Um programa de conexão com startups, com o objetivo de fomentar a inovação: assim é o Moove Solutions Lab, iniciativa da Moove, representante dos lubrificantes Mobil e uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos, que busca conexão com outras empresas. A ação teve início a partir de uma co-criação interna com funcionários de diferentes áreas da companhia – de logística a produção – que sugeriram serviços que poderiam ser aprimorados ou criados para a empresa.
“Partimos de um objetivo que era o de aumentar nossos negócios. As parcerias externas foram um segundo passo, como um caminho para atingir esse objetivo”, conta Mara Pezzotti, diretora de Marketing e CMO da Moove, para a repórter de Época Negócios Juliana Cauzin.
A Moove ouviu 15 startups participantes durante um one to one, das quais foram selecionadas seis para executarem pilotos. Foram cinco desafios definidos pelo Moove Solutions para o trabalho das startups: a automação de diagnósticos de análises laboratoriais, a criação de uma plataforma de treinamentos e capacitações industriais, a gestão de estoques dos clientes, o desenvolvimento de um analytics e dashboard online interativo e uma solução para monitoramento online e análise preditiva.
“Quando falamos em inovação na indústria, esse é um tema em ascensão e de bastante relevância para o mercado. Nesse sentido, a Moove está sendo pioneira no setor de óleos e lubrificantes nacional, buscando desenvolver serviços que agreguem valor aos clientes industriais”, destaca a Head de Projetos de Inovação da Innoscience, Ana Letícia Rico.
Foco no cliente
Junto com a consultoria de inovação Innoscience, que faz a gestão do programa, a Moove ouviu seus clientes de diversos setores, como siderurgia e mineração, alimentos e bebidas, e papel e celulose, para saber quais eram seus principais desafios relacionados a lubrificantes e o que esperam de um fornecedor estratégico.
O objetivo da empresa com o Moove Solutions Lab é se posicionar para oferecer soluções ainda mais completas e promover eficiência para seus clientes industriais, de acordo com as necessidades de cada um deles, atuando muito além do suporte na aplicação do produto.
Fase final do Programa
As startups selecionadas estão em pleno desenvolvimento de um piloto, em ambiente comercial, para assim validarem a aderência de suas soluções às necessidades da Moove. Ao final dos três meses do programa, caso o projeto seja validado, as startups poderão ser contratadas como parceiras ou fornecedoras da Moove.
“Quando a gente olha para o resultado geral dessa experiência, nosso patamar de entrega para os clientes vai ser elevado, nosso nível de agilidade com dados vai ser melhor e a nossa qualidade da informação será aprimorada. Olha só o que a gente ganhou. Foi muito”, afirma Mara, encerrando a reportagem.
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