A empresa
A Ambev é uma empresa brasileira e nasceu em 1999 da união das centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Atualmente, tem 32 cervejarias instaladas no Brasil, duas maltarias, mais de 110 Centros de Distribuição e seis Centros de Excelência, contando com uma equipe de 30 mil colaboradores no país. Desde 2008, a Ambev faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, resultado das fusões com a belga Interbrew e com norte-americana Anheuser-Busch. Atualmente, a AB Inbev está presente em 19 países e é a maior empresa fabricante de cerveja do mundo. São mais de 200 marcas de bebidas, como Brahma, Budweiser, Spaten, Corona, Stella Artois, Beck’s, Skol, Original, Antarctica, CaipiBeats e Guaraná Antarctica.
Nos últimos anos, a Ambev passou por uma profunda evolução cultural e de negócios e, desde 2022, assumiu-se como plataforma de diversos negócios, com a missão de facilitar a conexão entre as pessoas e gerar crescimento compartilhado para todo o ecossistema. A estratégia é continuar conquistando e encantando fãs com suas marcas, apostando em novos produtos e serviços para promover experiências únicas nas mais diversas ocasiões, além de causar impacto positivo para fora dos muros da companhia.
Uma das ferramentas para isso é a inovação aberta, por meio de projetos como o Programa Além, em que diferentes áreas da Ambev cocriam em conjunto com startups novos produtos, serviços e modelos de negócios. Em três edições, já foram realizados 22 pilotos. Nos últimos dois anos, a Ambev foi reconhecida pelo Ranking do 100 Open Corps como a empresa que mais realiza negócios com startups no Brasil. Também foi eleita como a melhor corporação do ecossistema de startups do país em 2020, 2021 e 2022 pelo Startup Awards.
A startup
A NSports é uma Sportech focada na transformação digital do esporte brasileiro por meio da produção e transmissão de conteúdo, desenvolvidas de forma individual para cada cliente. As competições são veiculadas na home da NSports ou por meio dos canais oficiais das entidades esportivas, as chamadas OTTs. A empresa faz transmissões ao vivo e publicações de vídeos on demand (documentários, jogos antigos, entrevistas, melhores momentos, etc.).
São 21 canais, que entregam conteúdo gratuito e pay-per-view em 26 modalidades, como futebol, futsal, boxe, vôlei, atletismo, tênis, basquete e natação, entre outros. Até hoje, já foram transmitidos 3 mil jogos, realizados em 120 praças esportivas. A marca produz ainda material off-line, materiais audiovisuais e desenvolve identidades visuais, vinhetas e pacotes gráficos. Na área comercial, oferece soluções para ativação de marcas e customização do player para publicidade.
O Desafio
Um dos desafios da 2ª edição do Programa Além, da Ambev, era encontrar oportunidades inovadoras de serviços e entretenimento que pudessem ser oferecidas aos bares e restaurantes para auxiliá-los na atração de mais consumidores. A proposta foi lançada pelo BEES — a plataforma B2B da Ambev que permite a bares e restaurantes comprar produtos da própria companhia e de outras indústrias parceiras, como Mondelez, Piracanjuba, Nestlé, GPA.
“O objetivo era tornar o bar mais atrativo que a casa do consumidor, especialmente nos dias menos movimentados. Pensamos em quais experiências poderíamos oferecer que fossem incríveis e exclusivas. Encontramos junto à NSports a oportunidade de proporcionar aos donos de bares e restaurantes um serviço que permitisse fornecer em seus estabelecimentos, sob demanda, o acesso a jogos esportivos, especialmente de campeonatos de times menores”, detalha Ana Letícia Rico, head de Inovação da Innoscience.
“O nosso foco foi no consumidor Brahmeiro, que é futeboleiro e não consegue assistir ao jogo do seu time do coração, que é da série C, da série B, ou um campeonato estadual que foge do eixo Rio-São Paulo-Minas”, conta Adriele Yamaguchi, Lead Product Designer da Ambev. De acordo com a executiva, a parceria e a sintonia das equipes das duas empresas, apaixonadas por futebol, foi fundamental para o resultado.
Solução
A partir de uma cocriação, foi lançado o canal de streaming chamado Brahmosidade NSports. O canal permitia fazer transmissões de campeonatos que interessavam o público consumidor de bares dos municípios escolhidos. Foram disponibilizados a Liga Nacional de Futsal, os Campeonatos Paranaense e Catarinense de Futebol Série A e a Superliga de Vôlei Masculina e Feminina. O piloto ocorreu de janeiro a maio de 2022 em Londrina, Maringá e Cascavel (PR), e durante um final semana, em Ribeirão Preto (SP). Participaram dez bares, sendo que quatro foram foco do estudo principal.
“Boa parte da tecnologia já estava disponível porque customizamos os canais para entidades esportivas, mas foram desenvolvidas algumas integrações dos sistemas (da Ambev e NSports), além de uma solução para oferecer cupons de resgate, por exemplo”, conta Guilherme Figueiredo, CEO da NSports. Outras especificidades do projeto foram a experiência off-line de ambientação do bar e a narração personalizada, além de oferecer um placar maior do que o canal NSports, porque os consumidores tinham dificuldade de enxergar o placar na tela.
Resultados
Nos quatro bares que participaram do piloto, com transmissão de jogos customizada, o consumo de cerveja Brahma aumentou, em média, 14% na comparação aos dias sem jogos. Nos bares não aderentes ao projeto, a alta foi de 4,7% nos dias de jogos em relação a outros sem jornada esportiva.
Adriele Yamaguchi, Lead Product Designer da Ambev, ressalta que o poder da marca Brahma se mostrou muito forte, identificada com o futebol. “A marca estava no frame da TV, o narrador falava de Brahma o tempo inteiro e isso muda o subconsciente de alguma forma e ajuda a gente a ganhar espaço como marca”, afirma Adriele, explicando que os próximos passos do projeto ainda estão em definição.