fbpx

É possível criar novos negócios dentro de grandes empresas?

A sabedoria convencional sustenta que a inovação disruptiva é exclusividade de startups. Nessa visão, grandes empresas não seriam aptas a criar e desenvolver internamente os novos negócios que irão renovar suas estratégias e catapultá-las ao futuro.

No entanto, empresas como Microsoft, Amazon, Ambev, Nestlé entre outras têm desafiado essa máxima e mostrado que é possível transformar times internos em intraempreendedores e não apenas criar, mas também escalar novos negócios.

Uma série de pesquisas robustas sobre o tema, algumas delas lideradas pelos professores de Stanford e Harvard Michael Tushmann e Charles O’Reilly evidenciam que essas grandes empresas estão superando os obstáculos à inovação com a ajuda do que eles chamam de exploradores corporativos. Os exploradores corporativos são gerentes que constroem novos e disruptivos negócios dentro de suas empresas. 

Pesquisa recente da McKinsey aponta que mais de um quinto dos líderes empresariais ​​apontam a construção de novos negócios como a principal prioridade estratégica de suas empresas e 55% a consideram uma das três principais prioridades. A maioria dos entrevistados dizem que a construção de novos negócios os ajudará a responder a interrupções e mudanças na demanda de mercado, e ainda preveem que, daqui a cinco anos, metade de sua receita virá de novos produtos, serviços e modelos de negócios.

Nesse contexto, não basta reforçar o negócio existente. As empresas precisam desenvolver a capacidade de serem ambidestras: otimizar seus produtos atuais ao mesmo tempo em que aproveitam a inovação como veículo para a criação de novos negócios. 

Na Innovation Insight, nossa newsletter semanal e nas nossas redes sociais, compartilhamos casos, pesquisas e ferramentas sobre como realizar o que chamamos de Business Incubation: a criação sistemática de novos negócios dentro de empresas estabelecidas.

Quer começar a se capacitar sobre o tema? Aproveite o artigo do nosso founder, Maximiliano Carlomagno, publicado na MIT Sloan Management Review Brasil.

https://www.mitsloanreview.com.br/post/como-criar-novos-negocios-em-empresas-estabelecidas

Tags relacionadas:

Talvez você goste: