A série Founder em Destaque traz nesta semana as respostas de Rafael Dutra, sócio fundador da Trashin, startup que promove a economia circular através de ações reais de sustentabilidade criativa, conforme as necessidades e realidades dos mais diferentes tipos de clientes. Rafael é administrador formado pela UFRGS com MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela PUCRS.
Qual foi o seu ponto de partida para inovar?
A inovação na Trashin começou com a percepção de uma falha crítica na gestão de resíduos no Brasil. Identificamos a necessidade de soluções que não apenas tratassem do descarte, mas também incentivassem a economia circular, promovendo um ciclo sustentável e integrado.
Com isso, desenvolvemos uma gestão de resíduos 360°, que integra tecnologia e inovação para reconectar diversos atores, desde geradores de resíduos até cooperativas e indústrias de transformação, trazendo a rastreabilidade necessária para todo o processo, com uma confiabilidade nos dados, suporte na documentação e impacto socioambiental positivo.
Que solução a sua startup propõe?
Transformamos “lixo” em insumo e destinação incorreta em impacto socioambiental positivo. Parece clichê, mas o nosso grande diferencial é entregar a solução completa nos mais diversos segmentos, com uma gestão unificada, através de nossa operação padronizada, materiais de apoio e sinalização, treinamentos práticos e capilaridade nacional.
Nossa gestão 360° integra geradores de resíduos, transportadores, cooperativas, hubs, universidades e indústrias de transformação para maximizar o impacto positivo. Além disso, oferecemos programas de logística reversa, P&D e eventos sustentáveis, sempre focando na experiência do usuário, confiabilidade dos dados e neutralização de carbono.
Quais conexões você busca para escalar?
Buscamos conexões com parceiros estratégicos que compartilhem nosso compromisso. Isso inclui empresas que desejam implementar práticas de gestão de resíduos mais eficientes (através de inovação aberta ou modelos tradicionais de contratação), cooperativas que desejam expandir suas operações, indústrias transformadoras e outros players do setor.
Também visamos nos conectar com instituições de pesquisa e inovação para desenvolver novas tecnologias e soluções. Essas parcerias fortalecem nossa rede e ampliam nosso impacto socioambiental, permitindo-nos alcançar novos mercados e aumentar nossa capacidade de gerar valor compartilhado.
Links de matérias relevantes:
Logística Reversa com Alpargatas
Economia circular – educação em condomínios com P&G
https://exame.com/esg/a-cleantech-que-levou-a-pg-para-a-economia-circular
Economia – Startse
https://www.startse.com/artigos/carbon-neutral-esg-trashin
Práticas ESG
Ecobarreiras digitais – Grupo Boticário