fbpx

Centro de inovação e economia criativa, o State é um hub independente que tem como meta ser o maior do país e da América Latina

Série da Innoscience apresenta os hubs parceiros da companhia no ecossistema de inovação

Chegamos ao quarto episódio da série Hub em Pauta – que tem como objetivo principal apresentar aqui no Blog os principais hubs de inovação parceiros da Innoscience.

E hoje vamos falar do State.

O State é um centro de inovação independente, fundado em 2020, que abriga pessoas e ideias que tenham como vocação a transformação da realidade. 

A comunidade é composta por grandes corporações, startups, cientistas e criadores, e juntos combinamos os elementos essenciais para que o novo aconteça.

Estão localizados uma antiga indústria metalúrgica dos anos 1940 no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo, uma região em processo de transformação onde um grande distrito de inovação está emergindo. A construção do espaço foi inspirada em centros de inovação como New Lab, em Nova York, e Station F, em Paris. São protagonistas neste processo e responsáveis por apoiar iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inovação nos campos de ciências, cidades e indústrias criativas.

O State abriga cerca de 250 profissionais de diferentes companhias. Um dos maiores times é o da fintech de pagamentos online PicPay. Também já estão no State a Piwi, plataforma para contratação de seguros, a Flag, agência de inovação, e a Pronto, plataforma para cotação de combustíveis.

Um dos maiores projetos instalados no State é o La Fabrique, liderado por um grupo de empresas francesas formadas por BNP Paribas, Carrefour, Edenred e Ingenico.

“Existem iniciativas incríveis no digital, como o Cubo (do Itaú), o inovaBra (do Bradesco) e o campus do Google, mas não tem ninguém voltado para o hardware e para a ciência de uma maneira geral. Acreditamos que temos potencial para isso com essa estrutura. Aqui conseguimos alocar confortavelmente qualquer máquina de prototipagem e qualquer tipo de laboratório”, afirma à revista Forbes Jorge Pacheco, idealizador e CEO do State.

A casa do Cazoolo, o Lab de Design de Embalagens Circulares da Braskem

A conexão entre a Innoscience, State e Braskem foi um dos fatores responsáveis pela criação do Cazoolo, o 1º Centro de Desenvolvimento de Embalagens para Economia Circular do Brasil da Braskem.

O lab é resultado de um investimento de R$ 20 milhões – um hub de inovação que promoverá melhorias em toda a jornada de embalagens, desde a sua concepção até o pós-consumo. Clientes, brand owners, designers, startups e universidades poderão criar e cocriar projetos visando a completa circularidade e o menor impacto ambiental de seus produtos.

Os projetos desenvolvidos no espaço têm como base conceitos de Design for Environment (DfE) e Análise de Ciclo de Vida (ACV) para criação de embalagens. Equipado com tecnologias de ponta para prototipagem rápida, o Cazoolo está aberto a toda cadeia de embalagens plásticas, buscando acelerar o avanço da economia circular.

O Cazoolo tem o propósito de também atrair startups, estimulando-as a trazerem tecnologias que elas próprias desenvolveram para que testem seu fit de mercado junto ao ecossistema do hub.

Quer conhecer mais sobre o State? Acompanhe as novidades nas redes sociais do hub.

Em breve mais um hub em pauta! Até a próxima!

Fontes:

https://www.startse.com/noticia/empreendedores/inovacao-sp-state/

https://www.universocoworking.com.br/2020/09/04/state-e-o-maior-hub-de-inovacao-do-brasil/

https://forbes.com.br/colunas/2020/01/prestes-a-inaugurar-oficialmente-state-comemora-taxa-de-ocupacao/

Tags relacionadas:

Talvez você goste: