fbpx

Eurofarma realiza fase de imersão com startups e equipes de 11 países da América Latina

A 5ª edição do Eurofarma Synapsis representa a maior expansão de fronteiras de inovação aberta já realizada pela multinacional farmacêutica. Depois de analisar 318 soluções para os desafios do programa em 2022 e receber 55 startups em 10 dias de Pitches,  15 soluções foram selecionadas para seguir na fase de imersão do programa.  Nesta fase, equipes de 11 países da empresa estiveram envolvidas, com mais de 70 participantes entre os times Eurofarma, parceiros e equipes das startups, em um período de 11 dias.

O programa alcançou startups de países como Argentina, Chile, Panamá e Colômbia, além do Brasil. Orlando Monagas, CEO da Golden M, startup que esteve na fase de imersão do programa, conta o benefício que tem visto ao participar do Synapsis. “Tem sido uma experiência gratificante, porque abre um ambiente de colaboração onde a solução é construída em conjunto. Poderia definir como um espaço de confiança, intercâmbio e profissionalismo, a Eurofarma expõe um problema e a Golden M tem a oportunidade de mostrar como pode fornecer soluções eficientes a qualquer tipo de indústria.”

José Lúcio Balbi de Mello, CEO da Startup Ledcorp, comenta que tem sido um momento único em sua carreira. “A primeira experiência com a Eurofarma foi única e especial. Não só pelo domínio da equipe em relação a toda informação relativa ao processo, mas também pelo empenho e paixão do time Eurofarma, que nos motivou ainda mais a colaborar na solução do desafio Digitalização do Banco de Leite Lactare e facilitou enormemente o nosso entendimento sobre o problema.”

Adriano Almeida e Jéssika Battisti, Data Privacy Officer e Product Manager da Yapoli, startup participante da imersão, também deixaram suas impressões sobre o programa. “Foi um processo intenso mas bastante produtivo. A metodologia aplicada nos leva a compreender o problema de forma didática e nos direciona a criar um projeto-piloto seguro, em que todos os stakeholders envolvidos participam ativamente. O processo de cocriação propõe também uma boa sinergia entre os envolvidos”.

Depois de criar projetos-piloto em parceria com os times da Eurofarma, as propostas passam por aprovação das respectivas diretorias e, se aprovados, seguem para execução por cerca de três meses. Ao final do programa, os resultados e impactos das soluções aplicadas serão avaliados e as startups poderão se tornar fornecedoras fixas da companhia.

Resultados e desafios

Os números do programa Synapsis demonstram o seu sucesso desde a primeira edição em 2018. Até hoje, o programa de conexão com startups teve mais 1.000 empresas inscritas, 300 analisadas e mais de 50 conectadas com a Eurofarma, sendo que 39 já realizaram projetos-piloto e mais de 50% assinaram contrato com a companhia.

Assim como já feito em 2021, a edição deste ano traz desafios de inúmeras áreas da farmacêutica e busca conectar-se com startups em diversas fases de maturidade com soluções (serviços ou produtos) para atender 16 desafios. Para saber mais detalhes sobre os desafios desta edição, acesse eurofarmasynapsis.com.br/desafios.

Tags relacionadas:

Talvez você goste: