fbpx

Ponto de Vista sobre Inovação

Nos últimos anos, no Brasil, o tema inovação ganhou a capa das principais revistas de negócios, virou tema central de congressos e tornou-se pauta importante em conversas entre executivos. Tão grande quanto sua importância e repercussão têm sido os enganos e mal-entendidos a respeito do que realmente é inovação, como colocá-la em prática e como obter dela resultados significativos.

Inovação não é algo simplesmente novo

É algo novo que traz resultados para a empresa. O mundo está cheio de inventores que nunca obtiveram sucesso com suas idéias “brilhantes”. É preciso separar inovação de melhoria. A melhoria refere-se a pequenos ajustes necessários para a continuidade e o aperfeiçoamento das atividades do dia-a-dia. A inovação é a exploração de uma nova idéia com sucesso, resultando em grande retorno.

Nesse sentido, a inovação não deve ser vista simplesmente como o desenvolvimento de um novo produto. Pode também estar vinculada a novos modelos de negócio, a novos mercados e serviços, ao estabelecimento de uma marca, ao desenvolvimento de plataformas tecnológicas e, até mesmo, à criação de canais de distribuição alternativos.

Para que uma empresa cresça e reforce sua posição competitiva, a inovação deve ser um processo continuado e não episódico! Inovar significa buscar incessantemente o crescimento e a liderança. Envolve criatividade, transpiração, persistência e risco.

Inovação não é apenas criatividade

A inovação tem início na criatividade mas se desenvolve a partir de um processo estruturado de definição de estratégias, estabelecimento de prioridades, de avaliação de idéias, de gestão de projetos e de monitoramento de resultados. A indução da inovação deve ser feita por ferramentas e métodos específicos para tal realidade.

Não se pode esperar apenas por um “espasmo criativo” para que uma nova idéia seja gerada e dê frutos. Assim como outros conceitos já consolidados no meio empresarial – como a gestão da qualidade, planejamento estratégico, gestão de recursos humanos e tantos outros – a inovação deve ser um processo gerenciado que objetiva reduzir a incerteza e gerar resultados para quem inova.

Considerando a relevância a da inovação para o crescimento das empresas, é chegada a hora de encarar a inovação como algo que vai além do desenvolvimento de produtos. Ela deve ser tratada como um processo continuado, gerenciado, induzido e acompanhado por ferramentas que acelerem resultados e resultem no aumento da competitividade da empresa.

Tags relacionadas:

Talvez você goste: