Neste artigo vamos te contar a jornada do intraempreendedor Eric Favre, que revolucionou a indústria do café.
Era um dia frio do ano de 1975 quando o suíço Eric Favre chegou em casa após mais uma extensa jornada de trabalho na área de embalagens da gigante Nestlé. Então, ao final de uma mordida num saboroso chocolate suíço a esposa italiana, Anna Maria, compartilhou um desafio: aqui na Suíça não existe o verdadeiro expresso italiano.
Eric decidiu então provar para a esposa que era capaz de fazer, na Suíça, o tradicional café expresso como feito na Itália. Então o casal viajou a Roma em busca do padrão ouro do café. Anna Maria serviu de espiã nas visitas para desvendar os segredos do expresso. Assim começou a jornada. Foi conversando com o barista Eugenio no agora famoso café Sant’Eustachio que Eric teve o insight sobre como resolver o desafio.
O que é ser intraempreendedor?
Intraempreendedor não vive de insight. Pinchot, definiu em 1978 os intraempreendedores como os “sonhadores que fazem acontecer. Aquele que assume a responsabilidade de criar inovações de diferentes tipos dentro de uma empresa estabelecida”. Portanto, Favre assumiu essa responsabilidade.
De volta a Suiça, Favre desenvolveu o protótipo de uma máquina de café expresso mesclando água, ar e café. Criou então, uma cápsula selada na qual o ar é retido antes da entrada de água, enchendo a xícara com café expresso espumoso. Iniciava assim, a saga de um dos principais intraempreendedores da história empresarial recente.
Fundar uma startup e inovar dentro de uma empresa estabelecida tem similaridades. Mas não é a mesma coisa. Ao intraempreendedor não basta criar algo que os consumidores amem. É preciso vencer as resistências organizacionais ao novo, naturais das grandes empresas. Ordenar gente. Conseguir aprovação. Convencer o compliance e fazer isso tudo, ao mesmo tempo em que deve entregar suas atividades do dia a dia, exatamente, como Eric fazia no departamento de embalagens.
Infelizmente, a Nestlé não parecia convencida daquilo que é hoje um de seus principais negócios com bilhões de dólares em faturamento. Na época, o Nescafé crescia exponencialmente e a ideia de Favre ameaçava canibalizar a “vaca leiteira”. Quem conhece a realidade corporativa, sabe bem como funciona. Como diz Woody Allen “Noventa por cento do sucesso se baseia simplesmente em insistir.” Eric não desistiu da promessa que fizera a Anna Maria.
Pense fora da caixa e vá além do não
Em 1983, foi ao Japão para um trabalho na fábrica da Nescafé. Resolveu fazer o pitch de sua ideia para o presidente local na expectativa de ter melhor aceitação do que havia alcançado junto a seus chefes na Suiça. Funcionou. Quase 10 anos após o insight original, o então diretor da Nestlé, Helmut Maucher autorizou a criação de uma nova subsidiária para a venda de maquinas e capsulas de café. Favre se tornou o primeiro Gerente Geral da nova divisão. Nascia a Nespresso. Um novo modelo de negócios de venda de café.
Nem todas inovações corporativas transformam-se em novos negócios separados da empresa mãe. Na verdade, a menor parte origina novos negócios. A parcela dominante é formada de inovações que reforçam o negócio existente com processos, serviços e produtos novos. De 1986 para cá muita coisa mudou na Nespresso. A própria estratégia de negócios original precisou ser pivotada para fazer o negócio decolar. Independente disso, o marido de Anna Maria havia feito o verdadeiro café expresso italiano e entrado para a história.
A jornada do intraempreendedor
A jornada intraempreendedora não é exclusividade de Eric Favre, é o dia a dia de muitos profissionais que querem dentro de uma empresa estabelecida, inovar. Que não aguentam a monotonia da repetição ou o descaso com a ameaça de substituição. Querem criar novos negócios.
Intraempreender não é uma jornada fácil, mas quando dá certo pode gerar um impacto incrível no mercado e na carreira do profissional.
Empreender não é somente para startupeiros. Muitos de nós que não trabalhamos em startups também temos a ânsia de fazer diferente. Transformar. Não importa se você não está na área de inovação da sua empresa. O intraempreendedor está distribuído por diferentes áreas. Está no RH tentando mudar a forma de recrutamento e seleção. Na fábrica buscando levar a empresa para a indústria 4.0. No marketing desafiando a forma de chegar até o cliente final.
Assim como o empreendedorismo pode ser ensinado o intraempreendedorismo também deve ser. Portanto, devemos dizer que há um conjunto de padrões subjacentes a abordagem de Eric Favre. Métodos e comportamentos. Design thinking aliado a inconformismo. Lean startup mesclado com altas doses de coragem. Modelo de negócios suportado por incrível persistência. Tecnologias exponenciais envoltas em fina capacidade de articular aliados. Os mais de dez anos ajudando grandes empresas a criarem o ambiente adequado para inovar nos permite compartilhar práticas eficazes para ajudar o intraempreendedor a tirar as suas ideias do papel dentro de empresas estabelecidas. Somamos assim, o que há de melhor sendo ensinado nas escolas de negócios mundo afora com o que está sendo praticado nas principais empresas globais e brasileiras inovadoras.
Se você também quer aumentar as chances de fazer como o Eric Favre na criação da Nespresso fique ligado nos seguintes padrões:
Tenha clareza da estratégia da organização e o que é inovação para ela
Busque aliados e saiba jogar o jogo politico das grandes empresas
Conheça profundamente as necessidades reveladas e não reveladas dos clientes de seu projeto
Busque ideias de soluções da forma mais eficaz
Domine as novas tecnologias mais adequadas para resolver o problema de seu cliente
Prototipe e teste sua solução de forma rápida e barata
Desenhe um modelo de negócio que faça o projeto ficar “em pé”
Venda a ideia de forma clara e atrativa
Quer saber mais sobre essa jornada? Fique atento ao nosso blog. Aqui sempre compartilhamos dicas e novidades inovadoras!
Por fim, quem sabe você também não transforma a realidade de sua empresa e vira o novo Eric Favre. E nessa jornada prometemos além de tudo, um ótimo café e bons chocolates.
A série Founder em Destaque traz nesta semana as respostas de Rafael Dutra, sócio fundador da Trashi…
Nosso site utiliza cookies para permitir que nosso site funcione corretamente, personalizar conteúdos e anúncios, proporcionar funcionalidades das redes sociais e analisar nosso tráfego. Você poderá aceitar ou rejeitar todos os cookies não essenciais. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies clicando aqui
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.