maply.

 

A Solução

A Maply apresentou, então, seu modelo de negócios inovador para solucionar essas questões operacionais. A solução consistia em mapear as obras com drones, tornando o processo mais preciso e eficiente. Mas ainda mais importantes que os equipamentos é o software embarcado nele, que permite delimitar o perímetro da obra e programar o voo – tudo de forma automatizada – para a captação de imagens das obras.

Depois que o voo é concluído, esses dados sobem para a plataforma e a empresa adquire um mapa com alta resolução, capaz de fazer medições, tirar volumes e realizar análises de corte. Além disso, a empresa tem acesso ao histórico de todas as etapas de uma obra, o que garante mais controle das entregas e prazos

O aplicativo, que foi feito de forma intuitiva para dar autonomia ao cliente, monitora tudo relacionado ao drone, enquanto a plataforma analisa todos os dados.

 

Os Resultados

Após a contratação da Maply, a Alphaville Urbanismo percebeu uma mudança extraordinária na dinâmica de produção. Com a startup, o tempo de tomada de decisão ou de entendimento da obra passou a ser extremamente rápido. Segundo Gualter Afonso Jr, superintendente de construção na Alphaville Urbanismo, a plataforma revolucionou a forma de conduzir a obra, além das discussões com os fornecedores, que são feitas em cima do aplicativo.

A solução trouxe a segurança de que as obras estão sendo realizadas da melhor forma possível, respeitando o meio ambiente e cumprindo com o planejado. Além disso, proporcionou agilidade nos processos, ganho no monitoramento das atividades de obra e na otimização do tempo dos técnicos em campo para coleta de dados e tomada de decisões mais precisas, tornando o serviço mais produtivo e eficiente.

O mapeamento com drones, além de evitar erros e atrasos na construção, possibilitou o acompanhamento da obra por meio do aplicativo. Isso promoveu uma redução de 30% nos deslocamentos, reduzindo, assim, o tempo e o custo que envolvem as reuniões físicas.

De acordo com Gualter, “hoje, na Alphaville, todas as obras usam a plataforma da Maply; cada obra com seu drone e sua rotina semanal de voo.” Assim, consegue-se comparar os voos de diferentes semanas e identificar as diferenças de um voo e de outro e saber, de forma muito simples, a evolução da obra. “Esse processo revolucionou nossa forma de acompanhamento e tomada de decisão nas obras. Trouxe muita visibilidade e agilidade na gestão dos canteiros.”, complementa o superintendente.

Sob a perspectiva da Maply, a startup conseguiu validar e prospectar o seu produto, que antes era um sistema aplicado em poucas construtoras. Segundo Alexandre Miranda, CEO da Maply, “a Alpha Inova foi uma das melhores coisas que aconteceu na Maply até hoje, porque a gente conseguiu realmente validar o nosso produto. Antes, era aplicado de uma forma totalmente controlada, em que o funcionário da Maply fazia o levantamento. E a Alphaville foi justamente importante para validar esse novo modelo de conseguir escalar esse produto de uma forma fácil e intuitiva”.

 

Quer saber mais sobre conexões de resultados com inovação aberta? Clique aqui!

Talvez você goste: