Essa jornada teve início em uma viagem entre Porto Alegre e Montenegro, quando nossos fundadores Max e Felipe se conheceram.
Ambos trabalhavam em um projeto de consultoria para uma empresa de tecnologia na região, e os pouco mais de 60 km foram suficientes para que percebessem na inovação o elemento de identidade entre eles. Como os dois estavam concluindo o mestrado em administração, se deparavam com a carência de teoria e ferramentas para que empresários e executivos pudessem discutir e gerenciar a inovação de forma consistente.
Lembrem-se que naquele momento ainda não havia iPhone, WhatsApp, Airbnb, Tesla, iFood ou Rappi. Eram outros tempos. Já era visível, contudo, a necessidade de transformação em empresas estabelecidas. Estava claro que, em um ambiente de negócios com mudanças frequentes, resultado passado não era garantia de sucesso futuro.
A conversa no trajeto Porto Alegre-Montenegro deu origem ao insight que veio a gerar a Innoscience: grandes empresas podem e precisam dominar a capacidade de se reinventar. Para isso, têm que ter acesso a conhecimento validado sobre o assunto. A escolha do nome Innoscience foi, nesse sentido, natural.
De lá para cá muita coisa mudou. A sede. O logotipo. O número de pessoas. Um novo sócio, Marco, que trouxe ainda mais experiência do ambiente corporativo e da prática de consultoria. Um time diverso e incrível.
No entanto, algumas coisas permanecem absolutamente iguais. A vontade de transformar a realidade por meio da inovação corporativa. A crença de que a inovação no ambiente das grandes empresas é possível. A disciplina para separar o ruído dos sinais na identificação das melhores alternativas de conteúdo, serviços e soluções para os clientes. A visão de que inovação sem ciência é curandeirismo. A responsabilidade para tratar do tema com objetividade.
Em função disso, resolvemos comemorar os 15 anos que passaram aproveitando a deixa para projetar os 15 anos que vêm pela frente. Nosso foco está nos Next15. Essa é a forma de agradecer a todo nosso time e clientes, e de renovar nossa visão.
Nas próximas semanas você vai conhecer uma série de novidades. Novos serviços, conteúdos e eventos.
Começamos essa jornada com a realização do Roadshow em parceria com MIT Sloan Management Review Brasil e HSM Management, onde abordamos experiências e perspectivas para um Rio Grande do Sul inovador. Aquele Rio Grande do Sul que nos deu raízes para crescer e asas para voar. E que busca se renovar com consistência, assim como nós e nossos clientes.
Além disso, em breve vamos apresentar o Science4Inno, nossa contribuição à ciência da inovação. Mensalmente iremos apresentar artigos científicos sobre gestão da inovação com curadoria, análise e, principalmente, síntese de nosso time de pesquisadores. Assim, conseguiremos aproximar aquilo que tem sido feito de pesquisa sobre o tema com quem aplica inovação no dia a dia.
Ainda no eixo de conteúdo, iremos receber no Corporate Innovation Talks, nosso podcast, profissionais que vão compartilhar conosco a sua visão dos próximos 15 anos da inovação corporativa.
Também iremos lançar novos serviços aos nossos clientes.
Inovação aberta. Novos negócios. E muito mais.
Enfim, nossa melhor forma de comemorar é seguir trabalhando com disciplina para que a viagem rumo aos próximos anos, agora com muito mais gente junto, seja tão legal quanto foi aquela de Porto Alegre para Montenegro.
Embarque conosco nessa jornada!