Dar voz aos colaboradores é uma estratégia eficaz para estimular a cultura de inovação dentro das organizações. Um exemplo notável dessa abordagem é o programa de intraempreendedorismo IdeiÁguas, uma iniciativa do Grupo Águas do Brasil, um dos principais grupos privados de saneamento do país, desenvolvido em parceria com a Innoscience. O IdeiÁguas tem como objetivo estimular e valorizar o desenvolvimento de sugestões criativas e inovadoras dentro do Grupo.
“Essa iniciativa reflete a visão do Grupo Águas do Brasil de que a inovação é um processo plural, que requer diversidade de ideias, a participação de todos os membros da organização, bem como métodos e disciplina para que as ideias se concretizem”, destaca Luciana Parente, Superintendente de Inovação do Grupo Águas do Brasil.
O programa IdeiÁguas é uma concretização da estratégia de inovação concebida entre 2021 e 2022, com a colaboração da Innoscience. Sua construção teve início em julho de 2022 e já obteve importantes entregas para a empresa nesse período, incluindo um MVP (Minimum Viable Product) que possibilitou a captura de mais de 200 ideias nos últimos meses. Com o lançamento da plataforma, o programa conta com todas as etapas do processo de forma automatizada, desde a análise, avaliação, priorização até o acompanhamento da implementação de uma ideia.
Funcionamento do IdeiÁguas
O funcionamento do IdeiÁguas é simples e eficaz. Quando um colaborador cadastra uma ideia, ele contribui diretamente para a melhoria dos serviços prestados pelo Grupo e suas concessionárias, assim como dos processos internos da empresa. Após a inscrição, a ideia passa por uma avaliação cuidadosa pela Rede de Inovação, que busca entender melhor a proposta juntamente com o autor e verificar de que forma ela pode resolver um problema ou viabilizar uma oportunidade de melhoria. Em seguida, a ideia é avaliada pelo gestor da área correspondente, que analisa todas as informações relevantes e define as ações para sua implementação.
Luciana ressalta que a evolução das ideias ao longo do fluxo de aprovação é recompensada com reconhecimentos para os autores e avaliadores. Além disso, foi estabelecido um ranking anual que irá colaborar para o reconhecimento das melhores ideias.
O programa do Grupo Águas do Brasil demonstra o compromisso da organização em fomentar a inovação e valorizar as ideias criativas de seus colaboradores. Por meio dessa iniciativa, o Grupo fortalece sua cultura de inovação, promovendo o engajamento de todos os membros da equipe e impulsionando o desenvolvimento de soluções eficientes para os desafios enfrentados pelo setor de saneamento. O IdeiÁguas se destaca como um exemplo inspirador de como o intraempreendedorismo pode contribuir significativamente para o progresso e o sucesso das grandes empresas.
Sobre a inovação no Grupo
O Grupo Águas do Brasil é uma das maiores empresas privadas de saneamento do país e tem a inovação como prática constante de suas operações ao longo de 25 anos de trajetória. A companhia contribui a cada dia para a melhoria da qualidade de vida nas áreas onde atua, a partir da dedicação de colaboradores, dos investimentos nas operações e da troca com toda a cadeia de relacionamento: clientes, fornecedores, reguladores e poder concedente. Para o Grupo Águas do Brasil, o saneamento é essencial e indispensável para que se estabeleçam condições de vida digna para todas as pessoas e para que se garanta um futuro saudável e sustentável para o Brasil.
Com foco nisso, o Grupo vem investindo cada vez mais em inovação voltada para o setor de saneamento, a fim de garantir o aumento da qualidade na prestação dos serviços, na satisfação do colaborador e na vida da população em geral. No campo da inovação aberta, o grupo já executou o Torneira Lab, um programa de conexão com startups que trouxe soluções inovadoras para desafios de várias áreas da companhia e vem implantando gradualmente metodologias ágeis no seu ambiente de trabalho. Todas essas iniciativas visam fomentar, ainda mais, o pensamento inovador dentro da organização, característica que sempre esteve presente no dia a dia de todos os setores e operações da companhia, com diversas iniciativas e inovações lançadas ao longo dos seus mais de vinte anos de história.
Na foto: Daphne Fleischhauer, estagiária do Núcleo de Inovação; Carnelutti Spinelli, coordenador de Inovação; Luciana Parente, superintendente de Inovação; Amanda Andrade, analista de Inovação e Bernardo Satyro, analista de Inovação.