fbpx

Innoscience desenvolve programa com Sicredi para inovar – na prática

Durante os meses de março e abril de 2023, cerca de quarenta profissionais de 24 diferentes cooperativas da Sicredi Central Sul-Sudeste participaram do programa Líderes para a Inovação promovido em parceria com a Innoscience. Muito além da teoria, o programa colocou os participantes em contato direto com a prática de Inovação, um “trabalho mão na massa”, como afirmou Dagoberto Trento, Sócio da Innoscience.

O método de trabalho foi estruturado em 6 fases mesclando mentoria, desenvolvimento prático do trabalho e pitch. Ao final do programa, os participantes foram capazes de estruturar as bases de um modelo estratégico de inovação e de gestão da inovação nas suas cooperativas. Conforme o depoimento da Assessora de Inovação da Sicredi Central Sul-Sudeste, Jessica Panho, os objetivos do programa foram alcançados:

“Nós já viemos desenvolvendo a inovação e já temos uma cultura orientada para isso, mas faltava essa organização, essa estratégia de inovação, para que as cooperativas conseguissem avançar. Passamos por diversos sprints, pelo octógono da inovação, pensando sobre os horizontes e os territórios da inovação, e fechamos com chave de ouro entregando para as cooperativas metodologias que fazem sentido para a realidade específica de cada uma delas. Sabíamos que seria ótimo, e a Innoscience entregou ainda mais do que esperávamos.”

Durante 4 semanas, o programa abordou temas como razões para inovar, onde e como inovar, com quem inovar, e promoveu, entre os participantes, atividades práticas que proporcionaram a cada uma das 24 cooperativas a construção de uma estrutura  – em alto nível – da sua estratégia de inovação. Essas definições foram apresentadas em uma série de pitches, dos quais participaram os Diretores Executivos das cooperativas, proporcionando o engajamento do alto nível de gestão, e garantindo um horizonte de continuidade para as iniciativas de inovação futuras.

Para as cooperativas que participaram, o maior benefício do programa foi o fato de, na prática, conseguirem estruturar a base para o desenho de sua estratégia de inovação, definindo horizontes, territórios, OKRs, veículos (ex: inovação aberta, intraempreendedorismo e outros) e construindo um roadmap de execução com portfolio de investimento definidos para um período de três anos.

“Para nós aqui da Sicredi Caminho das Águas, a participação no curso de Governança para Inovação da Innoscience foi bem importante. Estamos numa caminhada de mais de dois anos com as estruturas de inovação atuantes dentro da cooperativa, com times multidisciplinares, e esse olhar para gestão e para governança é super importante, porque às vezes esquecemos de olhar para os pontos mais macro, ou seja, a garantia de que o que estamos produzindo no dia a dia esteja conectado com o que o Sicredi quer enquanto estratégia. O programa lança bastante luz sobre isso e traz, de uma maneira prática, ferramentas que auxiliam bastante nessa gestão. De uma forma relativamente rápida para o tema, que é complexo, já conseguimos implementar ações e ver resultados práticos” – analisa Gustavo Piardi dos Santos, Gerente de Planejamento Estratégico e Inovação do Sicredi Caminhos das Águas.

A Innoscience tem um longo histórico de atuação junto ao cooperativismo no Brasil. Além do Sicredi, outras cooperativas como Unimed, Unicred, e também o Sistema OCB, já executaram – e ainda executam – projetos de inovação com a nossa parceria.

Juntos, podemos transformar o mundo por meio da inovação – e do cooperativismo.

Tags relacionadas:

Talvez você goste: