fbpx

Conexão de Resultados – Ed. 07

Empresa

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos Integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes e o compromisso com a ética e a transparência. Além da prestação de serviços de manutenção offshore, a empresa atualmente opera seis unidades de perfuração, dois navios PLSV (pipe laying support vessel) e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading), com destaque para o FPSO Pioneiro de Libra.

 

Startup

A Delfos Intelligent Maintenance desenvolve soluções em Inteligência Artificial para a indústria de energia. A startup iniciou suas operações em 2017, em Fortaleza (CE), no ramo de energia eólica, no qual os fundadores, Guilherme e seu sócio Samuel Lima, já tinham experiência. Em 2018, a empresa já havia ingressado no mercado das usinas hidrelétricas e, em 2019, estava buscando espaço no segmento de óleo e gás.

 

Desafio

A Ocyan Waves é uma plataforma de inovação criada, em conjunto com a Innoscience, para solucionar desafios de operação no setor de óleo e gás. O desafio em que a Delfos participou era com relação à otimização do BOP (Blowout Preventer), equipamento usado para prevenção de acidentes em poços de perfuração – um tema delicado e extremamente relevante para a operação otimizada e segura da companhia.

 

Solução

A Delfos trabalha com Inteligência Artificial, gerando insights a partir de informações coletadas por sensores, seja no BOP, seja em componentes dos tubos de perfuração.

O software lida com um grande volume de dados armazenados, processados e correlacionados na nuvem. As informações são organizadas por meio de dashboards em versão web e para dispositivos móveis, facilitando o acompanhamento em tempo real da equipe da Ocyan, com o objetivo de prever falhas e possíveis acidentes a partir de um conhecimento e controle maior sobre a operação.

 

Resultados

A Delfos e a Ocyan realizaram um piloto como parte do programa Ocyan Waves Challenge 2019. Uma das metas da Delfos era utilizar efetivamente 80% dos dados gerados para o planejamento da manutenção do BOP. A startup, porém, alcançou incríveis 100% de utilização. Além disso, o desempenho registrado foi acima do previsto em acuracidade da informação e acerto na predição de falhas.

Assim, a partir da solução desenvolvida e apresentada pela startup, a Ocyan pôde ter mais assertividade no uso do BOP e controle perante os possíveis acidentes nos poços de perfuração. De acordo com Fabiano Sales de Souza, Head do Ocyan Waves, “a Delfos foi uma surpresa positiva, trazendo uma solução robusta baseada em algoritmos de performance e predição de falhas para ativos e operações industriais, utilizando inteligência artificial, machine learning, OIT e outros recursos. A formação e qualidade do corpo técnico da Delfos é um outro ponto relevante desta startup”.

E, na ótica da startup, “participar do Ocyan Waves Challenge em 2019 transformou nosso posicionamento de mercado”, segundo Guilherme Studart, co-founder & CEO da Delfos Intelligent Maintenance.

O Ocyan Waves Challenge 2020 apresentou novos desafios e a Delfos teve a oportunidade de participar novamente. O novo piloto entre as partes foi recentemente aprovado, evidenciando os frutos dos resultados do projeto realizado em 2019. Além disso, a Delfos conseguiu entrar em um novo segmento de mercado onde não atuava.

Com melhorias na operação da Ocyan e crescimento na atuação da Delfos, consideramos essa mais uma conexão de grandes resultados!

 

Quer saber mais sobre conexões de resultados com inovação aberta? Clique aqui!

Talvez você goste: