Empresa
O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) foi a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. O modelo de negócio do Sicredi objetiva construir uma cadeia de valor que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade local.
Com mais de 4,6 milhões de associados, o Sicredi está presente em 22 estados brasileiros e no distrito federal, em mais de 1,9 mil agências, distribuídas em 110 cooperativas. Conta com mais de 30 mil colaboradores e, em 2019, foi a 2ª instituição com maior liberação de crédito rural.
O Sicredi oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples para o associado. O seu diferencial é que, ao se associar, a pessoa adquire uma pequena cota da sua cooperativa, passando a ser dono do Sicredi, tendo voz sobre as decisões do negócio e participando dos resultados.
Startup
A Startup Hallo, criada em 2015 por Bruno Grahl e João Paulo Ros em Blumenau, Santa Catarina, surgiu para revolucionar o mercado financeiro com soluções para conectar cooperados e correntistas, gerar oportunidades e auxiliar instituições a venderem seus produtos e serviços.
A startup desenvolve uma plataforma personalizada para cada instituição financeira (respeitando a identidade visual de cada cliente), com um espaço intuitivo e amigável para que correntistas possam usar o ambiente on-line para vender e comprar produtos e serviços – tudo isso com conexão às soluções de pagamento do banco, como crédito, cartão, empréstimos, QR code, NFC, entre outras.
De acordo com Bruno Grahl, CEO da Hallo, o aplicativo “pode ser usado também por empresas para gerir grupos de representantes, lojistas, franqueados e funcionários e se comunicar diretamente com seus clientes. Permite a troca de mensagens, veiculação de ofertas, notícias e eventos”.
Desafio
O Sicredi, considerando que um dos seus principais objetivos é apoiar e ajudar no desenvolvimento das regiões em que atua, resolveu criar uma ferramenta de apoio aos negócios locais, facilitando a compra e venda pela internet entre os associados.
Mas, antes de implantar a ferramenta, era necessário compreender se o marketplace seria algo pelo qual os associados se interessariam. Surgiu, neste momento, a principal questão: será que terá adesão dos associados?
A Cooperativa, em conjunto com a Innoscience, criou o programa Inovar Juntos, com o objetivo de fazer uma parceria com uma startup que, além de ter um olhar para a comunidade e para o trabalho em grupo, tem um know-how com redes sociais e marketplace.
Solução
O Sicredi Conecta surgiu, então, pela vontade de construir um marketplace: a possibilidade de um contato diferente com o associado. Para isso, a Hallo desenvolveu uma plataforma personalizada para o Sicredi, onde os associados podem oferecer e comprar produtos e serviços através da transferência bancária.
O Sicredi escolheu uma cooperativa de Santa Catarina, que já tinha um anseio de ter um canal onde os associados pudessem comprar e vender, para realizar o teste. Neste primeiro MVP (piloto viável mínimo), foi desenvolvida a identidade visual e a comunicação para o Conecta. Era importante explicar para cada cooperativa e seus associados em que consistia o Conecta e quais eram os benefícios envolvidos.
Cada cooperativa busca desenvolver a sua área de atuação, e o Sicredi Conecta é justamente um canal digital que facilita a evolução dos negócios locais. Por meio da plataforma, é possível valorizar o negócio local e fomentar toda a região de uma maneira cooperativa.
O Sicredi Conecta busca desenvolver empreendedores, que, até então, são muito nichados, resumidos à sua região. A partir dessa ferramenta, um pequeno comerciante pode vender nacionalmente seus produtos, competindo com grandes empresas que, antes, não eram vistas como concorrentes diretos e, ainda, o fazendo de forma cooperativa; ou seja, o dinheiro que o comprador está gastando na compra de outro associado, de alguma forma, volta para ele.
Resultados
Com os três meses de piloto, o Conecta já tinha mais de 800 usuários ativos no aplicativo. Ainda não tinham transações acontecendo, porque não havia tempo dentro do período de pilotagem para desenvolver tal tecnologia, mas já se concretizava como um case de sucesso!
Neste primeiro momento, foi medida apenas a aderência dos associados ao aplicativo; ou seja, se eles baixariam e navegariam pelo app.
Hoje, já são mais de 35 mil usuários e mais de milhares de reais transacionados dentro do app – sendo que ainda só há um meio de pagamento: transferência bancária. Atualmente, as partes estão procurando evoluir e proporcionar o cartão de crédito, para que seja possível parcelar a compra.
Segundo Daniele Lopes, Analista Digital do Sicredi, o Conecta é um case de sucesso interno, com um feedback muito positivo dos usuários dentro do próprio Sistema de Crédito. Priscila Viegas, PO do Conecta no Sicredi, complementou dizendo que “dentro da estratégia do Sicredi, temos clara a nossa participação na comunidade e de que forma um marketplace poderia contribuir para os nossos associados, e foi após a conexão com a startup Hallo que conseguimos acelerar a validação das nossas hipóteses de negócio. Rapidamente, colocamos um aplicativo no mercado para acompanhar a utilização dos nossos associados. Isso nos ajudou a priorizar as evoluções que viriam na sequência e, também, a construir uma visão de futuro do aplicativo”.
Mais uma conexão de resultados.
Quer saber mais sobre conexões de resultados com inovação aberta? Clique aqui!