A série Founder em Destaque traz nesta semana as respostas de Luis Martins e Allan Sene, da Dadosfera, startup que promove inovação com foco em resultados de negócios, por meio de uma plataforma de dados personalizada que otimiza os processos. E o melhor: democratizada para a melhor experiência de usuários e executivos com o que há de mais moderno na área de Análises e Design.
Quais foram seus pontos de partida para inovar?
Partindo de uma consultoria em dados, a DataSprints, desenvolvemos projetos de Engenharia e Ciência de Dados para várias grandes empresas do país. Com o passar do tempo, ficou claro a repetição de padrões e a necessidade de criarem um produto para envelopar todas as funcionalidades necessárias nessas consultorias. Após uma captação intensa de investimento e criação da holding nos EUA, surge a Dadosfera: uma plataforma de Dados, IA (Generativa) e Análises Avançadas com foco na democratização do acesso às tecnologias utilizadas por gigantes da tecnologia (Meta, Amazon, Google e Microsoft) para pequenas e médias empresas (PMEs).
Que solução a sua startup propõe?
A Dadosfera é o caminho mais rápido entre os dados de uma empresa e suas entregas de valor. Nossa solução ajuda nossos clientes a refinar e democratizar Dados, IA e Analytics. Ao implantar a Dadosfera, as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) podem aproveitar as Soluções Inteligentes para prever e prescrever seu melhor futuro por meio de insights através de diferentes fundações, sendo as principais: Análises Avançadas de Pessoas (People Analytics), Mineração de Processos (Process Mining), Previsão & Planejamento (Forecasting & Planning) e Data Mesh (Malha de Dados).
As oportunidades de negócios nessas fundações podem ser aceleradas por meio de aplicativos de dados (Data Apps) inteligentes. Para isso, nosso produto abstrai as preocupações técnicas e reduz o tempo gasto na administração da nuvem e do ciclo de vida dos dados (coleta, processamento, transformação, exploração, análise, visualização e interação). Com isso em mente, nossos clientes podem focar exclusivamente em seus objetivos de negócios.
Quais conexões vocês buscam para escalar?
Buscamos conexões que nos ajudem a nos posicionar estrategicamente no mercado, aproveitando as oportunidades de colaboração para impulsionar a inovação e a desenvolver e aprimorar nosso produto.
Parcerias tecnológicas são fundamentais para nosso modelo de negócios e constituem uma premissa para a entrega da melhor experiência ao cliente por meio de nossas soluções.