A Unicred VTRPP, em parceria com a Innoscience, lançou recentemente o Connection, programa de conexão com startups, com o objetivo de gerar negócios entre ambas as partes. O programa está estruturado para contribuir com o crescimento da cooperativa por meio de inovações no seu negócio atual e da identificação de oportunidades de novos negócios. Para as startups, o programa oferece a oportunidade de testar a sua solução com um piloto remunerado e até mesmo vendê-la à cooperativa.
Dessa forma, foram detectados e transformados 8 problemas corporativos em desafios, para dar início à busca de soluções. São eles: Solução para recebimento de INSS; Educação à distância e gameficação; Seguro Digital; Gestão e antecipação de recebíveis; Assembleias virtuais; Clube de fidelidade; Gerenciador financeiro; e Câmbio e remessa internacional.
As inscrições para o programa já estão abertas! Podem participar as startups que possuam um MVP desenvolvido e validado com aderência aos desafios.
A Innoscience teve um retorno por parte de startups interessadas no programa e que querem saber mais sobre o escopo da demanda. Portanto, coletamos as dúvidas que surgiram e, por meio deste artigo, viemos esclarecer os desafios propostos e alinhar as expectativas da cooperativa em relação aos participantes.
Solução para recebimento de INSS
Qual é o objetivo do desafio?
R.: Atualmente, a Unicred (código de banco 136) não tem convênio direto com o INSS para recebimento dos créditos dos nossos cooperados (aposentadorias, na grande maioria). Utilizamos um convênio com o Banco do Brasil, em que é aberta uma “conta-espelho” em nome do nosso Cooperado, a qual ele indica no INSS para receber seu crédito e este, imediatamente, é creditado (transferido) para sua conta na Unicred. Para simplificar: precisamos de alguém que faça essa intermediação (atualmente feita pelo BB), visto que os custos de manutenção destas contas se elevaram significativamente nos últimos meses.
Como pensam que seria o fluxo de pagamento e recebimento de INSS?
R.: A startup recebe o crédito do INSS devido aos nossos cooperados e, por troca de arquivos, creditamos o mesmo nas contas da Unicred, no mesmo dia que ele receberia do INSS em outro banco que possui convênio direto.
Câmbio e remessa internacional
A remessa é para PJ ou PF?
R.: Inicialmente, pensamos em atender os dois públicos, mas, se for uma limitação, preferimos, em primeiro momento, atender pessoas físicas em pequenas remessas (viagens, filhos que moram no exterior, etc). Seria importante ter acesso, na mesma plataforma, a cotações de papel moeda praticadas em corretoras (marketplace), para que, se for essa a necessidade, o Cooperado possa fazer sua transação diretamente na corretora que lhe for mais conveniente.
Qual o valor médio das remessas?
R.: Para pessoa física, na faixa de 500 a 3 mil dólares. Para pessoa jurídica, acima de 50 mil dólares.
São pequenas remessas para manutenção de pessoas no exterior? Ou remessas comerciais e de investimento?
R.: Gostaríamos de atender os dois públicos, mas, conforme respondido anteriormente, se isto for uma limitação, o foco inicial se dará em PF.
Assembleias Virtuais
A Unicred está disposta a arcar com as despesas de alterações em nossa plataforma uma vez que nossos recursos são mais limitados do que pede o desafio?
R.: Estamos abertos a avaliar as necessidades e orçamento para a adaptação sim. Este desafio pode ser escalado para a Unicred a nível Brasil, visto que todas as Cooperativas do sistema realizam assembleias com periodicidade, no mínimo, anual.
Clube de Fidelidade
A plataforma se destina ao colaborador ou ao cooperado?
R.: Ao cooperado.
Como é feita a relação entre a cooperativa e o cooperado, para que possamos medir o nível de engajamento?
R.: A intenção é que a plataforma, a partir de critérios pré-estabelecidos pela Unicred, possa classificar o cooperado de acordo com seus produtos contratados, participação em eventos da Cooperativa e outros tipos de interações. Muito importante a integração com nosso sistema para leitura destes dados em tempo real. Alguns dos critérios podem necessitar inserção manual por planilhas (interessante ter essa possibilidade). Imaginamos que, após parametrizados todos os critérios do programa de fidelidade, a plataforma possa classificar o cooperado em diamante, outro, prata, bronze (ou algo semelhante), de acordo com o seu nível de engajamento. A classificação que o Cooperado obtiver poderá resultar em menores taxas de empréstimos, descontos em anuidades de cartão, brindes atrelados a campanhas, etc.
A descrição do desafio não especifica como podemos bonificar o cooperado além do rankeamento de pontos. O que imaginam?
