Participantes
Empresa
A SLC Agrícola, fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras, focada na produção de algodão, soja e milho. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento.
Startup
A Agrymet, fundada por pai e filha agrônomos, é uma startup que busca conectar a ciência com o campo através do Agrymax, sistema online que transforma dados agrometeorológicos em informações importantes e acessíveis ao setor agrícola, auxiliando em suas tomadas de decisão e nas definições estratégicas para as safras.
Desafio
O AgroExponencial, programa de inovação aberta da SLC Agrícola, operacionalizado em parceria com a Innoscience, busca soluções disruptivas para demandas operacionais e corporativas. Neste programa, a empresa almeja encontrar e contratar startups que apresentam alternativas para problemas operacionais que não possuem resolução dentro da cadeia tradicional de fornecedores. No AgroExponencial de 2019, a SLC Agrícola elencou, entre outros 9 desafios, o de gap de produtividade.
A empresa tinha uma estimativa do quanto produziria por hectare em um determinado cultivo de soja, sabendo que as variáveis influenciadoras são a própria variedade do que está sendo plantado, a época de plantio e o clima. Entretanto, entendia que poderia ter maior assertividade na mensuração da sua produtividade, necessitando, assim, de uma solução que fizesse esse cálculo para ter um maior controle da produção.
Solução
A startup Agrymet desenvolveu uma plataforma que tem um algoritmo para fazer um diagnóstico de produtividade que isola os fatores de clima (chuva, temperatura e vento), variedade e época plantada e identifica qual deveria ter sido o número produzido.
Este produto calcula o gap de produtividade média de cada fazenda e a produtividade desejada. Ele permite, portanto, dividir a perda que a SLC Agrícola tem de produtividade em relação à safra passada e, também, ao potencial da cultura.
Dessa forma, a SLC Agrícola passa todas as informações de plantio e a startup faz o upload desses dados, além de tirar o resultado de qual deveria ser a sua produtividade; ou seja, o número de sacas por hectares.
A empresa, perante um número menor de sacas do que o estipulado pela Agrymet, é capaz de identificar a porcentagem de redução devido a problemas de manejo da fazenda. A partir deste diagnóstico, a SCL Agrícola pode passar para uma investigação mais profunda para compreender o porquê da perda: ser foi por conta de uma praga ou da adubagem, por exemplo.
Resultados
Apesar de ser difícil apontar numericamente os resultados obtidos dessa ferramenta, é possível afirmar que ela auxilia no diagnóstico e na identificação dos problemas.
O diagnóstico apresentado pela startup passou a ser utilizado como insumo para o desenho da safra seguinte. Assim, com o algoritmo, a empresa passou a fazer um novo planejamento agrícola, mais preciso e eficiente.
A criação do AgroExponencial foi uma ação muito importante para o momento atual. Segundo Frederico Logemann, Gerente de Relações com Investidores da SLC Agrícola, “fica claro que a inovação, hoje, vem de todos os lugares. Antes, quem a trazia eram os grandes players; agora, ela pode vir de qualquer canto e temos que nos movimentar para encontrá-la”.
Da perspectiva da Agrymet, participar do programa foi um ponto de virada para a startup, visto que foi possível entender o seu alcance e potencial, além de validar o seu produto. Ademais, de acordo com Bárbara Sentelhas, CEO da Agrymet, “ter a SLC Agrícola como cliente dá um respaldo muito grande e abriu mercado. Além de ganharmos credibilidade, pudemos validar o nosso modelo”.
Depois de executar um piloto remunerado em determinada fazenda da SLC Agrícola a Agrymet foi convidada para expandir a adoção de sua solução para outras operações da empresa.
Quer saber mais sobre conexões de resultados com inovação aberta? Clique aqui!