fbpx

Mylena Moraes, uma intraempreendedora em destaque

Mylena Moraes

Mylena Moraes é Técnica em Meio Ambiente, Técnica em Segurança do Trabalho, Engenheira Ambiental e Sanitarista e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Apaixonada pela área ambiental e todas suas vertentes, atua há 9 anos na área de HSE, com ênfase para o ramo de óleo e gás, e está na Ocyan há 4 anos, atualmente como Engenheira de SSTMA.

Qual a visão geral do projeto?

Para grande parte das empresas, a maioria das emissões de Gases do Efeito Estufa – GEE estão fora de suas próprias operações (mais conhecidas como emissões de Escopo 3).

Quando essa cadeia de valor prestadora de serviços é devidamente mapeada e são realizados cálculos das emissões do que esse fornecedor representa, é possível identificar maiores oportunidades de redução e emissões de GEE.

Para aqueles que ainda não inventariam suas emissões, a partir do mapeamento, é possível engajar os fornecedores na agenda climática e monitorar sua evolução com intuito de incentivá-los a firmar compromissos climáticos alinhados à estratégia de negócio ao qual cada um pertence.

O projeto vem exatamente nesse viés de Mapear, Diagnosticar e Engajar os Fornecedores que prestam serviços à Ocyan com intuito principal de observar oportunidades de redução de emissões de GEE.

Como você se engajou nesse projeto?

Meu engajamento ocorreu após o spin off entre Ocyan e Foresea. Ficou em aberto uma posição para Engenheiro de SSTMA, onde eu fui convidada para ocupar.

Neste período de ocupação do novo cargo, conheci o projeto e tive um grande match com o tema. Pude pensar nas várias possibilidades de tornar esse projeto protagonista devido à atualidade do tema e a oportunidade de atender às metas internas de redução de emissões.

Foi acordado entre equipe de Inovação e Sustentabilidade para que eu assumisse a liderança deste projeto, que já havia dado o pontapé inicial em outra fase, mas com o objetivo um pouco diferente do que temos atualmente.

Qual problema você buscava resolver?

A Ocyan precisava aprimorar seu processo de monitoramento e gestão de Gases de Efeito Estufa, de forma a orientar de forma mais assertiva os seus esforços e, além disso, alcançar os fornecedores para a agenda climática que a Ocyan assumiu pensando nos diferentes tipos de serviços prestados.

Qual foi a solução que você encontrou?

Buscamos uma consultoria para nos apoiar no desenvolvimento da metodologia a ser aplicada para os fornecedores.

Será realizado um screening e posterior cálculo de Emissões de Escopo 3 o qual permitirá que a Ocyan conheça as categorias mais’ relevantes do escopo 3. Em posse dessas informações, será realizado um diagnóstico setorial a fim de trazer visibilidade de como os pares de setor estão atuando, tornando possível identificar oportunidades. A consultoria também apoiará na estruturação de um Plano de Engajamento, que trará visibilidade sobre o grau de maturidade da cadeia. Essa atividade permitirá que a Ocyan monitore a evolução dos fornecedores, com o intuito de incentivá-los a firmar compromissos climáticos alinhados à estratégia de negócio.

Como essa solução foi desenvolvida?

A solução foi construída através da realização de benchmarks com empresas de diferentes setores as quais já tinham sua gestão de emissões focada em fornecedores bem desenhada. Através desses benchmarks, foi possível identificar como cada uma delas se portou durante a fase de implementação das medidas voltadas à gestão e engajamento de fornecedores, tornando possível estruturar um roteiro de como a Ocyan poderia atuar e quais eram as principais consultorias que poderiam apoiar nesta empreitada.

Quais os desafios que você enfrentou nesse percurso?

Conseguir fazer contato com empresas bem consolidadas no quesito Monitoramento e Engajamento de Fornecedores que pudessem compartilhar suas experiências conosco foi um grande desafio, principalmente pela atualidade do tema e pelo grau de dificuldade trazido com ele.

Conseguir unificar as informações recebidas e estruturar uma metodologia específica para a Ocyan também foi um grande desafio superado. A metodologia proposta pela equipe do Projeto foi muito bem aceita.

Quais são os insights que você adquiriu e gostaria de compartilhar com outros empreendedores?

Um grande insight adquirido é que o líder do projeto precisa ter na sua equipe pessoas engajadas, que tenham sentimento de dono. É papel do líder trazer esse sentimento à equipe para o bom andamento do projeto, principalmente no atendimento às metas de cronograma.

Outro grande insight que adquiri durante o projeto, é que as networks que fazemos são fontes ricas de informações que podem ajudar na criação de estratégias, recálculo de rotas e até mesmo na clarificação de dúvidas que surjam durante o percurso. Ter uma rede de apoio para busca de informações é fundamental. 

Por último e não menos importante, saiba que ninguém nasce expert em determinado assunto! É através da coragem de assumir novos projetos que colocamos à prova nossa capacidade de aprendizado e cabe exclusivamente a nós extrairmos o melhor de tudo isso.

Olhando para trás, qual a sensação que você tem?

A sensação é de orgulho.

Ser reconhecida pela boa condução de um projeto que irá impactar muito positivamente a organização ao qual faço parte é gratificante.

O caminho ainda é longo, mas sinto que estamos conduzindo cada passo da melhor maneira possível.

Talvez você goste: