O intraempreendedor é um resolvedor de problemas da empresa estabelecida, ou seja, ele faz pela empresa o que o fundador faz pela startup. Ele não terceiriza a identificação da oportunidade pois sabe que essa é a parte principal da jornada. Eric Favre não encomendou uma pesquisa sobre o mercado de cafés para criar a Nespresso. Afinal, que pesquisa poderia dar insights sobre algo inexistente?
Portanto, a única forma de desenvolver uma inovação é resolver um problema relevante, frequente e mal resolvido na avaliação do cliente. Essa tarefa é inalienável. Se você pretende investir no intraempreendedorismo essa tarefa é sua.
Duas competências do intraempreendedor inovador mais relevantes: questionar e observar.
Identificar um problema atrativo não é fácil. É difícil saber o que é relevante, frequente e mal resolvido para o cliente. Por vezes, nem ele sabe. O intraempreendedor tem que aplicar as técnicas do design thinking e fazer a imersão no problema. Antes de começar a desenvolver novas ideias. Se você não sabe que problema vai resolver não adianta ficar pensando em detalhes da solução.
Para facilitar nessa jornada do intraempreendedorismo você deve saber com quem interagir, o que olhar e como fazer. Ninguém captura insights no escritório. É lá no contexto de consumo e uso do produto/serviço do cliente que emergem os insights.
3 tipos de públicos interessantes como fontes de entendimento da oportunidade para o intraempreendedor
1. Clientes existentes
Não importa se são clientes internos ou externos. Inicie conversando com esses usuários primários de sua potencial solução. Esqueça os elogios. Busque as frustrações. Ninguém melhor do que seus clientes atuais para fornecer dados sobre a experiência com a sua solução ou com a alternativa disponível. E não se engane. Os clientes estão ávidos por contar suas experiências e frustrações.
2. Não clientes
W Chan Kim e Renee Mauborge, autores do celebrado livro Estratégia do Oceano Azul enfatizam a relevância de interagir com seus não clientes. Aqueles que por algum motivo não consomem o seu produto ou serviço. Segundo os especialistas, a maior oportunidade então, consiste em trazer novos usuários para sua solução e isso você não faz interagindo com os clientes existentes.
3. Lead Users
Todo setor tem um conjunto de clientes que usa os produtos ou serviços de forma extrema. Muito acima da média de mercado. Portanto, esse tipo de usuário, líder, acaba por ter que adaptar a solução existente para sua necessidade. Alguns deles, como o fundador da câmera de filmagem GoPro, transformam essas adaptações em negócios mas a maior parte faz para seu próprio uso. Então, imagine o que você pode aprender com esses lead users. Segundo o professor Eric Von Hippel do MIT, especialista no assunto, mais da meta das inovações de produtos e serviços vem de lead users.
Mas como você vai fazer para extrair insights desses públicos? Há uma série de técnicas de pesquisa. Desde abordagens quantitativas (survey) até alternativas qualitativas (entrevista de profundidade e etnografia).
Por fim eu te pergunto: empolgado com a nossa jornada? Já começou a formar o seu time?
Autor do artigo: Maximiliano Carlomagno