fbpx

Conexão de Resultados – Ed. 10

Empresa

Há 50 anos no mercado, a Tegma Gestão Logística é um dos maiores operadores logísticos do Brasil e uma das poucas empresas do setor listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) na categoria Novo Mercado, o que assegura seu alto nível de governança corporativa e transparência empresarial.

A companhia é especializada em operações complexas e de alta criticidade para empresas de setores de alto valor agregado, oferecendo uma gama completa de serviços, com foco em logística de veículos e logística integrada.

A Tegma é a maior operadora da América Latina voltada para o transporte de veículos zero-quilômetro, movimentando, por ano, mais de 750 mil unidades, o que a posiciona como um player estratégico do outbound automotivo.

Com atuação em todo o território nacional, a empresa possui 50 filiais estrategicamente localizadas, totalizando 1,7 milhões de metros quadrados de pátios e 65 mil metros quadrados de armazéns. Em suas operações, a companhia gerencia mais de 1.500 equipamentos próprios e de terceiros e emprega cerca de 2 mil colaboradores diretos.

 

Startup

A Clarify Sistemas nasceu em 1998 como uma empresa de Projetos e Produtos em T.I. Uma das maiores qualidades da empresa é que ela está sempre atenta ao mundo em rápida transformação, com o avanço da tecnologia e seu impacto na vida de empresas e pessoas.

A partir de 2011, a Clarify passou a se desenvolver em projetos com gestão operacional, ou seja, controle operacional de empresas, processos e logística. Em 2015, voltou-se para um produto mais focado na área de controle operacional e logística. A empresa já entregou mais de 300 projetos e atendeu mais de 100 clientes, o que demonstra um serviço íntegro e consistente.

 

Desafio

A Tegma, em parceria com a Innoscience, anunciou, em 2019, o programa de aceleração de startups da companhia, a TegUP. Neste terceiro ciclo do programa, a empresa apresentou desafios específicos, baseados em necessidades reais do segmento logístico.

A Clarify se inscreveu para participar do desafio que envolvia a elaboração de um roteirizador, ou seja, uma ferramenta que mostra a melhor rota para o motorista, levando em consideração a carga transportada.

Um roteirizador convencional escolhe o melhor caminho, mas não considera seus possíveis perigos, principalmente tendo em vista que a Tegma Gestão Logística trabalha com cargas de, no mínimo, 22 metros de comprimento, além de uma altura considerável. A empresa deve se atentar e tomar cuidados com relação ao trajeto sempre. Um viaduto com uma altura baixa, uma placa de sinalização e galhos de uma árvore em cima da pista, por exemplo, podem danificar a carga transportada ou, no mínimo, prejudicar o trajeto, impactando na hora da entrega.

 

Solução

A Clarify se dedicou a desenvolver um assistente de roteirização específico para navegação de veículos de transporte de carga– com funcionalidades que não estão disponíveis nas ferramentas populares, como o Waze e Google Maps. Para atender ao desafio, foi criado um aplicativo mobile, que foi testado por alguns motoristas Tegma, ainda em MVP (Mínimo Produto Viável).

O aplicativo, que pode ser conectado a plataformas como Techcargo, cria alertas para indicar uma restrição de passagem, dando, assim, a rota mais adequada para o motorista em específico.

Este alerta colaborativo funciona em uma rede fechada, ou seja, só para quem tem essa ferramenta. Quando um motorista indica uma limitação, a empresa recebe a informação em tempo real num backoffice, através da plataforma, e a próxima carreta ou caminhão que for passar nessa rota receberá um alerta no celular e uma nova opção de rota.

Além disso, essa ferramenta permite que o motorista gere um ponto de atenção por meio de um comando de voz ou, então, apertando um botão – objetivando a segurança enquanto está dirigindo. No momento que o motorista parar, ele pode editar o alarme, detalhando quais os riscos presentes naquele trecho.

 

Resultados

No final do ano de 2019, a Tegma identificou o potencial da ferramenta e optou por fazer uma extensão da POC (prova de conceito). O plano era sair do teste de 4 aparelhos para, no mínimo, 30 pessoas utilizando a ferramenta.

Segundo José Carlos de Souza Filho, Coordenador de Inovação na Tegma Gestão Logística, “o programa TegUP deu a oportunidade de a gente explorar a resolução de problema e de trazer rapidamente respostas as nossas operações. O serviço apresentado pela Clarify fará com que a gente consiga ainda mais eficiência operacional e de trabalho, evitando danos nas cargas transportadas.”

E, por fim, Wanderley Augusto Paulo, Diretor Comercial da Clarify Sistemas, relatou que a Clarify nunca tinha participado de um processo de inovação como este e que foi muito gratificante ver que a empresa se adaptou e foi bem sucedida nesta primeira tentativa. “Para nós, participar do processo de inovação TegUP, conduzido pela Tegma e pela Innoscience, significou uma oportunidade de entrar no ecossistema das startups”.

 

Mais uma conexão de grandes resultados!

 

Quer saber mais sobre conexões de resultados com inovação aberta? Clique aqui!

Talvez você goste: