fbpx

Intraempreendedores em Destaque: Gabriel Veloso e Rodrigo Vieira

Intra em Destaque

Vencedores do prêmio de melhor ideia de intraempreendedorismo da Dexco, no desafio da Inovabilidade, Gabriel Veloso, Especialista em inovação corporativa na Dexco, e Rodrigo Vieira, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Castelatto Pisos e Revestimentos, deram um direcionamento mais sustentável e econômico para os resíduos provenientes da produção de louças sanitárias, tranformando-os na linha de produtos sustentáveis de alto valor no mercado de revestimentos, lançanda com o nome “Matéria”. Representando todo o time que participou do projeto, Gabriel respondeu às perguntas para o blog da Innoscience.

Qual a visão geral do projeto?

O projeto foi uma iniciativa ambiciosa que transformou resíduos de louças sanitárias da Deca em matéria prima para uma nova linha de produtos únicos e exclusivos Castelatto chamada “Matéria”, onde 70% do produto é composto por resíduos que anteriormente eram descartados.

Um projeto de economia circular dentro da própria Dexco em uma colaboração pioneira entre duas marcas distintas, Deca e Castelatto. Onde o objetivo principal era criar uma solução que não apenas reduzisse o impacto ambiental da produção, mas também agregasse valor econômico ao reaproveitar esses resíduos de forma sustentável e eficaz, diminuindo a dependência de matéria-prima virgem e criando um produto inovador, único e de altíssima qualidade no mercado de revestimentos.

O lançamento do “Matéria” foi realizado na maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, a Expo Revestir 2024. Sendo a primeira linha do Brasil de concreto arquitetônico produzidas a partir de resíduos de louças sanitárias.

Como você se engajou nesse projeto?

Meu engajamento com essa iniciativa foi alimentado pela convicção de que podemos fazer a diferença ao buscar soluções ainda mais sustentáveis e inovadoras para problemas persistentes.

A pergunta que nos guiou foi “O que mais podemos fazer?”. E assim cada dia que se passava conseguíamos mais respostas e resultados positivos que nos deixava ainda mais engajados e convictos de que podíamos fazer mais, não só pelo negócio, mas também pelo meio ambiente e pelo setor da construção civil como um todo no Brasil.

Em 2023, ganhamos o prêmio de melhor ideia de intraempreendedorismo da Dexco, no desafio da Inovabilidade, proposto pelo time de Inovação. Ao longo do ano tivemos aproximadamente 30 mil ideias lançadas em nossa plataforma.

Qual problema vocês buscavam resolver?

Buscávamos dar um direcionamento mais sustentável e econômico para os resíduos provenientes da produção de louças sanitárias.

Qual foi a solução que vocês encontraram?

Reutilização dos resíduos de louças sanitárias na produção de concreto arquitetônico. Em vez de descartar esses resíduos, desenvolvemos um processo inovador que os integra como matéria-prima na formulação do concreto de uma linha da Castelatto. Isso não apenas reduziu significativamente nossos custos de destinação de resíduos, mas também nos permitiu criar a linha de produtos sustentáveis de alto valor no mercado de revestimentos, o “Matéria”. Essa abordagem está alinhada com a nossa cultura e com o nosso cuidado com permanente com o meio ambiente, transformando um problema em uma oportunidade de inovação e sustentabilidade.

Como essa solução foi desenvolvida?

A ideia partiu de mim, Gabriel Veloso, e foi desenvolvida majoritariamente pelo time do Rodrigo Vieira e sua equipe da Castelatto.

Após inúmeros testes e muita colaboração entre equipes multidisciplinares. Chegamos à formulação única da massa que possibilitou a integração dos resíduos de louças sanitárias ao concreto arquitetônico, garantindo qualidade, resistência, sustentabilidade e a beleza de sempre dos produtos da Dexco.

Quais os desafios que vocês enfrentaram nesse percurso?

Enfrentamos desafios técnicos de como otimizar a utilização do material para que o produto fosse composto por sua maioria de resíduos, definição e especificação da granulometria do material reutilizado, além de termos que conviver diariamente com as incertezas que as respostas só viriam com os resultados dos testes.

Quais são os insights que vocês adquiriram e gostariam de compartilhar com outros empreendedores?

  1. Veja seus problemas como uma oportunidade. Problemas sempre são fontes inesgotáveis de inspiração para soluções inovadoras.
  2. Não se conforme com a primeira solução, se pergunte e pergunte também ao seu time “O que mais podemos fazer?”. O inconformismo te levará a respostas inalcançáveis pelos conformados.
  3. Colaboração é a palavra-chave para inovação e geração de resultados diferenciados. Uma ideia sempre pode ser melhorada com e lapidada com a colaboração de outros integrantes e outras equipes direcionadas por um objetivo comum.

Olhando para trás, qual a sensação que você tem?

Me sinto extremamente feliz e realizado com este primeiro passo do projeto, uma mistura de orgulho e gratidão por fazer parte desta equipe. Por conseguirmos demonstrar ao mundo que a Dexco mais uma vez inova e mantem seu olhar cuidadoso para o meio ambiente. Sendo inovadores e sustentáveis, como sempre!

Isso me motiva a continuar buscando soluções que tragam impacto positivo para o negócio, para o setor e para o mundo.

Tags relacionadas:

Talvez você goste: