fbpx

Conexão de Resultados: SLC Agrícola e Olho do Dono

Conexão de Resultados SLC Agrícola e Olho do Dono

A empresa 

A SLC Agrícola, fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é produtora de soja, algodão, milho e gado, e trabalha no sistema de integração lavoura-pecuária. Também é detentora da marca SLC Sementes, que produz e comercializa sementes de soja e algodão. É referência entre as empresas do setor agrícola na Bolsa de Valores, sendo uma das pioneiras do segmento no mercado de ações. Com matriz em Porto Alegre (RS), a empresa tem 23 unidades de produção, sendo 22 próprias e uma arrendada, localizadas em sete estados brasileiros. Na safra 2021/2022, a produção totalizou 672,4 mil hectares plantados. 

A startup 

A Olho do Dono atua com pecuária de precisão desde 2015. A startup desenvolveu, durante oito anos, um software para monitorar animais em seu habitat natural, utilizando uma câmera 3D portátil. Ao passarem pelo campo de visão da câmera no campo, a tecnologia consegue extrair até 500 características do boi por meio da imagem 3D, como a pesagem, por exemplo. Por meio de uma plataforma de Inteligência Artificial que processa os dados, a empresa de Vitória (ES) permite ao gestor tomadas de decisão, antecipação do manejo e a otimização do negócio, como avaliação se está na hora de vender o boi, por exemplo.  

Desafio 

Com fazendas de gado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a SLC Agrícola lançou o desafio de tornar mais ágil e recorrente a contagem e a pesagem dos bovinos sem interferir na rotina em campo de forma a promover o bem-estar animal. Tais procedimentos são tradicionalmente realizados de forma manual, com pesagem em balança no curral, sendo de difícil execução para os trabalhadores e com maior risco de acidentes. Isso porque é preciso levar o boi até o curral e fazer com que fique imóvel para colocá-lo na balança.  

A pesagem acabava não sendo frequente em razão do grande esforço dispendido para pesar e contar uma grande quantidade de cabeças de gado, sem contar o estresse dos animais. “A dificuldade de ter informações recorrentes em tempo real sobre a realidade do gado impactava também na tomada de decisões”, detalha Eduarda Meneghel Talavera, consultora sênior da Innoscience.  

Solução 

A Olho do Dono apresentou a tecnologia para o desafio da SLC Agrícola: a câmera portátil com software desenvolvido pela startup para monitorar animais em movimento na fazenda. Antes conectada a um notebook, a câmera passou a ser conectada diretamente em computador embarcado. Na implantação do projeto-piloto, a startup aproveitou para lançar mais uma novidade: controlar a câmera pelo smartphone, o que permitiu a visualização das imagens pelo celular. 

No piloto, realizado entre 29 de agosto e 29 de novembro de 2022 na Fazenda Paiaguás (MT), a maior da SLC Agrícola em produção agrícola e pecuária, a startup também lançou comercialmente a filmagem com a câmera posicionada acima dos animais (antes a filmagem era pela lateral do boi), que vinha sendo desenvolvido e testado há 2 anos em outras propriedades, explica Pedro Henrique Coutinho, CEO da Olho do Dono.  

“A execução do projeto foi muito bem planejada pela SLC, Innoscience e Olho do Dono. Visitamos a fazenda para conhecer a equipe e conhecer de perto o grande projeto de integração pecuária e lavoura da Paiaguás”, conta Pedro, que também oferece serviços para pequenas propriedades.  

Resultados 

A comparação da solução da Olho do Dono com a balança convencional chegou a 97% de acurácia, com redução de 85% no tempo de manejo. A diferença na contagem da ferramenta foi de apenas 0,3% em comparação ao realizado manualmente. Entre os usuários, o índice de satisfação ficou acima de 85%. De acordo com Pedro, que fez uma imersão na propriedade e treinou a equipe de vaqueiros, mais de 330 animais foram pesados no pasto e contados pela câmera em somente 15 minutos, o que antes demorava mais de um dia. 

“Fiquei surpreso tanto com a praticidade da utilização do equipamento quanto com a acurácia, da pequena diferença do peso na balança convencional para o sistema” afirma Marcos Marinho, coordenador regional de pecuária da SLC Agrícola. Entre os resultados, Marinho ressalta a possibilidade de melhorar o bem-estar animal, que é monitorado e analisado a campo. Outro fator destacado pelo executivo é a otimização da mão de obra, assim como a redução de riscos para os funcionários pelo fato de não precisarem manejar os animais no curral.  

Mas o maior ganho é o acompanhamento em tempo real. “A possibilidade de um monitoramento instantâneo de peso que permite corrigir rotas, como manejo nutricional e pastagem, foi o principal fator”, explica Marinho. Numa pesagem tradicional, geralmente os animais são pesados na entrada, na fase terminação ou na recria. Com a Olho do Dono, o coordenador de pecuária da SLC Agrícola informa que é possível realizar a pesagem quantas vezes for necessário, como em uma mudança de dieta ou alteração de característica de matéria-prima, ou ainda em caso de variação climática.  

Próximos passos 

O bem-estar animal, a otimização da mão de obra e acurácia do monitoramento em tempo real foram os três fatores determinantes para a decisão da SLC Agrícola em expandir o projeto para outras cinco propriedades no Estado do Mato Grosso, usando o mesmo equipamento, em razão de as fazendas serem próximas umas das outras e os equipamentos serem de fácil utilização e transporte, podendo ser carregados em uma mochila.  

Nesta segunda onda, será integrada à câmera a leitura do chip eletrônico dos animais, o que permitirá identificar em tempo real cada um. A leitura do chip, que foi testada durante um ano e meio pela Olho do Dono, terá na SLC Agrícola sua primeira aplicação comercial. A câmera é a mesma, mas a integração com a leitora de brincos exige a colocação de uma antena que ficará a uma distância de até dois metros do animal.  

Após a validação da solução da Olho do Dono nas demais fazendas, a estimativa é que a tecnologia seja implantada nas propriedades de Mato Grosso do Sul, adianta Marcos Marinho. 

Tags relacionadas:

Talvez você goste: