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Nespresso: a jornada do intraempreendedor Eric Favre

Neste artigo vamos te contar a jornada do intraempreendedor Eric Favre, que revolucionou a indústria do café.

Era um dia frio do ano de 1975 quando o suíço Eric Favre chegou em casa após mais uma extensa jornada de trabalho na área de embalagens da gigante Nestlé. Então, ao final de uma mordida num saboroso chocolate suíço a esposa italiana, Anna Maria, compartilhou um desafio: aqui na Suíça não existe o verdadeiro expresso italiano.

Eric decidiu então provar para a esposa que era capaz de fazer, na Suíça, o tradicional café expresso como feito na Itália. Então o casal viajou a Roma em busca do padrão ouro do café. Anna Maria serviu de espiã nas visitas para desvendar os segredos do expresso. Assim começou a jornada. Foi conversando com o barista Eugenio no agora famoso café Sant’Eustachio que Eric teve o insight sobre como resolver o desafio.

O que é ser intraempreendedor?

Intraempreendedor não vive de insight. Pinchot, definiu em 1978 os intraempreendedores como os “sonhadores que fazem acontecer. Aquele que assume a responsabilidade de criar inovações de diferentes tipos dentro de uma empresa estabelecida”. Portanto, Favre assumiu essa responsabilidade.

De volta a Suiça, Favre desenvolveu o protótipo de uma máquina de café expresso mesclando água, ar e café. Criou então, uma cápsula selada na qual o ar é retido antes da entrada de água, enchendo a xícara com café expresso espumoso. Iniciava assim, a saga de um dos principais intraempreendedores da história empresarial recente.

Fundar uma startup e inovar dentro de uma empresa estabelecida tem similaridades. Mas não é a mesma coisa. Ao intraempreendedor não basta criar algo que os consumidores amem. É preciso vencer as resistências organizacionais ao novo, naturais das grandes empresas. Ordenar gente. Conseguir aprovação. Convencer o compliance e fazer isso tudo, ao mesmo tempo em que deve entregar suas atividades do dia a dia, exatamente, como Eric fazia no departamento de embalagens.

Infelizmente, a Nestlé não parecia convencida daquilo que é hoje um de seus principais negócios com bilhões de dólares em faturamento. Na época, o Nescafé crescia exponencialmente e a ideia de Favre ameaçava canibalizar a “vaca leiteira”. Quem conhece a realidade corporativa, sabe bem como funciona. Como diz Woody Allen “Noventa por cento do sucesso se baseia simplesmente em insistir.” Eric não desistiu da promessa que fizera a Anna Maria.

Pense fora da caixa e vá além do não

Em 1983, foi ao Japão para um trabalho na fábrica da Nescafé. Resolveu fazer o pitch de sua ideia para o presidente local na expectativa de ter melhor aceitação do que havia alcançado junto a seus chefes na Suiça. Funcionou. Quase 10 anos após o insight original, o então diretor da Nestlé, Helmut Maucher autorizou a criação de uma nova subsidiária para a venda de maquinas e capsulas de café. Favre se tornou o primeiro Gerente Geral da nova divisão. Nascia a Nespresso. Um novo modelo de negócios de venda de café.

Nem todas inovações corporativas transformam-se em novos negócios separados da empresa mãe. Na verdade, a menor parte origina novos negócios. A parcela dominante é formada de inovações que reforçam o negócio existente com processos, serviços e produtos novos. De 1986 para cá muita coisa mudou na Nespresso. A própria estratégia de negócios original precisou ser pivotada para fazer o negócio decolar. Independente disso, o marido de Anna Maria havia feito o verdadeiro café expresso italiano e entrado para a história.

A jornada do intraempreendedor

A jornada intraempreendedora não é exclusividade de Eric Favre, é o dia a dia de muitos profissionais que querem dentro de uma empresa estabelecida, inovar. Que não aguentam a monotonia da repetição ou o descaso com a ameaça de substituição. Querem criar novos negócios.

Intraempreender não é uma jornada fácil, mas quando dá certo pode gerar um impacto incrível no mercado e na carreira do profissional.

Empreender não é somente para startupeiros. Muitos de nós que não trabalhamos em startups também temos a ânsia de fazer diferente. Transformar. Não importa se você não está na área de inovação da sua empresa. O intraempreendedor está distribuído por diferentes áreas. Está no RH tentando mudar a forma de recrutamento e seleção. Na fábrica buscando levar a empresa para a indústria 4.0. No marketing desafiando a forma de chegar até o cliente final.

Assim como o empreendedorismo pode ser ensinado o intraempreendedorismo também deve ser. Portanto, devemos dizer que há um conjunto de padrões subjacentes a abordagem de Eric Favre. Métodos e comportamentos. Design thinking aliado a inconformismo. Lean startup mesclado com altas doses de coragem. Modelo de negócios suportado por incrível persistência. Tecnologias exponenciais envoltas em fina capacidade de articular aliados.
Os mais de dez anos ajudando grandes empresas a criarem o ambiente adequado para inovar nos permite compartilhar práticas eficazes para ajudar o intraempreendedor a tirar as suas ideias do papel dentro de empresas estabelecidas. Somamos assim, o que há de melhor sendo ensinado nas escolas de negócios mundo afora com o que está sendo praticado nas principais empresas globais e brasileiras inovadoras.

Se você também quer aumentar as chances de fazer como o Eric Favre na criação da Nespresso fique ligado nos seguintes padrões:

  1. Tenha clareza da estratégia da organização e o que é inovação para ela
  2. Busque aliados e saiba jogar o jogo politico das grandes empresas
  3. Conheça profundamente as necessidades reveladas e não reveladas dos clientes de seu projeto
  4. Busque ideias de soluções da forma mais eficaz
  5. Domine as novas tecnologias mais adequadas para resolver o problema de seu cliente
  6. Prototipe e teste sua solução de forma rápida e barata
  7. Desenhe um modelo de negócio que faça o projeto ficar “em pé”
  8. Venda a ideia de forma clara e atrativa

Quer saber mais sobre essa jornada?
Fique atento ao nosso blog. Aqui sempre compartilhamos dicas e novidades inovadoras!

Por fim, quem sabe você também não transforma a realidade de sua empresa e vira o novo Eric Favre. E nessa jornada prometemos além de tudo, um ótimo café e bons chocolates.

Conheça mais dos programas Innoscience para intraempreendedores!

Autor do artigo: Maximiliano Carlomagno

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