fbpx

Conexão de Resultados: Energisa/Voltz e 4KST

Conexão de Resultados

A empresa

Com a missão de transformar energia em conforto e em desenvolvimento, a Energisa é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro. A empresa abrange onze distribuidoras e doze concessões de transmissão, conectando 20 milhões de pessoas de todas as regiões do país à melhor solução de energia.


Fundado em Minas Gerais, em 1905, o Grupo Energisa sempre teve em seu DNA a inovação como característica mais forte. Por isso, em seu portfólio, agrega serviços para incluir seus clientes nas melhores soluções em suas diversas áreas de atuação, inclusive de tecnologia financeira.


Desde 2020, a Energisa possui um braço financeiro que é a Voltz, a fintech focada em soluções financeiras para utilities. O objetivo é oferecer produtos inovadores e contribuir com a inclusão digital e financeira dos clientes de todo o Brasil.


A Energisa está presente em 862 cidades do Brasil. Muitas localidades onde não há agências bancárias possuem agência de atendimento Energisa. Por isto, a Voltz desenvolveu produtos e serviços para pessoas físicas e jurídicas.

A startup

Criada em 2017, a 4KST nasceu dentro do laboratório de Pesquisas em Inteligência Artificial da PUC do Paraná. A startup é especializada em criar soluções customizadas para melhorar processos dentro das empresas através da utilização de inteligência artificial e algoritmo próprio.


A 4KST trabalha com análises preditivas – processo de usar dados para tentar prever possíveis problemas. Por meio desta tecnologia, reduzem os riscos de fraude, inadimplência, fazem previsão de demanda, evasão e diversas outras previsões. A startup atende bancos, seguradoras, instituições de ensino, indústrias, empresas de telecomunicações, varejo e saúde, entre outras.


Na Febrabran Tech 2022, a 4KST foi uma das vencedoras da competição entre startups, e em 2023 repetiu a dose, tornando-se a primeira bi-campeã do evento. Em 2019, foi eleita uma das melhores empresas de Machine Learning do país e ficou em 3º lugar no edital Finep Startups.

O Desafio

O desafio Score Startup consistiu em identificar os clientes Energisa com potencial para acessar o crédito da Voltz. O objetivo também era trabalhar a estruturação de análise de risco de crédito para os clientes, com melhor ajuste do score do cliente.


“Um bom score de risco de crédito tem duas vantagens. A primeira é que reduz a inadimplência e reduz o risco de perda de dinheiro e o segundo é que precifica melhor”, comenta Dagoberto Trento, sócio da Innoscience.


O projeto piloto foi realizado de fevereiro a agosto de 2022. Jean Bueno, coordenador de inovação da Energisa, destaca que o desafio faz parte das ações prioritárias para entender as necessidades dos clientes e melhorar as soluções digitais ofertadas.

Solução

A 4KST mapeou os clientes da Energisa com predisposição à inadimplência para que a Voltz pudesse oferecer crédito. Esta classificação do risco foi possível graças ao modelo preditivo desenvolvido a partir da tecnologia de inteligência artificial da startup, que consiste na análise de dados históricos de consumo e pagamento de energia.


“São métricas técnicas que levam à acurácia acima da média de mercado”, afirma Riccardo Lanzuolo, CEO da 4KST. O especialista ressaltou que a parceria também focou na capacidade de fazer com que o modelo desenvolvido para a Voltz mantenha aprendizado contínuo e seja capaz de se retroalimentar.
Após o projeto piloto, a nova modelagem de risco de crédito foi validada pela empresa e, a partir daí, a solução foi escalada em toda a organização.

Resultados

Entre os resultados, Bueno ressalta que o projeto contribuiu para o desenvolvimento da oferta de serviços da Voltz. “A iniciativa trouxe um novo player para o nosso ecossistema de soluções financeiras da Voltz, que se tornou um parceiro efetivo e resolveu um problema relevante no nosso negócio, que é o cálculo do score de crédito dos nossos clientes com acurácia”, disse Jean, sobre a parceria com a 4KST.

Além de trazer benefícios para o cliente final, a solução de avaliação de crédito baseada em inteligência artificial contribuiu para a revisão e consolidação de alguns processos relevantes da empresa. A parceria foi firmada em um momento chave para a Voltz quando, em apenas dois anos de operação, atingiu a marca de 1 milhão de clientes, conforme anunciado no final de março pelo vice-presidente de Tecnologia da Energisa, Gustavo Valfre, durante o UTCAL Summit 2023.

No ano passado, a Voltz venceu o Prêmio Score Awards na categoria Fomento à Inovação a partir do Uso Criativo de Dados. O reconhecimento foi entregue no Score Summit 2022. Segundo Bueno, a solução irá ajudar a fintech a fazer uma melhor gestão da carteira de crédito e destacou que o resultado está alinhado aos objetivos estratégicos da empresa.”

Talvez você goste: