O 5A Innova, braço do Grupo 5A focado na gestão da inovação, anuncia seu novo aporte em uma IT startup carioca. O investimento é na antiga BlockNobre, conhecida agora como Everblock, startup de tecnologia especializada em blockchain e proteção de arquivos, que pretende transformar o mercado brasileiro. A conexão aconteceu a partir do 5A Innova Venture Builder, programa de desenvolvimento e aceleração de novos negócios com apoio da Innoscience, e marca uma série de iniciativas do Grupo na área de inovação. O plano é investir cada vez mais no mercado das startups e da inovação, segundo Carlos Perobelli, CEO do Grupo 5A. “Nós do grupo 5A Innova queremos, a partir da experiência atual, ter até ano que vem mais uma startup escolhida para investir. O planejamento é investir, pelo menos, em uma empresa por ano”, diz.
SOBRE O GRUPO 5A
Criado em 2003, a partir da observação de lacunas no modo como as empresas da época geriam os seus negócios, o Grupo 5A tem a filosofia de uma empresa progressista, visando o talento humano como diferencial competitivo da organização. Em síntese, no Capitalismo Consciente, os negócios não se restringem apenas à geração de lucro, produto e emprego, mas também a valores de bem-estar social e retornos positivos à sociedade. O Grupo é constituído por 4 empresas: 5A Global, 5A Attiva, 5A Essence e 5A Innova. Com viés inovador, todas as empresas do ecossistema 5A trabalham sob a mesma cultura, que exalta melhores práticas para o cotidiano, como a transparência e verdade no trato diário de colaboradores e clientes. Great Place To Work há três anos, o grupo ainda realiza ações sociais e de consciência ambiental anualmente.
Em contínua expansão, o Grupo já apostava em uma iniciativa na área da educação e, agora, agregou a Everblock para compor seu ecossistema. Trazendo toda estrutura de planejamento estratégico, gestão de projetos e gestão de pessoas, com background nas áreas de saúde, tecnologia e educação, a empresa quer participar verdadeiramente do crescimento das startups, um “apoio a longo prazo”, de acordo com Perobelli.
SOBRE A EVERBLOCK
A Everblock nasceu em 2020, como iniciativa individual do CEO Andrews Nobre, ao perceber um gap no mercado brasileiro de blockchain, que apresenta crescimento exponencial mundialmente. Profissional de T.I., Andrews aplicou seus conhecimentos específicos no lançamento do primeiro produto de registro em blockchain e o segundo em armazenamento imutável. Em contínua ascensão, a startup oferece serviços por meio de API customizadas para registros em blockchain hoje em dia.
O 5A INNOVA VENTURE BUILDER
O programa de aceleração de startups faz parte das novas apostas do Grupo 5A no setor de inovação. Havia o desejo de um processo efetivo e bem aprofundado, e a Innoscience mostrou um desenho que suprisse isso, segundo Paulo Marinovic Rosa, da equipe de Marketing Corporativo do Grupo 5A. “A escolha da Innoscience foi quase um encantamento. A análise foi baseada na estrada e no discurso da consultoria. O background do time e a forma como encaravam a inovação foram decisivos para a parceria”, diz.
Inicialmente, 5A e Innoscience definiram 5 áreas de atuação: edtech, foodtech, healthtech, retailtech e IT startups. A Everblock foi mapeada por busca ativa na etapa chamada de “screening”, e aceitou o desafio de participar do programa. Após a conclusão das inscrições, iniciaram as entrevistas para definir quais perfis estavam alinhados aos desafios da empresa. Ao todo, foram mais de 100 startups avaliadas e 29 entrevistadas durante o processo. O passo seguinte foi a seleção das escolhidas para aceleração, embasada nas premissas e valores da corporação.
“Nós temos nossos valores: respeito, verdade, transparência, trabalho e inspiração. O Andrews se apresentou alinhado a esses conceitos e, então, o match aconteceu”, afirma Perobelli.
A startup de blockchain foi selecionada para a fase de imersão ao lado de 9 startups, na qual apenas duas foram escolhidas. Depois do aprofundamento, prosseguiu-se com a aceleração da IT startup durante três meses. O Grupo trouxe apoio na estruturação, marketing e backstage do processo, essenciais para a evolução do produto. Essa conexão permitiu uma pivotagem do mercado inicialmente previsto, provando que os insights acontecem em meio a execução. “Inicialmente, tinha foco no ramo jurídico, mas percebemos que meu produto teria um fit muito maior na área da saúde, pivotando a ideia para um mercado mais necessitado da minha solução”, acrescenta Andrews.
De acordo com Paulo Rosa, durante as conversas e pitchs, observou-se com cuidado cada parte do projeto para aplicar o background do Grupo 5A, focando em um mercado consolidado que mostrasse dores latentes na área tecnológica. A partir do alinhamento de mercado e produto, a negociação entre ambas as partes aconteceu. Além do venture capital, a startup foi ligada a 5A Essence para atuar no ramo de Saúde Ocupacional e, principalmente, a 5A Attiva, empresa de tecnologia do Grupo. Para Andrews, a conexão foi certeira em diversos âmbitos, mas, em especial, por encontrar uma parceria que fosse além do investimento financeiro, construindo a empresa lado a lado. “O diferencial do 5A Innova Venture Builder foi a inovação sem conversa fiada e sem espuma. Sempre indo direto ao ponto. O perfil de organização eficiente foi um verdadeiro match de valores e objetivos. O foco em pessoas e em resultados é um destaque do Grupo 5A”, diz.
OS RESULTADOS
Após a negociação, dentre as maiores mudanças está a troca do nome da startup, que agora passa a se chamar Everblock. A partir dos novos aportes, há mais suporte para a atividade, apresentando crescimento nas áreas de marketing, jurídico e vendas. Isso, segundo Andrews, impulsionou a startup na atuação do mercado, dando maior segurança ao assinar novos contratos.
O planejamento de investimentos prevê aportes trimestrais, atrelados a uma série de KPIs e análise de resultados da parceria. O objetivo é que a participação da startup seja cada vez maior em diversas áreas do Grupo 5A, com a possibilidade de evoluir inclusive para se tornar mais um “braço” do grupo. “O programa não só validou minha ideia, mostrando a efetividade do projeto, bem como oportunizou a sua expansão. Eu não só ganhei um investidor, como também um grande cliente, já que a solução de arquivos imutáveis vai atender as clínicas parceiras do 5A Essence, braço de Gestão Ocupacional do grupo. A Innoscience teve papel fundamental para validação do produto e mercado, garantindo toda a parte técnica e apoio para alcançar um bom resultado”, afirma Andrews Nobre.
Paulo Rosa ainda destaca a organização do processo, com cada etapa bem definida e estruturada. “A metodologia foi efetiva, e o time da Innoscience teve sensibilidade para a adaptação às necessidades do Grupo 5A. Entenderam o que estávamos buscando, conseguiram passar para o papel e tiveram flexibilidade para tornar aquilo possível”, acrescenta.
Com a participação fundamental da Innoscience no “match”, 5A e Everblock pretendem, juntas, transformar o mercado e fomentar a presença de soluções em blockchain no Brasil.