A Empresa
A Ocyan atua há décadas no fornecimento de serviços diversos para o setor de óleo e gás, incluindo manutenção, engenharia, suprimentos, fabricação, montagem, pintura offshore, além de oferecer serviços digitais e tecnológicos. É a única operadora brasileira de FPSOs, gerenciando quatro unidades em parceria com a Altera Infrastructure, e mantém contratos de longo prazo com o Consórcio de Libra, Karoon Energy e 3R Petroleum. A Ocyan também explora projetos de energia eólica offshore, focando na engenharia, produção, construção e instalação de estruturas submarinas, buscando sinergia com suas atividades existentes.
A Startup
A Aquapower é uma empresa de impacto focada em energia renovável e eficiência energética, pioneira em tecnologias para a transição energética. Atuando como um facilitador ESG, a Aquapower oferece soluções que ajudam a alcançar metas de sustentabilidade através de sistemas de microgeração de energia limpa e econômica em redes hidráulicas existentes, instalando turbinas de pequena escala onde há excesso de energia não aproveitada. Sua missão é fornecer energia limpa e econômica utilizando as redes hidráulicas existentes, possibilitando a geração distribuída em qualquer localidade, independente das condições geográficas de sol ou vento.
O Desafio
A indústria de óleo e gás enfrenta uma crescente pressão para descarbonizar e aumentar a eficiência energética. A Ocyan opera quatro plataformas offshore no Brasil, e enfrenta o desafio de se manter dentro das metas de queima de combustível para produção de energia. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) exige das empresas de óleo e gás que definam expectativas de produção de CO2 ao obter concessões. Se a produção de CO2 exceder o acordado, multas são aplicadas. Assim, a Ocyan busca tecnologias que acelerem a transição para uma economia de baixo carbono e fortaleçam seu portfólio de novas energias, permitindo adaptação ou substituição de processos e equipamentos para operar com fontes de energia mais limpas e de baixo impacto ambiental. As tecnologias precisam ter sinergia com a infraestrutura atual, contribuindo para a descarbonização ao aumentar a flexibilidade técnica, operacional e energética dos ativos, ou reutilizando resíduos de descomissionamentos com alto valor agregado.
A Solução
A Aquapower, ao conhecer o programa Booster no Web Summit no Rio de Janeiro, viu uma oportunidade com a Ocyan. A solução energética da startup propõe aproveitar pontos de desperdício de pressão hidráulica nas unidades de produção, tanto de perfuração quanto nas FPSOs, para gerar energia utilizando bombas que funcionam como turbinas. Estas microcentrais de energia hidrelétrica, com potências entre 1kW e 75kW, adaptam-se a qualquer rede hidráulica existente, gerando eletricidade a partir do excesso de pressão. Essa solução é crucial para a Ocyan, pois tanto as FPSOs quanto as plataformas de perfuração utilizam muito diesel para gerar energia, e reduzir essa queima ao implementar uma fonte limpa e autônoma de geração de energia é vital para a empresa e seus clientes.
Os Resultados
Provas de conceito realizadas em laboratório na Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, atingiram eficiências superiores a 70%. Em testes-piloto, a Aquapower estimou que sua tecnologia poderia gerar cerca de 1% da energia consumida pela plataforma, resultando em uma redução de 165 mil toneladas de CO2 não emitido por ano na frota analisada. Isso representa uma economia potencial de até 44 milhões de dólares em combustível por ano para as operações offshore da Ocyan no Brasil.
“Ter uma iniciativa como a da Aquapower, que pode suprir parte de nossa demanda energética, é extremamente interessante”, afirma Luiz Mieiro, Gerente de Engenharia na Ocyan.
A solução da Aquapower agora está em standby, aguardando o próximo passo, que deverá ser um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para adaptação às condições offshore. “Para nós, como startup, foi uma experiência incrível. Ficou claro que o time da Ocyan está profundamente comprometido com a inovação e sempre foram parceiros excepcionais. Agradecemos a todos que colaboraram para fazer isso acontecer, especialmente ao Rafael e ao Mieiro, que trabalharam conosco no dia a dia”, comenta Franco Vernazza, CEO da Aquapower.