O primeiro case da série ESG Innovation é sobre a parceria da Ambev com a startup Lemon Energia, que conecta as empresas geradoras de energia limpa com os pequenos e médios negócios. A proposta ousada faz parte de uma série de iniciativas da cervejaria em ESG e já apresenta grandes resultados. Confira!
LEMON ENERGIA E AMBEV
STARTUP
Criada em 2019, a startup Lemon Energia foi fundada por Rafael Vignoli (CEO), Luciano Pereira (CTO), Ariel Bozza Amar (CFO) e Rafael Mezzomo. Ela tem crescido em um mercado que começa a ganhar destaque entre as startups brasileiras: o de energia limpa. Apostando no Environmental, a empresa desenvolveu um sistema que conecta pequenos e médios negócios às geradoras de energia eólica, solar ou de biogás. Assim, um comerciante ou o dono de um estabelecimento qualquer contrata a eletricidade diretamente de um fornecedor, o que permite negociar preços menores – além de ter a certeza de que a energia consumida vem de uma fonte limpa.
Segundo a Lemon, só em 2020, as empresas que recebem energia fotovoltaica por intermédio da startup deixaram de emitir 162.000 toneladas de carbono. Para absorver todo esse carbono, seriam necessárias 4.878 árvores, o equivalente a 14 campos de futebol. Cerca de 5 mil empresas compõem o portfólio da startup, que apresenta crescimento exponencial no mercado. A projeção é de que, nos próximos três anos, o ecossistema da Lemon impeça a emissão de 800 mil toneladas de carbono na atmosfera.
EMPRESA
Sempre de olho no futuro, a cervejaria Ambev é grande entusiasta da inovação aberta e do ESG. Uma de suas iniciativas é o programa Além, executado em parceria com a Innoscience. Nascida em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, a Ambev soma mais de 100 rótulos na sua distribuição. A dona das marcas Skol, Brahma e Antarctica é pioneira em diversas práticas socioambientais, como a plataforma SaveE, criada com o objetivo principal de auxiliar empresas que utilizam energia elétrica no seu processo produtivo ou na execução da prestação de serviços a reduzirem o consumo de energia, contribuindo para aumentar a eficiência energética no país.
A cervejaria se mantém no Top 8 no ranking de bens de consumo desde 2016 e se destaca na categoria mudanças climáticas, somando centenas de prêmios voltados para a sustentabilidade. Com as novas preocupações mundiais relacionadas às boas práticas ESG, a empresa adotou uma série de objetivos para ampliar sua atuação na sociedade. Além da natural busca por resultados econômico-financeiros, a empresa pretendia reduzir o impacto de sua atuação. Entre as metas estabelecidas, a principal é tornar 100% da eletricidade comprada advinda de fontes renováveis. Além disso, reduzir 25% das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor.
A meta é pautada para redução de carbono em toda a produção e representa o mesmo que tirar mais de um milhão e meio de carros das estradas todos os anos. Através do uso de eletricidade renovável, eficiência de produção, programas de logística verde e inovação em toda a cadeia de fornecimento, a empresa já vinha reduzindo seu impacto. Entre 2012 e 2017, o uso absoluto total de energia foi reduzido em 10%. Entre 2017 e 2019, a redução na intensidade da emissão de CO² foi de 21,97%.
OPORTUNIDADE
Atualmente, o Brasil vive uma situação energética desafiadora, em decorrência da crise hídrica que afeta os reservatórios das hidrelétricas. Simultaneamente, a geração de energia solar triplicou nos últimos 12 meses, e cresceu 45% nos últimos seis, apesar da pandemia. Existem por volta de 255.000 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, que abastecem 319.000 unidades consumidoras, como são denominadas as ligações de energia feitas pelas distribuidoras. Ao todo, os brasileiros investiram mais de 15 bilhões de reais em energia solar. Em termos de potência instalada, as empresas de comércio e serviços correspondem a 39,5% da capacidade nacional.
Pensando nisso, desde 2020 a Ambev vem investindo nesse mercado. A princípio, a cervejaria rodou um projeto piloto nas cidades de Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia, para atender cerca de 30 mil bares e restaurantes. No projeto, o estabelecimento deveria se cadastrar na plataforma digital e esperar a conta chegar normalmente, já com desconto. A economia era de até 15%, equivalente a duas contas inteiras ao longo do ano.
