A empresa
Há mais de 40 anos no mercado, a Trisul atua nas principais cadeias produtivas imobiliárias: incorporação, construção e vendas. Com foco no mercado de médio e alto padrão nas zonas Sul e Oeste da cidade de São Paulo, em quatro décadas entregou 350 empreendimentos e 60 mil unidades.
Em 2021, a Trisul lançou um programa de inovação aberta chamado Trisul Lab, voltado à conexão com startups. O projeto foi organizado em seis fases: estratégia, mapeamento de potenciais startups, pitch day, imersão, fase de execução do piloto e análise de resultados.
“O programa nasceu da necessidade de melhorar processos e recursos de tecnologia para as nossas áreas de negócios. Sempre trabalhamos isso nas obras, então a ideia era trazer inovação para os departamentos, para as equipes, para que as áreas tivessem mais produtividade, eficiência e agilidade”, explica a superintendente de Tecnologia e Inovação da Trisul, Suleir Lopes da Costa Branco.
O objetivo da Trisul com este projeto é gerar eficiência operacional e melhoria da experiência dos clientes por meio de projetos-piloto para cinco desafios nas áreas de personalização, marketing, engenharia, financeiro e jurídico.
A startup
A Shooju é uma startup que trabalha com gestão de informações através de soluções de automação na coleta, tratamento com algoritmos e visualização dos dados. Tudo isso é realizado através de uma plataforma única com automação completa, de ponta a ponta e 100% customizável. Essa solução que nasceu para ser oferecida para os cientistas de dados, traders e analistas de dados, hoje facilita a vida de gestores e consultores melhorando o fluxo de dados em diferentes departamento.
A empresa foi criada para tornar a vida das pessoas mais fácil, eficiente e produtiva. De forma que as pessoas evitem o trabalho manual e garanta uma maior eficiência em suas operações. Presente em sete países, foi considerada a segunda melhor startup de Big Data no Brasil em 2020, pela 100 Open Startups.
Desafio
Implementar um Sistema de Gestão de Personalização de Imóveis para integrar e centralizar todos os dados com as escolhas seguindo o desejos dos clientes. Este era o desafio da conexão entre Trisul e Shooju. Para isso, era necessário dar visibilidade às equipes internas em relação ao contrato, às opções escolhidas, aos projetos a serem desenvolvidos, taxas e valores a serem compartilhados com outros departamentos e composição de custos. O objetivo de reunir essas informações é ampliar a visibilidade de dados para melhores tomadas de decisão, também reduzir o trabalho operacional, ter mais eficiência no processo e gerar inteligência por meio de relatórios, indicadores e análises sobre os resultados.
“Quanto mais opções de personalização, de customização, você entrega para o cliente, mais você vai fazer com que ele tenha uma boa experiência de aquisição desse imóvel”, acredita o CSO da Shooju, Nilson Junior.
Entre as incertezas que surgiram durante a definição do escopo do piloto estava o aumento na eficiência operacional e a confiabilidade nos dados e resultados. “Para desenhar o escopo do piloto de forma adequada, reunimos os times de Trisul e Shooju em uma imersão que permitisse um aprofundamento no contexto do desafio e na possível solução e a definição das principais incertezas a serem respondidas para viabilizar o rollout. Estas respostas foram obtidas ao final de três meses”, afirma Sérgio Gualdi, head de Projetos de Inovação da Innoscience.
Solução
O caminho escolhido foi a automatizar os diferentes fluxos e processos nessa jornada reduzindo o trabalho manual e melhorando a produtividade gerando resultado para o time de Gestão Trisul e consequentemente na experiencia do cliente final. Esses eram os objetivos centrais do desafio, lembra Suleir, da Trisul.
O trabalho desenvolvido pela Shooju foi 100% customizado, explica Nilson Junior, gerando um fluxo de gestão de dados que até então era feito por meio de planilhas o que incorria em descontinuidade e erros.
Esta solução permite que a Trisul faça a gestão sobre o desejo do cliente no que diz respeito aos kits de personalização – escolhas feitas após a compra do imóvel.
“Para nós, o resultado principal é ver o início de novos projetos aperfeiçoando o valor gerado no projeto anterior, isso é metodologia ágil”, afirma Nilson Junior.
Resultados
O principal resultado do projeto-piloto, executado de janeiro a março de 2022, foi a melhoria da eficiência operacional no levantamento dos quantitativos dos materiais a serem adquiridos e do custo para aquisição. No formato antigo, as equipes demoravam de dois a três dias para fazer este trabalho. Com o projeto em execução desde abril deste ano, o tempo médio para a realização da mesma tarefa é de 30 minutos.
“O objetivo foi alcançado em ganho de tempo e de produtividade, que era o primeiro ponto”, conclui Suleir. A superintendente sublinha ainda que, com a automatização do processo, as equipes passaram a ter menos inputs manuais, o que leva à mitigação de erros. Outro aspecto é a melhoria dos processos em razão das revisões realizadas durante a implantação do Sistema de Gestão de Personalização de Imóveis, como ajuste de nomenclaturas e sequências de atividades revisadas. “Tudo isso gera ganho de eficiência”, afirma Suleir.
A próxima etapa é melhorar a experiência do cliente – resultado que ainda não é possível mensurar devido ao histórico de dados ser recente e, portanto, insuficiente para análise comparativa. A expectativa é que no início de 2023, quando quatro ou cinco empreendimentos já estiverem inseridos na base de dados, seja viável avaliar alguns resultados positivos percebidos pelos clientes da Trisul.