No Grupo Panvel desde 2009, a ex-gerente e atual Supervisora Farmacêutica RT Logística Franceli Silveira Barreto conta sobre a oportunidade de inovar dentro do próprio escopo do programa PanvelON, trazendo sempre novas visões e oportunidades de melhoria para atingir cada vez mais pessoas e difundir ainda mais essa cultura de inovação.
“No Grupo Panvel fomentamos a inovação através do projeto de intraempreendedoríssimo PanvelON. O projeto que está na sua terceira edição e movimenta os colaboradores tanto para atuarem como ativadores da inovação quanto idealizadores de projetos. Nas duas primeiras edições tive a oportunidade de atuar como ativadora e ajudar os grupos através de metodologias aportadas pela Innoscience a construir seus projetos através das dores e oportunidades observadas pelo nosso time de colaboradores.”
Qual a visão geral do projeto?
O PanvelON visa trazer melhorias para a companhia trazendo mais ganhos e redução de despesas através de 3 pilares bem desenvolvidos: melhorar a experiência do cliente, eliminar problemas operacionais e incentivar a sustentabilidade em todos os níveis.
Como você se engajou nesse projeto?
Faz parte da minha personalidade a criatividade a busca pelo novo e a solução de problemas. Quando a empresa divulgou o programa me identifiquei no mesmo momento e me inscrevi para o processo seletivo de ativadores da inovação.
Qual problema você buscava resolver?
Na primeira edição eu estava atuando no varejo, como gerente de loja, então meu olhar sempre foi mais voltado para experiência do cliente. Nessa edição apoiei um projeto que procurava solucionar a dificuldade de retirada de pedidos realizados online nas nossas lojas físicas. Na segunda edição meu olhar estava voltado para problemas operacionais e apoiei um projeto que visava melhoria operacional em processo de estoques divergentes que acabavam impactando cancelamento de pedidos de clientes, o que além de melhoria operacional também melhorava a experiência do cliente.
Qual foi a solução que você encontrou?
No projeto de retirada de pedidos nas lojas testamos um locker de retirada para evitar que o cliente que já está com seu pedido pronto entre em fila. A aceitação e aprovação foi muito boa e o projeto foi premiado e embarcado no nosso setor de Experiência do Cliente. No segundo ano o projeto Retirada Certa visava uma otimização e aceleração no acerto de estoque de sku’s identificados com erro nos pedidos dos clientes, impedindo que novos pedidos sejam gerados com erro. Esse projeto também foi premiado e implementado.
Como essa solução foi desenvolvida?
Aplicando a metodologia SCAMPER adaptamos um modelo de locker que já havia sido utilizado na empresa para outros fins, e desenvolvemos a solução para otimizar a retirada em loja. Para o projeto de retirada certa atuamos eliminando alguns processos que prolongavam e dificultavam os acertos de estoque nas lojas, substituímos e por fim combinamos com um app já existente e utilizado na separação dos pedidos para que o acerto possa ser mais dinâmico e assertivo com os erros encontrados durante a separação dos pedidos online.
Quais os desafios que você enfrentou nesse percurso?
As maiores dificuldades foram a aderência das equipes das lojas que executamos os MVPs, porém foram contornadas com treinamentos e acompanhamento.
Quais são os insights que você adquiriu e gostaria de compartilhar com outros empreendedores?
Aprender novas metodologias, olhar e se apaixonar pelos problemas são a chave para boas ideias e excelentes projetos. Não existe “ideia de milhões”. Existe um aprofundamento e conhecimento dos problemas enfrentados por sua organização ou pelo seu cliente, e só a partir desse aprofundamento é possível pensar em melhorias.
Olhando para trás, qual a sensação que você tem?
O PanvelOn foi essencial para o meu crescimento profissional, para exercitar o pensar fora da caixa, hoje aplico as metodologias aprendidas no meu dia a dia. Quando iniciei, 3 anos atrás, eu estava no varejo dentro de loja, executando melhorias que a empresa implementava. Hoje mudei de setor e faço parte do planejamento estratégico da logística, atuando em vários projetos de melhoria. Com certeza o PanvelON me trouxe muita bagagem para atuar à frente desses projetos e novos desafios.