A Empresa
A Concessionária Linha Universidade é a responsável pela retomada da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) firmada entre o Governo do Estado em outubro de 2020 e que estabelece um contrato de 24 anos entre a construção e operação.
A Linha 6 irá atender um fluxo previsto de mais de 600 mil pessoas por dia e gerar cerca de 9 mil empregos. Atualmente, a construção e implantação da Linha 6-Laranja é o maior projeto de infraestrutura da América Latina, que contemplará 15 quilômetros de linha e 15 estações, e vai conectar o centro da capital à Brasilândia, na zona norte.
A Startup
A naPorta é uma logtech de impacto, que tem como propósito viabilizar as entregas das compras online feitas pelos moradores das comunidades e regiões com restrição de entrega.
No Brasil, 36 milhões de pessoas sofrem com problemas de acesso, não recebendo seus produtos em casa por morarem em áreas consideradas de risco, sendo obrigadas a buscar suas encomendas nas agências de correio ou colocando no CEP de algum amigo ou familiar que mora fora dessa região.
Através de bases instaladas próximas das comunidades de Rio de Janeiro e São Paulo, a naPorta leva acesso e conveniência aos moradores, realizando entregas que nunca chegavam a esses locais, inserindo essas comunidades no mapa do e-commerce.
Ao mesmo tempo em que aumenta a base de compradores e capilaridade das empresas que vendem através da internet, resolvendo o problema da entrega em endereços que não são atendidos por outros serviços de frete, a startup gera renda para a comunidade, já que os entregadores e líderes operacionais são moradores da região onde as bases estão instaladas, aumentando assim a renda local e empoderando as comunidades
O Desafio
O Desafio de Mobilidade Elétrica fez parte do Programa Union, uma das iniciativas do projeto Estação Sustentar da Linha Uni, que visa atingir os objetivos de descarbonização nos variados modais de transporte e de impacto social com geração de oportunidades de trabalho nas áreas do entorno da futura Linha Universidade.
A concessionária buscava soluções logísticas last mile para comunidades inacessíveis nas áreas do entorno da futura linha 6-Laranja de metrô, que envolvessem mobilidade elétrica, e que ao mesmo tempo pudessem gerar em sua operação oportunidades de trabalho à população local.
A Solução
A naPorta instalou um hub logístico na Brasilândia, comunidade que fica no entorno do trajeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, para fazer as entregas “last mile” nos endereços que não eram atendidos por outros serviços de frete.
Durante o projeto, quatro grandes varejistas passaram a oferecer as entregas da naPorta em seus e-commerces: Carrefour, Magalu, C&A e Mary Kay.
Com a base instalada, foram contratados entregadores da própria comunidade para realizarem as entregas em motos elétricas, atendendo às duas imposições do escopo do piloto: geração de renda e descarbonização.
O projeto-piloto foi executado entre 10 de maio e 23 de julho, e atendeu, além da Brasilândia, várias comunidades da zona norte de São Paulo, como Casa Verde, Freguesia do Ó, Cachoeirinha, Pirituba, Jaraguá, Taipas e Perus.
“O relacionamento com a Linha Uni foi supertranquilo. No início foi preciso trocar de espaço, e a concessionária foi muito compreensiva. Eles aportaram comunicação com a agência deles, foram muito participativos, questionaram números, métodos, foram muito parceiros. Foi uma relação muito saudável, a Linha Uni esteve conosco desde o início e isso foi fundamental para o projeto. Estavam juntos mesmo, no dia a dia, não apenas em reuniões”, comenta Katrine Scomparin, CMO e Co Fundadora da naPorta.
Os Resultados
Em 63 dias de “operação assistida”, foram realizadas mais de 514 entregas, com mais de 800 quilômetros percorridos, 100% em veículos elétricos.
Em todas as comunidades englobadas pelo projeto-piloto, a naPorta conseguiu realizar entregas em endereços de 163 faixas de cep que não eram atendidas anteriormente.
Na primeira semana, enquanto a base da naPorta ainda era novidade, foram realizados apenas 13 pedidos. Com a participação efetiva da Linha Uni e o esforço de comunicação para divulgar o serviço, o projeto ganhou destaque na cobertura jornalística da TV Globo de São Paulo, impulsionando os pedidos para 161 na última semana do piloto.
Para Juan A. Santos de Paz, Diretor Financeiro e de Sustentabilidade da Linha Uni,
“o desafio de mobilidade elétrica foi uma decisão acertada. Não apenas estamos ajudando a impulsionar a economia local através da geração de empregos, mas também estamos reduzindo a pegada de carbono e promovendo a sustentabilidade. É um exemplo inspirador de como a inovação pode transformar comunidades.”
Segundo Katrine, “uma base uma vez aberta nunca mais é fechada”. Mesmo com o final do piloto, a startup já trabalha nos próximos passos: tracionar o modelo de negócio, aumentar o volume de entrega, aumentar o número de clientes (as redes varejistas), gerar mais emprego e dar qualidade de serviço para esse território.
Quando a Linha 6-Laranja estiver em operação, o projeto prevê a inclusão do modal metrô na malha logística de entrega da naPorta.
“Queremos chegar a 1600 entregas até o final de ano. Isso geraria oportunidade de renda para 32 entregadores”, finaliza Katrine.