No dia 1º de novembro, a Sicredi Pioneira, Complexo.lab, Coonecta e Innoscience deram o pontapé inicial a uma jornada inovadora no mundo do cooperativismo: o lançamento do AceleraCoop, o primeiro programa de aceleração de cooperativas do Brasil.
A Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, com seus 120 anos de história, tem um compromisso sólido com o desenvolvimento das comunidades em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha. E, agora, com o AceleraCoop, está elevando ainda mais seu compromisso com o cooperativismo.
O evento de lançamento ocorreu no Memorial Padre Amstad, na Linha Imperial em Nova Petrópolis, e reuniu mais de 20 pessoas presencialmente, incluindo representantes de cooperativas já interessadas. A transmissão online já alcançou, até agora, mais de 300 visualizações, comprovando o interesse e a importância do AceleraCoop no ecossistema cooperativo.
A primeira parte do evento contou com dois convidados especiais: Solon Stahl, Diretor Executivo da Sicredi Pioneira, e Paulo Cesar Soares, especialista em gestão e relações intercooperativas da Casa Cooperativa, em um painel mediado por Dagoberto Trento, sócio da Innoscience. Os três compartilharam insights valiosos sobre inovação e cooperativismo, analisando como o AceleraCoop deverá impulsionar o impacto positivo das cooperativas nas comunidades.
“A inovação está no DNA da Pioneira desde sempre. Esse movimento tem duas principais vertentes de importância. Primeira – e a mais importante – é a conexão direta com o propósito da cooperativa, que é ‘juntos contruimos comunidades melhores’. E o segundo é que acreditamos de verdade que cooperativa pode ser um modelo superimportante, uma alternativa real, para que empreendedores empreendam. Inclusive, na nossa opinião, com ganhos em relação ao empreendedor individual”, analisou Solon.
Para Dagoberto, a ampla experiência da Innoscience em projetos de inovação aberta com startup será um facilitador relevante para o sucesso do programa. “As startups também têm buscado copiar algumas questões sensíveis do cooperativismo. É difícil encontrar um empreendedor sozinho, normalmente são três, quatro, até cinco sócios fundadores daquele modelo de negócio. Isso é uma característica das startups, que tem muito a ver com o cooperativismo”, afirmou.
A segunda parte do evento foi focada na apresentação do programa AceleraCoop, conduzida por Thiago Pandolfo, Head do Complexo.Lab by Sicredi Pioneira, Gabriela Riboli, Analista de Inovação do Complexo.Lab, e Julia Fank, Consultora de Inovação da Innoscience.
“A gente também quer incentivar que as cooperativas participantes enxerguem esse cenário de inovação para pensar em algo diferente. Não precisa ser tecnologia, não precisa ser uma inovação tecnológica. Pensar diferente, criar um modelo ou ideia diferente, também faz parte de uma ideia de inovação, e a descoberta da inovação vai ser algo que faremos juntos”, enfatizou Thiago.
A gravação está disponível na íntegra no canal da Sicredi Pioneira no YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=eLBeBm-Ete4.
O AceleraCoop é uma oportunidade única para impulsionar o cooperativismo e fortalecer as comunidades, e a Sicredi Pioneira, junto com a Innoscience, estão liderando o caminho nessa jornada de inovação.