Logo Innoscience

Português Português
English English
Português Português
Spanish Spanish
Português Português
English English
Português Português
Spanish Spanish
Prêmios:

Em sua terceira edição o programa UniOn impulsiona inovação aberta na Linha 6 e gera redução de impacto ambiental e eficiência na futura operação da Linha Uni 

Autor: Innoscience

O UniOn 3 consolidou o programa como uma das iniciativas mais relevantes de inovação aberta aplicadas à mobilidade urbana na Linha Uni. Em um momento decisivo, com as obras avançando ao seu final e a futura operação ganhando forma, viu-se a a Inteligência Artificial como a principal tecnologia aplicada para geração de valor. O Union 3 conectou desafios reais das áreas internas a startups do ecossistema nacional, gerando resultados concretos em segurança, impacto ambiental, eficiência operacional e produtividade.  

Nesta edição, 72 startups aderentes foram avaliadas, 13 apresentaram soluções no Pitch Day, cinco participaram das imersões e chegaram à fase de experimentação. O protagonismo da IA nos pilotos demonstra a evolução do programa e o alinhamento da Linha Uni às tecnologias que vêm moldando a nova geração de operações metroferroviárias. 

Segundo Caio Kague, sócio da Innoscience e Head responsável pelo UniOn, os resultados reforçam a relevância de aplicar inovação aberta em grandes projetos de mobilidade urbana. 

“Nesta edição, vimos times ainda mais protagonistas, que sentem a dor do desafio, atuando de forma madura na construção e acompanhamento dos pilotos. O UniOn 3 demonstra que, quando inovação é tratada com método e alinhamento estratégico, ela se traduz em resultados operacionais reais, redução de custo de fato e acelera a preparação para a futura operação da Linha 6” 

Para Daniela Serigo, líder do Pilar de Inovação e responsável pela área de Comunicação Corporativa da Linha Uni, a evolução cultural proporcionada pelo UniOn é tão relevante quanto os resultados dos pilotos.  

“Olhando para trás e considerando as três edições do programa, houve um aprendizado contínuo evidente. Hoje escutamos com naturalidade nos corredores da empresa pessoas comentando sobre ‘validação de incerteza’, ‘IA’, ‘MVP’, ‘vamos testar pequeno primeiro’, etc. O Pilar de Inovação da Estação Sustentar trouxe avanços interessantes para a Linha Uni sob a ótica de resultado, reputação e, especialmente, de cultura.” 

Alguns dos resultados do UniOn 3: inovação aplicada e impacto direto nas operações da Linha Uni 

Gestão Inteligente de Acesso em Áreas de Risco 

O piloto elevará  o nível de segurança operacional ao digitalizar o controle de acessos em áreas de alto risco para manutenções, desde a entrada para execução do serviço até a saída da estação. A solução atingiu 98% de assertividade nos testes técnicos e obteve NPS 94 do grupo de testes em relação à facilidade de uso da plataforma, reduzindo vulnerabilidades e fortalecendo processos de conformidade e segurança. 

A gestão de aprovações de acesso de manutenção considerando riscos de sobreposição de atividades e áreas liberadas, hoje feita na mão e com grande aporte do raciocínio humano, passará a ser recomendada pelo software com base em regras de negócio e restrições estabelecidas. 

Chat Uni 

A solução estruturou uma camada de inteligência através do uso de IA generativa para geração de respostas sobre documentos internos, ultrapassando mil interações dos colaboradores e atingindo 96,3% de satisfação. O índice de precisão das respostas chegou a 89% e o tempo para localizar informações caiu 78%, ampliando significativamente a produtividade organizacional. 

O projeto piloto focou em dar informação assertiva e rápida aos colaboradores no endereçamento de dúvidas sobre o contrato de concessão. O que antes era uma dependência do time jurídico no saneamento de dúvidas e validações de interpraetações, passou a ser um apoio inteligente e instantâneo com auxílio de IA via o Chat Uni. O projeto vislumbra uma expansão para outras disciplinas além da análise de contrato e normas. 

Gestão Inteligente da Energia Elétrica 

O piloto trouxe visibilidade detalhada do consumo energético nos escritórios da Linha Uni. As áreas monitoradas registraram redução de aproximadamente 12% no uso de energia, criando uma base para futuras integrações com sistemas de gestão elétrica e abrindo espaço para replicação em outras linhas.  

O acompanhamento e emissão de alertas inteligentes provaram oportunidades de consumo consciente de energia elétrica. Se projetado para a operação das estações nos sistemas de ventilação, elevadores e escadas rolantes pode trazer um impacto de extrema relevância de redução de consumo de energia elétrica, sendo este um dos maiores custos de uma operadora de mobilidade urbana em massa sob trilhos.  

Monitoramento Contínuo Perimetral 

Com acurácia de 100% na detecção de pessoas e veículos não identificados com auxílio de drone e visão computacional, o piloto fortaleceu a segurança patrimonial e aumentou a capacidade de resposta a eventos críticos em todo o perímetro do Pátio Morro Grande. O NPS 100 confirmou a alta aderência da solução às necessidades operacionais da Linha Uni. 

Assim com uso de drone por meio de voo automatizado e moderna estação de carregamento de bateria por indução, será possível realizar rondas por turno, mais precisas, rápidas e com alertas instantâneos para a equipe de monitoramento. 

Panorama das edições do UniOn: inovação como motor de transformação urbana e social 

Desde 2022, o UniOn vem se consolidando como um programa robusto de inovação aberta com impacto social, apoiando a construção e futura operação da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que atenderá milhões de pessoas todos os dias. A iniciativa conecta a Linha Uni à startups capazes de gerar avanços em sustentabilidade, experiência do usuário, mobilidade e desenvolvimento socioeconômico no entorno. 

UniOn 1: sustentabilidade, inclusão e experiência do usuário 

A primeira edição aproximou a obra de universidades e comunidades, promoveu soluções de construção sustentável, explorou a experiência do usuário desde a pré-operação, impulsionou ações de inclusão para pessoas com deficiência física e estimulou a mobilidade elétrica. Essa fase marcou o início da mentalidade de inovação dentro do projeto. 

UniOn 2: impacto social e preparação para a futura operação da Linha 6 

A segunda edição ampliou o foco para formação profissional, empreendedorismo e mobilidade elétrica além da logística last mile. Também trouxe desafios relacionados à construção e futura operação da Linha 6, aproximando o programa das necessidades operacionais da linha que transformará a mobilidade na zona norte e oeste de São Paulo. 

Ao conectar tecnologia, impacto social e mobilidade urbana, o UniOn tem ampliado sua contribuição para a construção de uma Linha 6 mais eficiente, segura e integrada ao território. O programa fortalece a inovação como driver estratégico do projeto e amplia os benefícios que chegarão à população. 

Innoscience e Linha Uni: parceria para acelerar inovação aberta em grandes projetos de infraestrutura 

Parceira da Linha Uni desde a primeira edição, a Innoscience atua na estruturação, execução e acompanhamento metodológico do UniOn. Com experiência consolidada em inovação aberta e conexão com startups, a consultoria apoia desde a definição dos desafios até a implementação dos pilotos, garantindo rigor metodológico e foco em resultados. 

Acesse outros conteúdos no blog da Innoscience e explore conteúdos exclusivos sobre inovação corporativa, mobilidade, tecnologia e IA. 

>

Encontre a melhor solução para o seu negócio 

Mantenha-se Atualizado

    Eu li e aceito o aviso de privacidade.