A partir dos resultados obtidos, decidiu-se apostar na Lemon Energia e investir em uma produção mais sustentável. Os investimentos da Z-Tech, braço de corporate venture da Ambev, espalhados pelos Estados Unidos, México e Brasil, concentram-se em startups que ajudam o universo que vai de bares a restaurantes e de padarias a supermercados. Segundo Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da Innoscience, “a Ambev é uma das poucas empresas que tem absoluta clareza de sua estratégia de corporate venture ao direcionar seus recursos financeiros e não financeiros para potencializar oportunidades no core business, adjacências e novos negócios”. No caso da Lemon Energia, a ideia com o aporte da Z-Tech é atender mais de 700 mil bares, restaurantes e supermercados espalhados no Brasil, que fazem parte da rede de distribuição da Ambev. Além de investir em tecnologia, a proposta visa dobrar o número de funcionários da startup ainda este ano.
Para isso, a Lemon conectou usinas de energia limpa de fonte solar à rede de grandes distribuidores. Essa energia é transformada em créditos, que são descontados na conta das empresas clientes da Lemon. Na prática, de acordo com Rafael Vignoli, CEO e fundador da Lemon, é como se o negócio estivesse alugando placas solares para produzir energia.
Hoje, a Lemon tem capacidade de 300 megawatts de energia limpa, o suficiente para atender 40 mil estabelecimentos comerciais. Somando sua primeira rodada de captação de 1 milhão de dólares, a Lemon já levantou cerca de 17 milhões de reais em investimentos, o que deve ajudar a expandir esse alcance.
“Queremos encontrar soluções para amenizar ao máximo os impactos ambientais causados pelos nossos processos, e envolver nossos parceiros nesse movimento tão importante é fundamental para alcançarmos resultados significativos”, explica Luís Paulo Ribeiro, gerente de Suprimentos e Sustentabilidade da Ambev.
RESULTADOS
Hoje o serviço está disponível em Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal, onde a Lemon atende 500 clientes e existem 10.000 interessados em contato para contratar o serviço. Com a pretensão de atender 50.000 estabelecimentos até 2023, a parceria está se expandindo por todo o Nordeste. Só em Pernambuco, são mais de 50 estabelecimentos parceiros, o que representa 1200kwp de energia, o mesmo que uma usina inteira. Os próximos planos são expandir para São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
A Lemon tem, ainda, parceria com 55 empresas geradoras de energia e a expectativa é contar com — pelo menos — 100 usinas plugadas na rede até o fim do ano, tendo em torno de 40 já nesse processo. A pretensão é alcançar todo o ecossistema Ambev, com mais de 700 mil bares, restaurantes e supermercados que fazem parte da rede de distribuição.
Em entrevista à Exame Invest, Rafael Vignoli destaca a ideia de popularizar a energia limpa entre os pequenos negócios. “No mercado atual, é possível dizer que a Ambev é uma das poucas empresas com uma capilaridade que vai dos bairros mais nobres ao mais simples. E é com essa presença que queremos mostrar às pequenas empresas que elas podem economizar e tornar a energia solar mais acessível”, diz.
“Queremos fomentar o ecossistema de pequenos e médios negócios”, afirmou Roberto Guido, CEO da Z-Tech no Brasil, ao NeoFeed. “Com a Lemon, poucas vezes vi um alinhamento tão grande com o que a gente quer construir.”
A inovação aberta é uma via de mão dupla, e um potencial gerador de resultados tanto para a startup quanto para o corporate. A Ambev entendeu seu contexto, definiu suas metas e prioridades e partiu para ação. O desenvolvimento do ESG dentro da multinacional pode ser acelerado a partir da colaboração com a startup.
Não deixe de acompanhar o nosso blog e nossas redes sociais para conhecer os próximos cases de sucesso!
Até a próxima!
Saiba qual o modelo de inovação aberta ideal para seu negócio>>
FONTES:
www.exame.com
www.invest.exame.com
www.neofeed.com.br
www.ambev.com.br
www.energialemon.com.br