R.: As bonificações serão definidas pelo próprio programa de fidelidade da Unicred. Ainda não temos escrito quais serão estes benefícios, mas algumas ideias foram expostas na pergunta anterior. Buscamos uma plataforma que faça a consolidação e categorização em tempo real, que seja White Label. Também é necessário que o acesso à consulta, por parte do Cooperado (usuário), seja protegido por login seguro, visto que estarão visíveis dados de operações que o mesmo mantém junto à Unicred, que fizeram ele atingir a correspondente pontuação / classificação.
Antecipação de recebíveis
A Unicred já possui um sistema de visualização? Como funciona o processo?
R.: Atualmente, a antecipação é feita somente em nossas agências, através de operações presenciais (ou autorizadas pelo Cooperado por telefone). A intenção é que ele possa fazer essas operações através de uma plataforma específica, onde o mesmo poderá consultar sua agenda financeira (cartões, cheques custodiados, boletos emitidos com vencimento futuro) e antecipar diretamente na mesma o que lhe for interessante. Ser White Label e possuir integração com nosso sistema é imprescindível.
Gerenciador Financeiro
Como funciona o atual fluxo de acompanhamento financeiro dos cooperados pela Unicred?
R.: Este desafio tem por objetivo entregar ao Cooperado uma ferramenta de gestão financeira para seu negócio. Geralmente são profissionais liberais, clínicas, consultórios, etc. Atualmente, não disponibilizamos nenhuma solução para isto aos nossos Cooperados.
Que benefícios poderíamos fornecer ao cooperado para que ele aceite utilizar a plataforma de gerenciamento financeiro?
R.: Estamos avaliando a possibilidade de utilizar as informações de gestão financeira do Cooperado para análises de crédito (desde que o mesmo autorize termos o acesso) e, eventualmente, podemos criar linhas de crédito adequadas à necessidade de capital de giro.
O desafio busca por uma plataforma que faça o fluxo de caixa do cooperado ou apenas que armazene essa informação?
R.: Esperamos que ela auxilie na projeção de fluxo de caixa, identificando períodos de sazonalidade e eventual necessidade de capital de giro, por exemplo.
Desafio de Seguro Digital
A Unicred precisa apenas de uma plataforma White Label de cotação ou existe interesse em associar nossas seguradoras à plataforma?
R.: Já temos contratos com seguradoras; o interesse é somente na plataforma White Label.
Como a Unicred espera que a plataforma interaja com o cooperado, uma vez que, além da cotação, nossa plataforma dispõe de um canal de comunicação com nossos corretores e permite segmentar nichos de interação com a plataforma por canais de atendimento (Whatsapp, telefone, e-mail, site)?
R.: Nossa primeira ideia ao definir o desafio foi disponibilizar uma plataforma personalizada para que o Cooperado (cliente) efetuasse suas cotações em tempo real nos diversos ramos de seguros operados pelas seguradoras parceiras e, após a cotação, a informação chegasse ao colaborador da Unicred para contatá-lo e efetivar a proposta. Interessante a possibilidade de contato por diferentes canais – conforme mencionado na pergunta!
A cotação desse seguro é destinada ao público B2B ou B2C? E como a Unicred imagina esse fluxo?
R.: B2C. O cooperado da Unicred (cliente) deve ter a possibilidade de realizar suas cotações pela plataforma (acessando as seguradoras parceiras nos mais diversos ramos operados por estas) e, depois, o colaborador da Unicred (gerente de contas) deve receber essa informação das cotações realizadas para dar andamento ao negócio, caminhando para efetivação. Buscamos uma plataforma White Label para personalização com logo e cores da Unicred.
Desafio de Educação e gamificação
Quais seriam os principais clientes do desafio de educação à distância?
R.: Colaboradores da Unicred VTRPP e com possibilidade de estender a Cooperados (clientes) para oferecimento de cursos sobre mercado financeiro, cooperativismo, entre outros.
Qual é a expectativa em relação à dinâmica da plataforma? A startup terá que customizar e associar cursos próprios de educação corporativa gamificados à Unicred ou os cursos seriam cedidos pela Unicred e adaptados pela startup?
R.: Toda a parte de produção de conteúdo (cursos em vídeo, materiais, perguntas, etc) fica a cargo da Unicred. O que precisamos é de uma plataforma que permita customização, como com logo e cores da cooperativa.
Para saber mais sobre cada um dos desafios, clique aqui!
As startups que se inscreverem até o dia 12/06 poderão participar de um Webinar exclusivo junto à Unicred, no dia 19/06, para tirar mais dúvidas!
Fiquem ligados nas nossas redes sociais para acompanhar o desenrolar do programa! A divulgação das startups selecionadas para o Pitch Day acontecerá no dia 24/07.