fbpx

Conexão de Resultados – Ed. 3

Empresa

A Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed) é um sistema de cooperativas médicas brasileiro fundado em 1967, que atua como operador de planos de saúde. Investe na valorização dos médicos e pratica uma medicina humana, ampla e preventiva através de 345 Cooperativas, 116 mil médicos cooperados em 2.445 hospitais credenciados e 119 hospitais próprios.

A Unimed VTRP começou em 1971 com o nome de Altomed. Em 1977, ampliaram sua missão e assumiram vocação regional, adotando o nome Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, que mantem até hoje. A empresa, que tem como objetivo prover saúde aos clientes, agregando valor aos cooperados e demais partes interessadas, abrange, atualmente, uma área de 59 municípios dos vales do Taquari, Rio Pardo e da região do Jacuí.

 

Startup

Fundada por educadores, a Scaffold Education une tecnologia e produções de qualidade para proporcionar as melhores experiências de aprendizagem, com atuação em plataformas de educação e capacitações digitais. Seu foco está na satisfação dos clientes por meio de um trabalho ético e de alto nível que gera resultados concretos.

 

Desafio

A Unimed tinha como objetivo oferecer uma plataforma de educação corporativa que complementasse seus programas de capacitação presenciais. O desafio consistia em buscar uma ferramenta de educação online para atender não apenas colaboradores, mas também prestadores de serviço e clientes. A Scaffold Education foi selecionada para o InnovatiON, programa de Inovação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, no Rio Grande do Sul realizado com apoio da Innoscience.

 

Solução

A Scaffold Education se destacou desde o início do programa ao estudar a Unimed e ter o cuidado de usar sua identidade visual na apresentação inicial. Além disso, foi a startup que mais atendeu à necessidade da empresa ao oferecer uma ferramenta de educação online que possibilita um acompanhamento, por parte da Unimed, da realização das aulas, do grau de dificuldade e da aprendizagem dos usuários, funcionalidades relevantes para resolução do desafio. Os alunos podem, ainda, registrar como foi a experiência na plataforma e dar nota nas videoaulas.

Foi possível perceber o cunho de aprendizado por detrás da plataforma da startup. Há uma preocupação em como garantir o aprendizado de uma forma diferente. A plataforma tem preocupação em saber se os treinamentos realizados são de fato eficazes.

Com isso, a Unimed optou por aprofundar o contato com a Scalffold e, no trabalho de imersão, a cooperativa, juntamente da startup, definiu os públicos a serem trabalhados: colaboradores, secretárias de médicos e clientes.

 

Resultados

No que se refere ao público de colaboradores, a cooperativa fazia um trabalho presencial de integração com os mesmos ao ingressarem na Unimed. Eles têm um onboarding de capacitação na sua função depois da admissão. A implementação do onboarding online foi, de acordo com Eliane Frohlich, gerente de desenvolvimento humano da Unimed, um sucesso. Na modalidade presencial, os colaboradores tinham quatro meses para concluir a jornada de desenvolvimento. Na plataforma, foi estipulado e colocado como meta 30 dias para sua execução. Ao final do piloto, o prazo para onboarding apresentou média de apenas 11 dias para a conclusão da capacitação.

Para o segundo público, as secretárias de médicos, foram disponibilizadas videoaulas sobre inclusão de laudos no sistema da Unimed. A meta era de atingir 80% de acessos, levando em consideração que já havia um gap de secretárias que não estavam fazendo esta etapa do processo. A média de acesso ficou, no piloto, em 72% abrindo espaço para discussões semanais dos times da Unimed e da Scaffold sobre acessos e propostas de outras ferramentas de engajamento.

O terceiro grupo priorizado foi de gestantes do programa “meu bebê”, que participam de uma série de encontros preparatórios para a chegada da criança. O objetivo principal era disseminar o conhecimento junto as mamães. E, no piloto, foram feitos dois dos encontros de forma online: a oficina de papinhas e a oficina de shantala (massagem para bebês). A meta de acessos deste público era de 40%, já que nunca tinham disponibilizado nenhum tipo de acesso anteriormente. Mas o resultado foi surpreendente: chegou a quase 70%.

Com essa parceria, a Unimed atingiu clientes que não participariam do programa presencial (como gestantes de cidades distantes). Ademais, puderam identificar que houve um grande número de downloads dos arquivos – característica diferente dos outros dois públicos.

É possível afirmar que a opção de educação e desenvolvimento através da plataforma tornou todo o processo mais dinâmico e eficiente. Ela possibilitou que os funcionários e terceiros acessassem o conteúdo no seu próprio posto de trabalho, no seu tempo, e propagou conhecimento entre clientes que dificilmente se locomoveriam e participariam de um encontro presencial.

Segundo Eliane Frohlich, a Scaffold Education foi sempre muito comprometida. A conexão e o engajamento das duas equipes fizeram com que este fosse um dos melhores pilotos. “Foi uma experiencia muito bacana. Foi uma troca de aprendizado: eles aprenderam conosco e nós, com eles. Nós aprendemos com a velocidade deles e eles, com a nossa organização”.

E, para a startup, trabalhar com a Unimed também foi muito benéfico, já que ela tem a empresa como referência. De acordo com Eliane, vários clientes da Scaffold ligam para a Unimed para saber mais como foi trabalhar com a startup.

 

Mais uma conexão de resultados.

 

Quer saber mais sobre conexões de resultados com inovação aberta? Clique aqui!

Talvez você goste: