A Empresa
A Scania é referência mundial no desenvolvimento de soluções de transporte sustentável, consolidando sua posição como um dos principais fabricantes de caminhões pesados, ônibus e motores para aplicações industriais, marítimas e geração de energia. Com presença em mais de 100 países e 58 mil colaboradores(as), a empresa lidera a transformação para um sistema de transporte e logística mais sustentável e eficiente.
Em 2024, a Scania anunciou um novo ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões no Brasil, dando continuidade a projetos que reforçam tecnologias para a descarbonização do ecossistema de transportes.
A Startup
A Cobli é uma startup de tecnologia especializada em inteligência para gestão de frotas, oferecendo soluções inovadoras para otimizar operações em diversos setores, como telecom, transportes, energia, e-commerce e construção civil.
Utilizando IoT, Inteligência Artificial, Big Data e Videotelemetria, ajuda empresas a reduzir custos, aumentar a produtividade e reforçar a segurança na utilização de veículos e equipamentos.
Fundada em 2017, conta com um time de mais de 400 pessoas e já recebeu mais de R$ 350 milhões em investimentos de fundos como SoftBank, IFC e Fifth Wall. Hoje, está em todos os estados do Brasil.
O Desafio
Buscando uma solução de monitoramento em tempo real e inteligência de dados para identificar oportunidades de melhoria em sua frota, a Scania apresentou o desafio “Telemetria Avançada para Otimizar Eficiência Operacional de Veículos Industriais”. O projeto fez parte da segunda edição do Programa Inovação em Movimento, em 2024.
O objetivo foi encontrar uma solução para garantir mais segurança, aumentar a produtividade, reduzir custos com manutenção e aprimorar a conservação dos seus veículos industriais, permitindo uma gestão mais estratégica e preventiva.
Com um alto volume de veículos industriais em operação, a forma como são utilizados impacta diretamente seu desempenho, os riscos envolvidos para funcionários e os custos operacionais.
Para enfrentar essa demanda, a Scania buscou tecnologias que trouxessem maior visibilidade sobre o uso dos equipamentos, otimizando a segurança dos operadores, a eficiência da frota e os processos de manutenção dos veículos.
A Solução
Por meio de sensores de GPS e GPRS instalados nos veículos, a Cobli implementou um sistema de rastreamento em tempo real da localização, velocidade e status do veículo – ligado, parado com o motor ligado, desligado, garantindo um controle mais eficiente sobre a operação.
Considerando o desgaste causado pelo excesso do sistema de frenagem e acelerações bruscas, a startup também integrou um acelerômetro em cada veículo industrial, permitindo a análise do perfil de condução e alertando os gestores em casos de comportamento inadequado ou ultrapassagem da velocidade permitida.
Além disso, a solução incluiu a instalação de cercas eletrônicas e travas de ignição, garantindo que, caso os veículos saiam das áreas permitidas, sejam automaticamente bloqueados. Isso contribuiu significativamente para a redução de custos operacionais com a manutenção de veículos.
O projeto piloto durou 4 meses e foi implementado na planta da Scania em São Bernardo do Campo/SP, com 10 veículos – incluindo empilhadeiras, rebocadores, paleteiras e plataformas elevatórias.
Os Resultados
Durante o projeto piloto, a solução da Cobli trouxe visibilidade essencial sobre a operação da frota e contribuiu para melhorias significativas na gestão e treinamento de condutores.
Com base nos dados coletados, a Scania está aprimorando o uso dos veículos promovendo práticas corretas de operação e treinamento direcionado. A solução também ajudou a identificar pontos de ociosidade das máquinas, possibilitando otimizações que aumentaram a produtividade.
“Foi um grande aprendizado trabalhar com essa mentalidade de experimentação. A partir do escopo inicial, foi mais fácil, com o apoio da Innoscience, encontrar o ponto de encontro entre a necessidade da empresa e a solução proposta”, afirma Lucas Nogueira, Analista de Projetos e Indicadores da Scania.
Raul Neto, Engenheiro de Vendas da Cobli, ressaltou a importância da Innoscience no processo: “A gestão da Innoscience foi essencial. O projeto só foi possível graças ao acompanhamento constante, garantindo que tudo estivesse alinhado com os objetivos da Scania.”
Próximos passos
O projeto piloto da Scania continuará na fase 2, com a expansão para o monitoramento de empilhadeiras a gás e foco adicional no controle da temperatura do óleo do motor. Também serão incluídos sensores em plataformas elevatórias, visando ampliar a cobertura de monitoramento.
A meta é concluir a implementação de toda a frota até o final de 2025, envolvendo 600 veículos industriais e maximizando a eficiência do sistema de telemetria.