A série Founder em Destaque traz nessa semana as repostas de Melissa Gava, Founder e CEO da MOL, startup jurídica que oferece solução tecnológica para prevenção, gestão e resolução de conflitos.
Qual foi o seu ponto de partida para inovar?
O Brasil é o país com o maior número de processos judiciais per capita do mundo. Temos também a justiça mais cara do mundo. Praticamente 1,6% do PIB do Brasil é destinado ao sistema judicial, quatro vezes mais que a média internacional. O Judiciário brasileiro sofre com o fenômeno extremo da judicialização de conflitos.
A MOL foi criada para ser uma plataforma que inverte a lógica, e começa a tratar os conflitos desde as reclamações nos canais de atendimento das empresas, nas redes sociais, Procons, consumidor.gov e tribunais de justiça. Assim, a MOL centraliza todos os canais em uma única interface e banco de dados, facilitando muito a gestão das empresas e oferecendo a melhor experiência possível para os consumidores na hora mais delicada da jornada e na relação empresa/consumidor.
Que solução a sua startup propõe?
A MOL é uma plataforma de resolução de conflitos online. Atua de forma preventiva, na gestão e na construção de acordos na esfera administrativa, extrajudicial e judicial para empresas, escritórios de advocacia e instituições.
A tecnologia automatiza e integra toda a jornada do conflito:
✅ Redes Sociais (Facebook e Instagram)
✅ Reclame Aqui
✅ Consumidor.Gov
✅ PROCONs
✅ Agências reguladoras
✅ Processos judiciais e extrajudiciais
✅ Integrações com Zendesk, Projuris, E-law e outros.
Gestão de reclamações: centraliza os canais de atendimento aos consumidores, automatizando o fluxo da captura, gestão e respostas aos reclamantes e órgãos.
Acordo Extrajudicial: realização, via negociação ou mediação de acordos extrajudiciais, com fluxo completo desde a captura de processos judiciais, enriquecimento de contatos, notificação em blockchain, homologação judicial ao pagamento de acordos.
Plataforma para o poder público: fluxo de negociação, conciliação e mediação 100% digital com identidade própria da instituição com regulamentação exigida pelo CNJ.
Quais conexões você busca para escalar?
Buscamos conexões com empresas que possuem grande volume de reclamações de consumidores e processos judiciais e que prezam por um bom atendimento e relacionamento com seus consumidores.
Três links de destaque da sua startup
Estadão: Startup cria solução para minimizar lentidão jurídica no Brasil.
Época Negócios: Conheça as 100 empresas mais promissoras do ambiente de inovação brasileiro