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Conexão de Resultados – Ed. 12

Empresa

Criada em 1979, a Ocyan, por meio de seus serviços de perfuração offshore, produção offshore, manutenção e serviços offshore e construção submarina, proporciona soluções para a indústria de óleo e gás upstream. Através do compromisso com a sociedade e a sustentabilidade, a empresa potencializa os resultados de seus clientes com um olhar técnico e estratégico. Alguns destes clientes e parceiros são PETROBRAS, ConocoPhillips, Maersk, CNPC e BW Offshore.

Atualmente, com um time composto por mais de 2060 funcionários, se faz presente no mercado brasileiro como uma empresa forte em tecnologia e inovação, com compromisso social e conformidade.

 

Startup

A SocialBase, empresa criada em 2011 com sede em Florianópolis, Santa Catarina, cria soluções para desafios através de estratégias de comunicação interna, como a criação de redes sociais corporativas, que promovem uma maior integração e socialização do time de uma empresa em um ambiente digital e dinâmico. Seus princípios são atrelados à valorização da comunicação, da transparência, da colaboração, do humor e do crescimento em grupo e individual.

A startup já prestou serviços para empresas como Portobello, Unimed, Khomp e Omn e conectou mais de 80.000 colaboradores de seus clientes.

 

Desafio

Com a dificuldade de contato com o público offshore, o desafio da Ocyan foi lançado para atender um gap de comunicação com essas pessoas, que representam 2/3 dos trabalhadores e não trabalham com e-mail corporativo nem podem embarcar com aparelho celular.

 

Solução

A Social Base desenvolveu o primeiro canal de comunicação interna colaborativo, disponível 24h por dia por celular, tablet e desktop para 100% dos integrantes onshore e offshore da Ocyan. A nova plataforma tem como objetivo aproximar, dar voz e representatividade a todos da empresa, mesmo que em alto mar, podendo ser acompanhada diariamente inclusive por quem está no período de escala desembarcado.

 

Resultados

Quatro meses após o lançamento da plataforma, a Ocyan alcançou um NPS (Net Promoter Score – Índice de Satisfação do Usuário) de 67 pontos em uma escala de -100 a 100. O índice alcançado, mensurado pela ferramenta Hotjar, foi bem acima da meta de 50 pontos que tinha sido estabelecida, posicionando a avaliação como World Class.

Enquanto isso, o número de integrantes que baixaram o aplicativo ultrapassou os 20%, superando a expectativa, principalmente por ser uma nova ferramenta de comunicação, que enfrenta desafios de conectividade internos.

Segundo Danilo Fadel, Analista de Comunicação da Ocyan, “a celebração principal é de fato que esses integrantes já podem se comunicar entre si e ganhar voz. Em uma pesquisa interna realizada pela Ocyan durante a pandemia, a avaliação dos integrantes em relação a transparência e assertividade da comunicação alcançou um índice de 96%. E a plataforma Ocyan Comunica contribuiu para este resultado! Pela primeira vez, a Ocyan dispõe de um espaço colaborativo para ouvir os integrantes e aproximá-los em um mesmo local”.

Para a Social Base, o processo promovido pela Innoscience fez com que a startup pudesse realmente se aprofundar no desafio proposto pela Ocyan e, desta forma, foi possível alcançar o cerne do problema e criar uma solução muito mais efetiva.

O Diretor de Customer Growth da Social Base, Leonardo Camacho, contou que “foi um aprendizado importante, pois entendemos melhor como abordar empresas com um grau de complexidade como o da Ocyan, que é uma indústria que atua em um segmento altamente competitivo. Também valorizamos muito o espaço de diálogo que foi criado; tivemos contato com os diretores da empresa para explicar o que estávamos propondo. Pessoas nestes cargos muitas vezes não interagem em situações assim. Foi um grande aprendizado que nos tornou mais aptos a atender clientes com o mesmo perfil da Ocyan”.

 

Mais uma conexão de grandes resultados!

 

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