A Linha Uni, Concessionária responsável pela implementação e futura operação da Linha 6, está em busca de parceiros para incentivar a coletiva seletiva dentro das comunidades localizadas ao redor da futura Linha 6.
Para isso, o projeto a ser desenvolvido pela startup deve considerar a criação de um modelo de coletiva seletiva que inclua a disposição de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para a disposição de resíduos recicláveis, inclusive os eletrônicos. Os PEVs deverão ser dispostos em estabelecimentos comerciais e/ou com grande circulação de pessoas, os quais deverão estar localizados em bairros da zona Noroeste da cidade de São Paulo (preferencialmente).
Para que seja incentivada a participação da população local, a startup também deve criar um modelo de incentivo que inclua recompensas financeiras (cashback, por exemplo), promoções/descontos nos estabelecimentos comerciais parceiros ou até mesmo pagamentos por resíduos recicláveis coletados. Além disso, a solução também deve considerar a realização de parcerias com as cooperativas locais para coleta e tratamento/destinação.
Além de gerar oportunidades financeiras para os participantes, a solução também deverá promover a educação ambiental da população no que tange a coletiva seletiva, reciclagem, gestão responsável e sustentável de resíduos e preservação do meio ambiente. Um requisito inegociável para a solução é o rastreamento do recebimento e destinação dos resíduos, por meio da apresentação de relatórios de monitoramento das atividades, NFs, MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos), licença ambiental da recicladora ou dispensa, e demais documentos aplicáveis que comprovem a gestão e destinação adequada dos resíduos coletados nos PEVs. Este elemento é fundamental para garantir a aderência da solução as atuais diretrizes legais que tratam sobre o gerenciamento de resíduos, reforçando o compromisso da Linha Uni com práticas sustentáveis e atendimento aos requisitos legais.