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Conexão de Resultados – Ed. 20

Empresa

A Danone é uma empresa global de alimentos, presente em mais de 130 países, com aproximadamente 100 mil pessoas compartilhando de uma mesma missão: levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas. Aqui no Brasil são 3 negócios focados em saúde: Águas (Waters), Lácteos e bebidas à base vegetal (EDP) e nutrição especializada. A última, conhecida como Danone Nutricia, trabalha para fortalecer a saúde e o bem-estar das pessoas quando mais precisam, visando a transformar de forma positiva suas vidas.

A Danone Nutricia foi criada a partir da fusão das unidades de negócio Early Life Nutrition (ELN) e Advanced Medical Nutrition (AMN) em fevereiro de 2019 e chegou ao mercado com o propósito de transformar vidas por meio da nutrição. Com a união das expertises de suas unidades de negócio, se torna uma potência em nutrição especializada do Brasil, tendo em seu portfólio soluções nutricionais inovadoras e fundamentadas pela ciência de marcas como Aptamil, Neocate, Ketocal, Nutridrink, Nutrisson e Cubitan, que traduzem a essência dessa empresa, por serem marcas que realmente transformam a vida de seus consumidores.

Startup

Com o desejo de encontrar alimentos 100% naturais, práticos e gostosos no mercado, surgiu a PicMe que, desde 2015, facilita o acesso a alimentos naturais e saudáveis de forma transparente e positiva, oferecendo praticidade aos 90% de brasileiros que não consomem frutas, legumes e verduras como deveriam.

O portfólio da marca conta com mais de 30 produtos e todos seguem a premissa da filosofia Clean Label – que incentiva consumidores a prestarem atenção aos rótulos dos produtos que consomem e também optar por alimentos mais transparentes e naturais. Hoje, são comercializados produtos como purês de frutas, chips assados e pastas de amendoim, tanto no site com e-commerce próprio da marca quanto em diversos supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos comerciais.

Desafio

O Desafio Danone Nutricia buscava soluções para inovar o mercado e oferecer produtos e serviços que transformassem positivamente a nutrição. Mais especificamente, a empresa estava à procura de propostas que ampliassem o portfólio da marca FortiFit – que estava passando por uma reformulação e um reposicionamento – através de novos formatos, promovendo uma maior penetração e experimentação do produto.

Solução

Através de pesquisas de mercado e com nutricionistas, a startup e a empresa entenderam que seria interessante criar uma barrinha, porque este tipo de alimento tem alta penetração no mercado brasileiro e também o produto FortiFit PRO combina com o formato. Desta forma, surgiu a barrinha proteica, um modelo híbrido resultado de um processo de cobrand entre a PicME e a Fortifit PRO da Danone Nutricia.

O produto, além de proteico, é rico em cálcio, colágeno e vitamina D, sem contar que não leva açúcar em sua composição. Alimentos como barras proteicas são, muitas vezes, procurados por um público que realiza atividades físicas e se preocupa com suplementação, porém este não é o foco da solução proposta, já que seu público-alvo é focado em um novo segmento: pessoas que buscam saúde e longevidade através da sua alimentação.

Resultados

O produto foi lançado no início do segundo semestre de 2020. Com o intuito de impulsionar sua penetração no mercado, foram realizadas ações com influenciadores profissionais da área da nutrição. Por ser um produto que recentemente entrou no mercado, ainda não existem dados conclusivos sobre sua performance, porém a percepção é de grande sucesso!

Carla Frontini, Gerente de Novos Negócios e Inovação Aberta na Danone Nutricia, pontuou: “os resultados desta conexão foram promissores, não só nas entregas das provas de conceito, mas também na transformação cultural da empresa. Nós tivemos contato com novas formas de trabalhar e descomplicamos muitos processos. Houve erros, o que é normal, mas os mesmos foram consertados com agilidade e engajamento de todos os times envolvidos. Foi um ganho imenso fazer parte deste processo com a PicMe.”

Renato Feller, Diretor Associado de Marketing, Inovação e Trade da PicMe, acrescentou: “foi uma troca extremamente rica; desenvolvemos o produto de forma muito ágil. Desde o início, me surpreendi muito. Não sabíamos muito bem o que esperar, mas tínhamos certeza de que o processo seria positivo. Foi um trabalho feito a diversas mãos que fluiu de forma impressionante! Esta relação entre pequena e grande empresa foi incrível, não houve atritos nem grandes dificuldades: éramos uma única equipe. A aproximação com a Danone foi um exemplo positivo sobre como empresas de características muito diferentes podem se complementar e criar grandes resultados”.

Esperamos, em breve, trazer atualizações dessa importante conexão!

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