A série Founder em Destaque desta semana as repostas de Tatiana Duarte, Founder, CEO & Marketing da Alia Inclui, startup que facilita a vida de milhões de pessoas cegas e de baixa visão tanto no momento da compra quanto no consumo, permitindo o acesso a informações importantes como: nome do produto, peso, informações nutricionais e quantidade a partir da leitura do código de barras com o celular.
Qual foi o seu ponto de partida para inovar?
Trabalho com inteligência de mercado há quase 20 anos e sempre gostei de inovação. O ponto de partida foi um cliente meu (indústria de sorvetes) me questionar sobre o Braille, e então resolvi estudar mais sobre. Conheci institutos de apoio a pessoas com deficiência visual e, por acaso, minha sócia Caroline, mulher com deficiência visual, em um salão de beleza. Deste encontro, a Alia Inclui nasceu para melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual no momento das compras e consumo em casa, tendo em vista que o Braille apresenta algumas barreiras importantes como a grande área necessária para aplicação, custo do alto relevo, dificuldade de aplicação em plástico, vidro e alumínio e o fato de 2/3 da população cega não ser alfabetizada no sistema.
Muitas pessoas enfrentam dificuldades para obter informações essenciais nos rótulos de produtos e medicamentos, o que compromete sua autonomia e liberdade de escolha.
Que solução a sua startup propõe?
A Alia Inclui oferece um aplicativo gratuito aos usuários, disponível para Android e iOS, que permite que pessoas com deficiência visual e/ou dificuldade de leitura (60+, não alfabetizadas e outros) acessem informações relevantes dos rótulos de produtos diversos. Ao escanear o código de barras com a câmera do celular, o aplicativo fornece uma audiodescrição detalhada do produto, incluindo nome, peso, informações nutricionais e instruções de uso. Essa solução promove Acessibilidade, Liberdade, Inclusão e Autonomia (ALIA) para os usuários. Além disso, o app conta com funções de texto rápido, digitalizador de texto e descrição de imagem.
Quais conexões você busca para escalar?
Para expandir seu impacto, a Alia Inclui busca parcerias com empresas que desejam tornar seus produtos mais acessíveis (empresas Aliadas). Mesmo atendendo empresas de todos os portes e segmentos, sabemos que um impulsionador são alianças com empresas globais em virtude da sua representatividade nos mercados. Um exemplo é a colaboração com a Unilever, que disponibilizou informações de seu portfólio de Cuidados com a Casa. Além disso, procuramos conexão com sindicatos, núcleos do ecossistema de inovação e institutos de apoio à pessoas com deficiência visual, que compartilham dos mesmos valores de acessibilidade e inclusão, visando ampliar o alcance da solução.
Três links de destaque da sua startup (redes sociais, site, matéria em veículos do ecossistema):
- Instagram da Alia Inclui: Instagram
- Matéria Gramado Summit (startup vencedora): https://start.gramadosummit.com/posts/startup-alia-inclui-vence-batalha-de-startups-e-leva-r-200-mil-de-investimento
- Matéria Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Globo): https://globoplay.globo.com/v/13383650/