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Conexão de Resultados – Ed. 14

Empresa

Há 117 anos, surgiu o Sicredi, Sistema de Crédito Cooperativo, uma Instituição Financeira Cooperativa presente em 22 estados brasileiros, com destaque para as regiões sul e sudeste. O sistema cooperativo oferece mais de 300 produtos e serviços com a missão de valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhora da qualidade de vida de seu associado e da sociedade.

Com valores como transparência na gestão, desenvolvimento dos clientes, preservação irrestrita da natureza cooperativa do negócio e eficácia, a empresa criou uma rede de mais de 4,6 milhões de associados, através de suas 1,9 mil agências e seus 30 mil colaboradores.

 

Startup

Através do objetivo de democratizar e transformar o processo de aprendizagem por meio da gamificação, surgiu o Ludos Pro, uma plataforma gamificada que, desde 2018, promove a junção de técnicas de jogos com estratégias tradicionais de ensino.

As soluções elaboradas pela startup engajam e aumentam a produtividade no ambiente de trabalho de seus clientes: mais de 200.000 pessoas já foram impactadas com seu formato de treinamento que promove a mobilidade, a personalização e a inteligência de dados.

 

Desafio

O Sicredi é um sistema cooperativo que funciona com autonomia para as cooperativas. A gestão do relacionamento com os clientes, no caso os cooperados, é um dos principais diferenciais da instituição. Capacitar o time interno para usar as ferramentas tecnológicas disponíveis para otimizar o atendimento compõe uma das estratégias para fortalecer esse relacionamento. No entanto, os treinamentos relacionados a CRM (Customer relationship management) aconteciam de diversas maneiras (a distância, presenciais ou por vídeos), e a empresa chegou à conclusão de que seria interessante explorar maneiras inovadoras de promover aprendizados para seus funcionários.

Desta forma, a empresa precisava de uma solução para engajar suas cooperativas com o sistema de CRM que havia sido desenvolvido e evidenciar os benefícios de padronizar os sistemas de gestão de agências para, com isso, simplificar processos cotidianos e reforçar seu diferencial com os cooperados.

 

Solução

Como parte do programa Inovar Juntos, de conexão com startups, o Sicredi desenvolveu, em parceria com o Ludos Pro, uma ferramenta que unificou os treinamentos para as agências a partir de uma plataforma gamificada, gerando conexão entre os gerentes de conta Sicredi e a ferramenta de CRM.

O projeto denominado de CRM Play conta com funcionalidades diversas, como estratégias de storytelling interativo; avatares para os usuários que podiam ser customizados; acesso web e mobile; ranking segmentando por cooperativas; e brindes.

A ação como um todo não se limitou ao ambiente web ou mobile, pois as interações propostas se interligavam com a realidade offline: os usuários que realizassem o uso frequente do CRM Play no dia-a-dia aumentavam suas pontuações no jogo. Então, para crescer no ranking e até mesmo ganhar moedas – que posteriormente eram trocadas por brindes -, o usuário precisava se engajar com a solução.

As pontuações também funcionavam por agência – e não apenas individualmente. Desta forma, mais pessoas precisavam participar: não bastava agir sozinho se o objetivo era subir no ranking e ganhar moedas como uma equipe, o que fortalecia o senso de time na organização.

 

Resultados

O CRM Play inicialmente engajou 1.300 usuários e apresentou uma aceitação muito positiva: 86% dos jogadores afirmaram que fariam outros treinamentos gamificados. Esta experiência serviu como a porta de entrada para a parceria entre a empresa e a startup, afinal, a partir disso, a plataforma foi expandida para outras áreas da empresa, atingindo mais de 7.000 usuários.

Renan Marafigo de Souza, Coordenador de CRM do Sicredi, conta: “o que mais gostei deste processo foi a atitude do Sicredi de ir atrás de novas opções para resolver desafios. Acredito que a solução foi muito ágil: em um mês, estávamos com o conteúdo completo e a plataforma rodando – resolvemos nosso problema rápido. Os feedbacks foram positivos, todos gostaram do novo formato, se empolgaram com os brindes e com as interações dentro da plataforma. Foi tudo tão positivo que mantemos a parceria com o Ludos Pro até hoje!”

A plataforma, completamente customizada com um visual único e exclusivo, ainda alcançou o marco de 91% dos participantes avaliando a dinâmica positivamente.

Stephanye Freitas, Game Designer e Especialista em Gamificação do Ludos Pro, acrescentou: “o projeto do CRM Play se tornou um grande case de sucesso não apenas para o Sicredi em seus treinamentos corporativos, mas para o Ludos Pro como mais uma evidência da eficácia da gamificação no aprendizado. Foi incrível trabalhar nesse desafio e ver os resultados alcançados! O alinhamento entre os dois times com o apoio da Innoscience foi essencial para o sucesso da plataforma, sempre atuando na gestão do projeto, gerando sinergia entre os envolvidos e colaborando com o alcance dos objetivos definidos”.

 

Mais uma conexão que gerou múltiplos resultados!

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